Ultrassonografia Abdominal Superior e Total

Informações sobre o exame

O ultrassom de abdômen permite diagnosticar diversas alterações nas vísceras abdominais. Por ser um exame abrangente e extremamente seguro, é muito realizado durante avaliação periódica da saúde. Geralmente, para fazer a ultrassonografia abdominal é necessário que o paciente esteja em jejum para avaliação de órgãos como a vesícula, as vias biliares, o pâncreas e o retroperitônio, mas em alguns casos especiais, pode ser realizado sem preparo.

Estuda-se de forma rotineira o fígado, a vesícula biliar e os dutos biliares, o pâncreas, o baço e os rins. Grandes vasos também são examinados, bem como outras estruturas da cavidade como as alças intestinais. Em cada órgão, realizam-se medidas das dimensões e observa-se o aspecto do órgão, em busca de alterações difusas ou focais.

Como se preparar para o exame

- Na véspera do exame, evitar: bebidas alcoólicas, frituras, alimentos que produzem gases intestinais como refrigerantes, leite, derivados do leite, feijão e repolho.
- O jantar na véspera tem que ser leve e ingerido até no máximo até às 21h. Se o paciente sentir fome após este horário, poderá ser realizado lanche leve até meia noite.
- No dia do exame o paciente deve estar em jejum absoluto de no mínimo 8 horas.
- Não fumar antes do exame.
- Reter urina, isto é, ficar sem urinar por 2 horas antes do exame (se o paciente não conseguir reter a urina ele não será impedido de realizar o exame).
- Ingerir 60 gotas de Flagass (dimeticona/simeticona) duas horas antes do exame com o mínimo de água possível.

Prazo de entrega dos resultados

Imediato