Ultrassonografia 3D/4D

Informações sobre o exame

Ultrassom 3D: A avaliação tridimensional do feto pode ser realizada em qualquer idade gestacional, e as imagens da face do bebê costumam ter melhor qualidade quando o exame é realizado entre a 26ª e 32ª semana da gravidez.

É importante salientar que:

- Esse exame depende muito da posição do feto no útero, e algumas vezes não vai ser possível ver o rostinho do bebê.

- Todas as características da anatomia do bebê são avaliadas em exames de ultrassonografia "comuns", que são aqueles solicitados na rotina do pré-natal. O exame 3D/4D será realizado somente se a família desejar, não sendo necessário pedido médico. Os convênios não cobrem esse tipo de exame.

Em Ginecologia, a avaliação 3D pode auxiliar na identificação e caracterização de malformações do útero (útero septado, útero bicorno, útero didelfo), lesões dentro da cavidade uterina, como miomas e pólipos, e também na avaliação de DIUs (dispositivos intrauterinos) mal posicionados.

Ultrassom 4D: A tecnologia 4D aplicada a ultrassonografia permite aquisições em imagens volumétricas de órgãos e estruturas possibilitando melhora da avaliação da área a ser estudada introduzindo outros planos de corte que habitualmente não são conseguidos em exame convencional.

Na gestação , em especial, permite acrescentar informações no estudo anatômico do feto demonstrando de forma mais clara eventuais malformações, facilitando melhor entendimento, tanto pelo médico como pela gestante.

Possibilita o estudo da superfície fetal mostrando ,como em uma fotografia, especialmente a face e membros. Isto tem efeito psicológico importante aumentado ainda mais o vínculo materno-fetal.

Este exame para visualização da face fetal poderá ser realizado praticamente em qualquer época da gravidez mas com maior chance de sucesso entre a 26 e 34 semanas, período onde existe maior volume de líquido amniótico o que é fundamental para o sucesso da avaliação. Portanto, para obtenção de imagem adequada do feto é necessário um bom volume de líquido e que o mesmo esteja em posição adequada para que possa ser “fotografado”.