Elastografia

Informações sobre o exame

A elastografia é uma das últimas aplicações do ultrassom em medicina, constituindo importante desenvolvimento tecnológico na área. Através da determinação da velocidade transversal do ultrassom, pode estimar o grau de rigidez que se associa com alterações fibróticas em especial no fígado. Desse modo pode substituir a biópsia hepática quando indicada para determinar o estadiamento da fibrose na doença hepática crônica.

Produz mapa elastográfico dinâmico bidimensional. Permite múltiplas medidas e valores expressos em kPa ou em m/s. Exame não invasivo para avaliação da elasticidade dos tecidos, diferenciando tecido de consistência normal daquele de consistência aumentada, rígida.

A sua principal indicação é avaliação do fígado permitindo o estadiamento não invasivo da hepatite crônica, importante na orientação do tratamento. Dentre as outras indicações estão a diferenciação dos nódulos benignos e cancerígenos da glândula tireoide e das mamas

ELASTOGRAFIA - Estadiamento não invasivo da HEPATITE CRÔNICA
É portanto relevante dispor de um método não invasivo com equivalência aos resultados da biópsia hepática. Esta alternativa é agora oferecida pela Elastografia Shear-Wave, que pode ser repetida quantas vezes necessária, estabelecendo inicialmente o estágio em que o paciente se encontra e posteriormente a evolução sob o tratamento instituído.

ELASTOGRAFIA - Diagnóstico não invasivo do CÂNCER DA GLÂNDULA TIREOIDE
A incidência de nódulos tireoidianos na população é estimada em cerca 30% dos pacientes submetidos a ultrassonografia, dos quais 10 % são malignos; a grande maioria dos nódulos é portanto benigno. A Elastografia Shear-Wave é um exame que identifica muitos dos nódulos benignos, evitando assim a punção-biópsia dos mesmos. Por outro lado, o elevado grau de rigidez dos nódulos malignos tem sido corretamente identificado pelo método, elevando a especificidade no diagnóstico dos nódulos cancerígenos.

Como se preparar para o exame

PREPARO ELASTOGRAFIA ABDÔMEN:
- Na véspera do exame, evitar: bebidas alcoólicas, frituras, alimentos que produzem gases intestinais como refrigerantes, leite, derivados do leite, feijão e repolho.
- O jantar na véspera tem que ser leve e ingerido até no máximo até às 21h. Se o paciente sentir fome após este horário, poderá ser realizado lanche leve até meia noite.
- No dia do exame o paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo 8 horas.
- Não fumar antes do exame.
- Trazer exames anteriores se tiver (resultado de biópsia, fibroscan, exames laboratoriais, Gama GT, TGO,TGP e CK total).

PREPARO ELASTOGRAFIA TIREOIDE
- Trazer exames anteriores se tiver (resultado de biópsia)