Informações sobre o exame
O que é o exame de densitometria óssea?
- O exame de densitometria detecta a perda de massa óssea, por uma análise da quantidade de cálcio presente no osso do paciente, determinando assim a sua densidade. A perda de massa óssea caracteriza doenças como osteoporose e osteopenia.
- Neste exame não é utilizado nenhum tipo de contraste, tornando o procedimento indolor e eficaz.
- O exame é realizado em um aparelho moderno, com baixa radiação ionizante, onde é efetuada uma varredura das regiões de interesse e logo após os cálculos para o resultado final.
- O exame é solicitado por um médico especialista, e indicado principalmente para mulheres acima de 65 e homens acima de 70 anos.
Fonte: https://www.clinicaceu.com.br/blog/para-que-serve-o-exame-de-densitometria-ossea/
Como se preparar para o exame
- Não fazer uso de cálcio no dia antes do exame.
- Caso tenha realizado exame contrastado ou com radiofármaco (tomografias, ressonâncias, raio-X e cintilografias), aguardar 15 dias para a eliminação da medicação.
- O exame não é recomendado para mulheres grávidas, não só por causa do risco de radiação para o feto, embora seja mínimo, mas também pela possível mudança dos valores de referência devido ao fato do feto estar na área abrangida pelo exame.
- O aparelho de aquisição do exame suporta paciente com peso até 140 Kg.
- Para melhor agilidade no exame é recomendável usar roupas livres de metais, sem detalhes como: botões, fechos, presilhas, e etc.
Prazo de entrega dos resultados
Liberado após o exame.
Exceto em casos especiais.
Importante: Não realizamos densitometria óssea de corpo inteiro. Exceto em casos especiais.
Informações adicionais
- Trazer o pedido médico, carteira do convênio e documento com foto e assinatura originais.
- Recomendamos a utilização de máscara.
- Vir com acompanhante somente se necessário (casos de pessoas com dificuldade de locomoção ou outras necessidades especiais).