Biópsia/Punção guiada por ultrassom

Informações sobre o exame

A Clínica CEU é referência em procedimentos invasivos guiados por ultrassonografia desde sua fundação. As biópsias constituem importante meio de se obter material celular para análise, permitindo o diagnóstico de inúmeras doenças, tanto difusas como localizadas das vísceras. Na biópsia, uma pequena quantidade de material é colhida do órgão ou lesão a ser investigada e enviada para laboratório especializado em diagnóstico citológico ou anatomopatológico.

Existem dois tipos principais de biópsia percutânea: a aspirativa, quando se aspira material celular com agulha fina, e a de fragmento, também chamada de core biopsy.

A maior preocupação do paciente é com a dor durante o procedimento. A equipe da Clínica CEU é muito experiente, já tendo realizado milhares de biópsias e reafirma que o paciente não irá sofrer durante a biópsia. Com anestesia local com xilocaína, medicamento extremamente seguro que desliga os nervos que sentem dor, toda ou a maior parte da dor é neutralizada de forma que o paciente não irá sentir nada, ou apenas muito pouco durante a punção.

Como se preparar para o exame

Verifique o preparo necessário em nossa central de marcações: (31) 3289-0500.

Informações adicionais

Este exame possui Termo de Consentimento informado e esclarecido, que será entregue no ato do agendamento ou no atendimento da recepção.

Exames realizados pela Clínica CEU:

Amniocentese;
Biópsia mamária (Core e PAAF);
Biópsia de Tireoide, Paratireoide e Cervical;
Biópsia renal e hepática;
Biópsia Vilo Corial;
Drenagem de Coleções Pós Cirúrgica;
Histerossonografia.