Histerossonossalpingografia: conheça melhor o HyCoSy, novo exame realizado pela Clínica CEU!

A Clínica CEU oferece agora uma opção moderna e eficaz na investigação de casos de infertilidade feminina e abortamentos de repetição.

Trata-se da histerossonossalpingografia, também conhecido como HyCoSy, uma excelente ferramenta para estudo da cavidade uterina e das trompas. É um exame que não envolve radiação, ao contrário da histerossalpingografia tradicional, e não utiliza o contraste iodado, mais associado a reações alérgicas. 

Como é realizado o exame de Histerossonossalpingografia – HyCoSy?

Inicialmente, será realizada uma ultrassonografia transvaginal detalhada para avaliação do útero e dos ovários, que permite identificar diversas patologias ginecológicas, como miomas, adenomiose, aderências, cistos, entre outras. Ainda neste exame, é avaliada a reserva ovariana da paciente, com a contagem de folículos antrais.

Em seguida, a paciente será submetida ao exame ginecológico com espéculo vaginal, e será introduzida uma fina sonda flexível pelo colo do útero, através da qual é injetado soro fisiológico com um contraste específico para ultrassonografia, sem iodo. Utilizando um software específico, esta etapa do exame possibilita identificação de malformações uterinas, sinéquias, pólipos, e ainda avalia

se existe ou não obstrução das trompas.

A maioria das pacientes não tem dor ou relata cólica leve durante o HyCoSy. Algumas podem ter dor mais intensa, o que geralmente acontece em casos de obstrução das trompas. 

Como é o preparo para a Histerossonossalpingografia – HyCoSy?

O exame deve ser realizado, idealmente, entre o 7º e o 12º dia do ciclo menstrual, contando a partir do primeiro dia de sangramento vermelho vivo. A paciente não deve ter relações sexuais 72 horas (3 dias) antes do exame.

Se a paciente for realizar, na mesma ocasião, o exame de ultrassonografia transvaginal para mapeamento de endometriose, deve realizar o preparo intestinal específico.

Ao chegar na clínica, a paciente recebe 2 comprimidos de escopolamina (Buscopan®), para prevenir cólicas durante o exame.

A paciente não poderá realizar o exame se estiver com sangramento vaginal intenso, infecções ginecológicas, em uso de DIU, e se houver suspeita de gestação.

A Clínica CEU Diagnósticos

Escolher uma clínica de diagnóstico por imagem com boa reputação é imprescindível para que os exames sejam realizados com segurança, qualidade e respeito. Por isso, no momento de sua escolha, avalie indicadores de qualidade, como qualificação da equipe, especializações médicas, selos e certificações.

É importante também que a clínica ofereça infraestrutura moderna, equipamentos tecnológicos de última geração, atendimento de qualidade e, especialmente, transparência em relação aos direitos e deveres dos pacientes. Tudo isso você encontra na Clínica CEU Diagnósticos, referência em diagnóstico por imagem em Belo Horizonte há mais de 35 anos.

CEU Diagnósticos

Avenida Francisco Sales, 1.656, bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG.

Quer conhecer outros exames oferecidos pela CEU? Então, confira a lista nosso site!

Rate this post
Histerossonossalpingografia: conheça melhor o HyCoSy, novo exame realizado pela Clínica CEU!
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM