Inserção de DIU

Informações sobre o exame

O DIU é um dispositivo pequeno e flexível que deve ser inserido pelo médico no interior da cavidade uterina, sendo um método anticoncepcional de longo prazo e reversível. Existem dois tipos principais de DIU: o DIU não hormonal, também conhecido como DIU de cobre e DIU de prata, e o DIU hormonal, que contém um hormônio derivado da progesterona (levonorgestrel).

A Clínica CEU realiza a inserção, reposicionamento e retirada do DIU de cobre, DIU de prata e DIU hormonal. Todos os procedimentos acontecem sob acompanhamento ultrassonográfico, ou seja, o médico acompanha o trajeto do DIU até que o mesmo esteja posicionado adequadamente. Isso reduz o desconforto da paciente e, principalmente, torna o procedimento mais seguro, com risco praticamente inexistente de perfuração uterina.

No ato da inserção do DIU costuma ocorrer sensação de cólica, geralmente leve, que pode persistir durante os primeiros dias, no período de adaptação. Caso haja desconforto, sugerimos uso de analgésicos e anti-inflamatórios, conforme sempre orientado por escrito após o procedimento.

Como se preparar para o exame

Este procedimento é realizado por via endocavitária, sendo necessário preparo. Inserção e/ou retirada de DIU
- Reter a urina 1 h antes do exame e trazer absorvente. Obtenha maiores informações em nossa central de marcações: 31 3289-0500

Informações adicionais

Duração: de 15 a 30m.

Este procedimento possui Termo de Consentimento informado e esclarecido, que será entregue no ato do agendamento ou no atendimento da recepção.