Ultrassom 4D em BH: onde fazer

Com a aproximação da chegada do bebê, o último trimestre de gestação é carregado de fortes emoções. A ansiedade para saber se está tudo bem e até mesmo com quem ele vai se parecer é muito comum nessa fase. Com o avanço da tecnologia, isso já é possível: não é mais preciso esperar pelo nascimento para ver o rosto e os movimentos da sua filha ou filho. O ultrassom 4D permite ver o bebê ao vivo, com uma precisão muito maior do que os exames comuns.

Mesmo não sendo um dos exames obrigatórios do pré-natal, essa é uma experiência única para as mamães e os papais. Para aqueles que decidem realizá-lo, uma dúvida recorrente é qual clínica escolher. Se você mora na capital mineira ou mesmo deseja se deslocar até lá para isso, esse post é para você! Saiba mais informações sobre o exame e onde realizar ultrassom 4D em BH.

Entendendo o ultrassom 4D

Com uma tecnologia mais avançada que outros exames, o ultrassom 4D gera imagens ainda mais próximas da realidade. Isso porque, além permitir visualizar o bebê em três dimensões, é também possível ver os seus movimentos dentro do útero.

Também chamado de ultrassom morfológico, o exame ajuda o médico a avaliar com maior precisão a anatomia do feto, o volume e o funcionamento de estruturas e órgãos como o pulmão e o coração. O seu funcionamento é muito simples: com a ajuda de um software, imagens captadas em 3D são agrupadas de forma sequencial, permitindo que os movimentos do bebê sejam vistos na tela do aparelho.

A principal diferença do 4D em relação ao ultrassom 3D está no movimento, já que neste também é possível ver o bebê em três dimensões, mas em imagens estáticas. Apesar da grande popularidade desses exames, é importante saber que eles não substituem os outros ultrassons obstétricos, que devem ser realizados em todas as etapas da gestação

Além disso, é nessa fase da gestação que os médicos avaliam o crescimento e a vitalidade do bebê, podendo prever possíveis complicações que possam surgir no parto.

Em qual fase da gestação fazer o ultrassom 4D?

O período mais indicado para realizar o ultrassom 4D é no último trimestre de gestação, entre a 26ª e a 30ª semana. Nessa fase, o bebê já está desenvolvendo as capacidades sensíveis de ver e ouvir, sendo possível percebê-las no modo como ele reage aos estímulos do ambiente externo, como a voz dos pais, por exemplo. Também é possível ver outros movimentos corporais que ele realiza, como a sucção do polegar, abrir e fechar as pálpebras.

Mas é importante saber que nem sempre as imagens ficam boas. Isso porque a qualidade depende da posição em que o bebê se encontra. Se ele estiver com o rosto virado em direção às costas da gestante, por exemplo, a visualização pode não ficar tão nítida quanto o esperado. Além disso, com o crescimento do bebê, o espaço dentro do útero fica mais reduzido, o que também pode atrapalhar esse tipo de ultrassom.

A melhor forma é quando o rostinho da criança está virado para fora da barriga da mamãe, com uma quantidade considerável de líquido amniótico na frente e sem a interferência do cordão umbilical.

Como se preparar para o exame

O ultrassom 4D dura o mesmo tempo do ultrassom normal, com uma média de 1h. Ele não exige nenhum tipo de preparação e nem gera efeitos colaterais. Para uma melhor qualidade das imagens, é indicado que a mamãe tome bastante líquido antes da realização do procedimento. É importante também levar os exames de imagem realizados anteriormente, durante todo o período de gestação.

Onde fazer ultrassom 4D em BH

A escolha pela realização do ultrassom 4D é um momento muito importante para os papais e as mamães, já que é possível ver a movimentação do bebê no útero de forma mais nítida, sua estrutura anatômica e, muitas vezes, seu rosto. Por isso, para a sua realização é importante também contar com uma clínica responsável e especializada para te auxiliar nesse momento tão importante.

Para quem deseja realizar o ultrassom 4D em Belo Horizonte, a Clínica CEU é referência para o acompanhamento de gravidez, reconhecida pela excelência e qualidade dos serviços prestados. Uma das vantagens é que o exame pode ser gravado em DVD para os pais que desejarem mostrar para a família e guardar de lembrança esse momento único.

O ultrassom na gravidez é muito importante para acompanhar o desenvolvimento da gestação e a saúde do bebê. Cercada de muitas ansiedades e expectativas, essa fase pode ser vivida de forma mais tranquila e segura com o acompanhamento médico de qualidade. Para a realização do ultrassom 4D em BH, escolha a Clínica CEU. Ela está localizada na Av. Francisco Sales, 1656, no bairro Santa Efigênia.

Para mais informações, acesse o nosso site ou ligue para o telefone (31) 3289-0500. Não perca tempo e agende o seu exame!

Rate this post
Ultrassom 4D em BH: onde fazer
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM