Entenda a importância dos exames preventivos

Procurar atendimento apenas quando algo está errado é um dos maiores erros que você pode cometer com a sua saúde. Consultas e exames preventivos são fundamentais para manter a sua saúde em dia, ajudando a detectar doenças e desequilíbrios no organismo, principalmente aqueles que não dão sinais logo no início.

Também é essencial conhecer o seu histórico familiar, pois a genética pode contribuir para o surgimento de algumas doenças como o câncer, a diabetes e as doenças cardiovasculares. Pessoas com esses históricos médicos precisam de acompanhamento preventivo frequente, como falaremos mais adiante.

Confira quais são os exames preventivos mais indicados pelos médicos e como começar hoje mesmo a cuidar melhor da sua saúde!

Por que realizar exames preventivos?

Boa parte das doenças graves que afetam as pessoas poderiam ser detectadas em um check-up simples. São alterações em exames de rotina, na maioria das vezes, que nos alertam e mostram que algo mais sério pode estar acontecendo.

Por isso, não podemos deixar para fazer exames apenas quando nos sentimos mal ou quando nossos médicos suspeitam de algum sintoma. Esse ponto é especialmente válido para quem tem histórico familiar de doenças, o que pode significar uma predisposição a algum mal.

Ter pessoas com câncer de mama na família, por exemplo, não necessariamente quer dizer que você também terá a doença; mas deve te colocar em alerta para fazer toda a prevenção possível. Nesse caso, sua chance de desenvolver esse tipo de câncer é um pouco maior do que a de outras pessoas.

E, ainda que você não tenha um histórico familiar de doenças graves, alguns exames preventivos são básicos para dizer se tudo está indo bem com o seu corpo.

Exames preventivos para a saúde da mulher

As mulheres podem ter mais atenção com a saúde e ir mais ao médico, mas mesmo assim muitas ainda deixam de realizar exames importantes.

O mais conhecido é o Papanicolau, também chamado de “preventivo”. Ele é coletado pelo médico ginecologista no consultório, e deve ser feito anualmente, um ano após o início da vida sexual da mulher.

Ele permite identificar o câncer do colo do útero em estágios iniciais, permitindo a cura da doença. Além disso, o exame ajuda a detectar verrugas, infecções por fungos e herpes genital. Dependendo do resultado, o ginecologista pode pedir outros exames, como a colposcopia, a vulvoscopia e o exame específico do HPV ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Junto dele está a ultrassom transvaginal, em que uma sonda é utilizada para verificar o útero, as trompas e os ovários. Esse exame ajuda a encontrar miomas, cistos e tumores, além de auxiliar no diagnóstico da endometriose.

A mamografia digital é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, com histórico de câncer de mama na família, ou após os 40 anos, sem histórico. O exame é o maior aliado na prevenção a esse tipo de câncer. A ultrassom da mama também é utilizada nesse diagnóstico, e para verificar se há cistos ou nódulos no local.

Além da saúde reprodutiva, outros exames preventivos são importantes para as mulheres:

  • Exames de sangue de rotina (Hemograma, creatinina, ureia, colesterol, triglicérides e glicemia);
  • Exame de urina;
  • Dosagens hormonais (conforme prescrição médica);
  • Ultrassom da tireoide;
  • Densitometria óssea (após o início da menopausa, para identificar e prevenir a osteoporose).

Para a saúde dos homens

Ainda há alguns tabus que impedem os homens de irem ao médico com a frequência necessária. Muitos não acreditam que precisam fazer prevenção e, por conta dessa teimosia, as doenças graves quase sempre são descobertas tardiamente, o que dificulta tratamento e cura.

Para eles, os exames preventivos mais comuns são:

  • Monitoramento da pressão arterial;
  • Exame de sangue de rotina (hemograma, colesterol, ácido úrico, glicemia e triglicérides);
  • Exame de detecção da diabetes (para homens acima de 45 anos, especialmente os sedentários e com histórico na família).

Além desses exames laboratoriais, outras especialidades médicas precisam ser consultadas com frequência, sendo a principal delas a Urologia. O urologista é o especialista no sistema reprodutor masculino, e é ele quem faz o polêmico exame de toque retal, o exame de próstata. O câncer de próstata pode ser detectado bem no início por esse exame, o que é fundamental para que ele possa ser curado. Além do toque, o PSA, um exame de sangue, também é indicado para monitorar a saúde da próstata.

Homens a partir dos 50 anos devem fazer os exames de próstata anualmente. Se tiver histórico familiar, a prevenção começa aos 45.

Por fim, é indicado que os homens, especialmente os jovens, façam os exames de DSTs uma vez por ano.

Exames preventivos na terceira idade

A partir dos 50 anos, além dos exames específicos para mulheres e homens, é fundamental manter em dia o seguinte:

  • Exame de TSH: monitora a tireoide, ajuda no diagnóstico do hipotireoidismo e outras doenças autoimunes;
  • Colonoscopia: o exame diagnostica o câncer de cólon e o câncer no reto, além de localizar pólipos e outras anormalidades no intestino;
  • Raio-x do tórax e acompanhamento com pneumologista: especialmente para fumantes, para ajudar no diagnóstico precoce do câncer de pulmão (um dos que mais mata atualmente) e outras doenças respiratórias;
  • Eletrocardiograma: a partir dos 50 anos, o cardiologista precisa ser visitado anualmente para monitorar a saúde do coração, prevenindo e tratando quadros que provocam insuficiência cardíaca, arritmias e até mesmo infartos.

Idosos também precisam medir a dosagem de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos, sendo a densitometria óssea essencial para diagnosticar osteoporose. E por último, mas não menos importante, o oftalmologista também deve receber uma visita por ano, para prevenir doenças como a catarata e o glaucoma.

Saúde dos bebês e crianças

Durante a gestação, as mulheres passam por uma série de exames preventivos que compõem o que chamamos de pré-natal. Depois que o bebê nasce, os cuidados só aumentam. Com o bebê já em casa, será necessário visitar o pediatra para:

  • Acompanhar o peso e o crescimento do bebê;
  • Medir a circunferência da cabeça, para acompanhar o crescimento do cérebro;
  • Dar todas as vacinas, no momento certo;
  • Verificar o desenvolvimento cognitivo, os aprendizados do bebê.

Com a criança crescendo, as idas ao pediatra passam a ser semestrais ou anuais, sendo importante repetir uma vez por ano os exames oftalmológico (para problemas de visão como astigmatismo, miopia e hipermetropia) e os laboratoriais de rotina (sangue, fezes e urina).

Como você pode ver, os exames preventivos são muito importantes em todas as fases da nossa vida. É sempre bom lembrar que um médico é a melhor pessoa para indicar quais exames são necessários para a sua realidade, por isso não deixe de incluir as consultas preventivas na sua agenda hoje mesmo!

Assim que o médico solicitar os seus exames preventivos, conte com a Clínica CEU para cuidar da sua saúde! Solicite o agendamento do seu exame médico clicando aqui.

Rate this post
Entenda a importância dos exames preventivos
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM