Ultrassonografia Ginecológica

Informações sobre o exame

O ultrassom ginecológico examina útero e ovários, bem como avalia possíveis massas pélvicas como tumores, cistos, miomas nesses órgãos.

- O ultrassom transvaginal e endovaginal são o mesmo exame. Ele é realizado por via endocavitária, sendo necessário apenas o esvaziamento da bexiga pouco antes do exame.

- Ultrassom pélvico: a avaliação é realizada por via supra-púbica. Este exame necessita de preparo (descrito abaixo).

- Ultrassom para avaliação de endometriose: Este exame é realizado por via endocavitária, sendo necessário preparo (descrito abaixo).

Como se preparar para o exame

Ultrassom pélvico
- Adulto - Tomar cerca de 4 a 5 copos de água 2 horas antes do exame e reter a urina.
- Criança - Tomar cerca de 2 copos de água 2 horas antes do exame e reter a urina.
Para se visualizar adequadamente os órgão pélvicos, a paciente deve estar de bexiga cheia. O recomendado é ingerir água e ficar sem urinar por pelo menos 2 horas.

Avaliação de endometriose
- No dia anterior ao exame tomar às 8h e às 14h, 1 comprimido de Lacto Purga® simples, por via oral, ou então 30 gotas.
- No dia do exame, cerca de duas horas antes da ultrassonografia, é necessário realizar a limpeza do intestino baixo, o retossigmoide, com o uso de uma bisnaga de Phosfoenema®, que deve ser adquirida em qualquer farmácia e aplicada por via retal, de acordo com as instruções contidas na embalagem do produto.O objetivo é limpar o retossigmoide dos resíduos fecais e gases habitualmente presentes nessa porção do intestino, uma vez que eles podem prejudicar a qualidade da visualização das lesões de endometriose nesse segmento e atrapalhar a avaliação dos órgãos ginecológicos, principalmente dos ovários. A utilização do Phosfoenema® precisa ser feita, mesmo que o efeito dos laxantes tenha sido intenso.

Prazo de entrega dos resultados

Ultrassom transvaginal e endovaginal: imediato.
Ultrassom pélvico: imediato.
Ultrassom para avaliação de endometriose: verifique no setor de marcações.