O câncer de mama é o tipo da doença que mais atinge mulheres no mundo. Para aumentar o número de diagnósticos e contribuir com o desenvolvimento do tratamento precoce, a mamografia digital com tomossíntese é utilizada.
O exame também é conhecido como tomossíntese mamária e mamografia 3D, pois apresenta variadas imagens que possibilitam uma avaliação mais eficaz da mama. A seguir, entenda melhor o que é a mamografia digital com tomossíntese e sua importância na detecção precoce do câncer de mama.
A mamografia digital com tomossíntese é um exame de imagem utilizado para rastrear e diagnosticar alterações na mama, como o câncer. Essa técnica consiste na mamografia digital convencional realizada com tecnologia avançada, possibilitando que a mama seja analisada por meio de imagens sequenciais que resultam na reconstrução tridimensional, ou seja, em 3D.
A mamografia digital é um exame realizado por meio do mamógrafo, aparelho utilizado para avaliar a saúde das mamas. A técnica permite ao médico visualizar anormalidades e malformações na região da mama de forma precisa.
O exame é feito com a compressão das mamas para que o aparelho obtenha imagens que possibilitam análise e diagnóstico. Dessa forma, após o exame, as imagens coletadas são geradas em alta definição.
A mamografia digital com tomossíntese é feita de forma semelhante à mamografia digital convencional, sendo realizada também por meio do mamógrafo. Nesse exame, a mulher tem a mama comprimida pelo aparelho. No entanto, a diferença é que a tomossíntese permite a captura de múltiplas imagens, permitindo a cobertura por vários ângulos em uma única compressão.
Desse modo, a diferença entre a mamografia e a tomossíntese mamária é que na tomossíntese é possível obter múltiplas imagens sequenciais da mama, reduzindo a sobreposição de estruturas mamárias.
Como a mamografia digital com tomossíntese diminui e sobreposição do tecido mamário, o exame permite rastrear mamas mais densas e heterogêneas, contribuindo para a detecção precoce do câncer de mama e outras alterações. Além disso, a tomossíntese mamária permite avaliar:
Para realizar a mamografia digital com tomossíntese, é fundamental buscar uma clínica com equipe qualificada e experiência no mercado, como o Espaço Mama. Idealizado pela Clínica CEU, o Espaço Mama visa oferecer todos os procedimentos voltados para diagnosticar lesões mamárias em um só lugar.
Com equipe especializada, a clínica realiza atendimento humanizado e acolhedor. Além disso, conta com alta tecnologia em aparelhos de última geração capazes de diagnosticar o câncer de mama ainda em estágio inicial, melhorando a forma de tratamento e chances de cura.
Por sua excelência, o Espaço Mama recebeu a certificação do Programa de Qualidade em Mamografia, uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a participação do INCA (Instituto Nacional de Câncer), da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e outros órgãos. Esse certificado reconhece o trabalho no espaço voltado para avaliação de mamografia e ultrassonografia, em que utiliza equipamentos de alta resolução.
Vimos que a mamografia digital com tomossíntese é uma técnica avançada que permite melhorar a cobertura do exame ao possibilitar a obtenção de imagens em diferentes ângulos. Desse modo, a avaliação das mamas se torna mais precisa, aumentando a taxa de detecção do câncer de mama ainda em estágios iniciais.
Quer fazer sua mamografia de forma humanizada e com profissionais qualificados? Então, faça já seu agendamento no Espaço Mama da Clínica CEU!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9