GUIA DE AUTO ISOLAMENTO NA COVID-19

Voltado para pacientes sintomáticos, assintomáticos e seus contatos familiares, com resultados positivos ou negativos

VOCÊ DEVE SE AUTO ISOLAR SE VOCÊ OU QUALQUER PESSOA EM SUA CASA TIVER SINTOMAS DE CORONAVÍRUS:

• Temperatura maior ou igual a 37,8º C
  • Ou tiver tosse persistente, isto é, por mais de 1h ou 3 ou mais episódios em 24 horas.
  • Ou, anosmia – isto é, perda de olfato ou paladar

GUIA GERAL:

SINTOMÁTICOS:

• Não sair de casa por qualquer motivo por 14 dias a partir do início dos sintomas, a despeito de teste positivo ou negativo.
  • Fazer todos os pedidos por telefone para entrega domiciliar. Ou peça para alguém trazer para você.
  • Dentro da casa, você pode continuar seus afazeres habituais.
  • Procure médico se tiver sintomas como falta de ar, desmaio etc.

Se os sintomas piorarem durante o auto isolamento, ou se não desaparecerem após 14 dias, procure serviço médico do plano de saúde ou saúde pública. As pessoas podem transmitir o vírus mesmo sem sintomas.

Se você vive com alguém que está sintomático, mas não desenvolveu sintomas, é melhor se considerar infectado e ficar 14 dias em isolamento.

Infectados e Contatos próximos não devem sair de casa, exceto para ir ao médico/Pronto Atendimento Hospitalar/ Posto de Saúde em caso de extrema necessidade. Não se deve:

• Fazer compras fora de casa
  • Sair para fazer exercícios fora de casa
  • Ir a consultas rotineiras
  • Sair para o trabalho
  • Levar suas crianças menores para casa de parentes ou amigos
  • Ir para outras casas visitar amigos ou parentes, mesmo que estes também estevam doentes
  • Andar em ônibus, táxis, Uber, etc
  • Ir a festas ou comemorações
  • Receber visitas
  • Permitir que suas crianças brinquem com outras crianças

CONTATOS:

Período de Incubação da COVID19: máximo de 14 dias. Dia 1 = dia de início dos sintomas. Numa Casa, o dia 1 é o dia em que a primeira pessoa adoeceu.

Se vc vive com alguém que adoeceu ou testou positivo para SARS-COV-2 vc e seus familiares / pessoas que vivem na mesma casa devem permanecer em casa por 14 dias. Se alguém mais adoecer, ela deve permanecer em casa por 14 dias a partir do início dos sintomas dela, mesmo que já tenha ficado mais dias em casa anteriormente.

Os contatos domiciliares assintomáticos ficam em casa apenas os 14 dias a partir do início dos sintomas do Caso 1.

As pessoas que permanecerem assintomáticos não precisam prolongar o isolamento além do 14o dia no caso de outra pessoa da casa adoecer.

Uma pessoa que testou positivo para  SARS-COV-2 mas permaneceu assintomática não precisa prolongar o isolamento, mesmo se alguém mais da residência adoeceu neste período.

Mas lembre-se – pessoas assintomáticas podem contaminar outras!

SAINDO DO ISOLAMENTO:

Ao fim de 14 dias, se você estiver assintomático, ou apenas com tosse leve, mas se sentindo bem, sem febre, pode sair do isolamento. Não é necessário fazer exame médico ou testes de laboratório. Caso os sintomas não tenham melhorado, ou esteja com febre, etc, procure assistência médica.

OBSERVAÇÕES:

Lavando roupas: Se possível, use água quente. Seque roupas na máquina. Evite bater na roupa ao ar livre, pois pode espalhar gotículas com vírus.

Lixo pessoal (lenços descartáveis): descarte em sacos plásticos próprios, envoltos em outro saco plástico (ou seja, devem ser descartados em um lixo e coberto por outro). Só ponha fora de casa 72 horas após fechados, sem misturar com outros lixos.

O restante do lixo da casa pode ser tratado da maneira usual.

Adaptado de: https://covid19.gov.im/general-information/self-isolation/

1/5 - (1 vote)