5 motivos para você fazer check-up todo ano

Ter um estilo de vida saudável vai muito além de uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos. O cuidado com a saúde envolve, principalmente, a realização periódica de consultas e exames médicos. A realização do check-up é muito importante, pois permite que, através de uma série de exames simples, o estado de saúde do paciente seja avaliado de forma completa.

O check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Muitas delas não apresentam qualquer tipo de sintoma e só são descobertas por meio da realização de exames periódicos. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento da maioria das doenças. Por isso, é importante que, mesmo quem não possua doenças diagnosticadas ou histórico familiar, realize o check-up regularmente.

Pensando nisso, nós selecionamos os principais motivos que vão te convencer de vez a realizar o check-up todo ano e garantir uma boa qualidade de vida. Confira:

Sua saúde é o seu principal bem

Você já deve ter ouvido diversas vezes que saúde não tem preço. E, de fato, essa é uma grande verdade: a sua saúde é o seu principal bem. O primeiro motivo para a realização do check-up é ter consciência da importância do cuidado consigo mesmo. Estar em dia com a sua saúde reduz o estresse, a ansiedade e é um estímulo para a realização de planos e projetos de futuro.

Check-up para prevenir de doenças

Nem sempre o corpo envia sinais de que não está tão bem assim quanto parece. Muitas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas aparentes. Por isso a importância de fazer um acompanhamento médico constante. Os principais exames do check-up são:

  • Hemograma – exame de sangue que avalia o estoque de células vermelhas e brancas
  • Colesterol e glicemia – exames que analisam a concentração de gorduras e açúcar na circulação sanguínea
  • Eletrocardiograma – exame que avalia o risco cardiovascular através do uso de eletrodos
  • Ultrassom – exame de imagem que avalia órgãos e tecidos do corpo
  • Mamografia – exame de imagem que avalia a condição das glândulas mamárias

Para qualquer tipo de enfermidade, o tratamento é mais eficaz e tem maior chance de sucesso quando começa cedo. Por isso, prevenir é sempre a melhor escolha. É importante lembrar que o médico irá avaliar a necessidade de outros exames mais específicos para cada paciente, podendo também encaminhá-lo para outro especialista.

Histórico familiar

Conhecer o histórico de saúde familiar é o primeiro passo para a prevenção e a detecção antecipada de doenças. Pessoas que possuem casos na família de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, por exemplo, podem ter maior chance de também desenvolverem essas enfermidades. Nesses casos, a avaliação deve começar cedo, e a realização do check-up uma vez por ano é de extrema importância.

Idade avançada

A prevenção é importante em qualquer idade mas, para quem já passou dos 40, ela é ainda mais essencial. Isso porque, com o avançar dos anos, todo o corpo se transforma: o sistema imunológico fica mais vulnerável, assim como a capacidade de recuperação do corpo, tornando a pessoa mais propensa a desenvolver doenças. Nesse momento, procurar um geriatra pode ser a melhor escolha, pois esse médico tem como foco justamente a prevenção e o tratamento de doenças associadas ao envelhecimento do paciente. 

Saúde da mulher: cuidado redobrado

Além dos exames de rotina, as mulheres também precisam ter atenção redobrada com as especificidades do seu corpo. O sistema reprodutivo geralmente é o que mais preocupa. Para isso, devem ser realizados anualmente exames como o papanicolau, que identifica alterações no colo do útero, e o ultrassom endovaginal, que permite a avaliação dos órgãos da região pélvica. Já a mamografia, que avalia alterações nas glândulas mamárias, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, com exceção daquelas que já possuem histórico de doença na família, que devem começar aos 30.

A maioria desses exames é realizada de forma rápida, ágil, segura e exige procedimentos de preparo simples, que afetam pouco a rotina do paciente.

Neste post, abordamos a importância da realização do check-up anual como forma de cuidado com a própria saúde, prevenção de possíveis doenças e maior eficácia na realização de tratamentos, quando necessário. Os exames devem ser solicitados por um médico responsável e realizados em uma clínica de confiança, que ofereça atendimento seguro e de qualidade.

Se a sua cidade não possui os recursos necessários para a realização desses exames, é possível se programar para realizá-los em uma clínica especializada. A Clínica CEU realiza diagnósticos de imagem com qualidade e excelência, além de ser referência em endometriose, acompanhamento de gravidez e colocação do DIU. Os procedimentos são realizados de forma rápida e segura, com foco no bem-estar e na comodidade de cada paciente.

Para receber mais informações, assine a nossa newsletter!

Rate this post
5 motivos para você fazer check-up todo ano
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1