Ultrassom em BH: faça seu exame na Clínica CEU

O ultrassom é uma avaliação que usa ondas sonoras, captadas por um transdutor, para investigar o interior do corpo humano. Os sons, por sua vez, são traduzidos em imagens, devendo ser avaliadas por um médico especializado que também indicará o melhor tratamento para cada caso.

Se você mora em Belo Horizonte ou na região metropolitana, pode estar se perguntando onde fazer ultrassom em BH. Quando o médico faz o pedido deste exame, é essencial pesquisar bem para encontrar uma clínica de qualidade.  Afinal, o resultado do procedimento precisa ser o mais correto possível. 

Quais os principais tipos de ultrassom e suas indicações? Entenda tudo isso e muito mais aqui e veja onde você pode realizar suas ultrassonografias na capital mineira.

Ultrassom obstétrico

O ultrassom obstétrico visa acompanhar a saúde da gestante e a evolução do feto durante todo o período da gravidez.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que se realize o exame ao menos três vezes durante a gestação, sendo o primeiro entre a 11ª e 14ª semana, o segundo entre a 20ª e 24ª semana e no último trimestre, entre a 32ª e 36ª semana de gravidez.

No entanto, devido à particularidade de cada gestação, o obstetra é quem decide a periodicidade do procedimento e quais fazer em cada etapa.

Ultrassom transvaginal

O transvaginal é indicado para todas as mulheres e tem por objetivo avaliar os órgãos internos do aparelho genital feminino – como a vagina, o útero, as tubas uterinas, os ligamentos e os ovários. Além disso, o endovaginal pode detectar doenças de outros órgãos – como a uretra, a bexiga, a cavidade pélvica, entre outros.

O exame, que não exige preparos, é aconselhado para se identificar causas de dores pélvicas, infertilidade, sangramento anormal, presença de cistos ou para colocar DIU. Além disso, ele também é indicado para mulheres gestantes no primeiro trimestre da gravidez.

Ultrassom das vias urinárias

O ultrassom das vias urinárias é um procedimento que visa avaliar lesões ou alterações nas vias urinárias. Ele pode ser realizado por adultos e crianças e necessita de preparo.

Se vai fazer o exame, tome de 2 a 5 copos de água 2 horas antes da avaliação e tente reter a urina. No caso da modalidade com doppler, é necessário jejum absoluto de 6 horas e reter a urina por 2 horas antes do procedimento. Quem fuma, deve se abster do cigarro antes do ultrassom das vias urinária.

Ultrassom abdominal

O objetivo do exame é identificar alterações nos órgãos internos do abdômen – como o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, os rins, a bexiga, dentre outros. A modalidade abdominal pode ser total ou específica.

Para fazê-lo é necessário esvaziar a bexiga; fazer jejum de 8 horas e, para pessoas com prisão de ventre, indica-se uso de 40 gotas de Dimeticona. Saiba mais sobre o preparo do ultrassom abdominal.

Ultrassom das articulações

Indicado para averiguar causas de dores musculares relacionadas à articulação, esse ultrassom consegue diagnosticar problemas como degeneração articular, artrites, alterações dos ligamentos articulares, tendões, cartilagens e derrames articulares e bursites.

O procedimento é simples, não necessita preparos ou possui contraindicações. Por outro lado, é interessante que, caso disponha, o paciente leve consigo resultados de avaliações anteriores de imagem de músculos e articulações.

Ultrassom da tireoide

A  tireoide é uma glândula que regula o metabolismo, assim é essencial estar com sua prevenção em dia. Recomenda-se o ultrassom da tireoide quando é observado um crescimento anormal do órgão. O exame é simples e não exige preparo especial.

É importante ressaltar que em toda consulta ou procedimento médico é necessário estar munido do histórico médico, pois estas informações fazem toda a diferença para os especialistas.

Afinal, onde fazer ultrassom em BH?

A Clínica CEU está há mais de 30 anos no mercado mineiro de diagnóstico e terapêutica por imagem e é acreditado com Excelência pela ONA. Com padrões de qualidade, equipe qualificada e tecnologia necessária para o melhor diagnóstico, a clínica possui um corpo clínico composto por mais de 50 médicos e um centro especializado em mama.

Portanto, se o seu objetivo é receber um ótimo atendimento, com diagnósticos precisos, marque seu ultrassom em BH na Clínica CEU. Ligue no (31) 3289-0500, entre em contato pelo WhatsApp (31) 98437-6216 ou solicite seu agendamento online. A nossa equipe está preparada para te atender e tirar todas as dúvidas sobre seu exame.

4.4/5 - (5 votes)
Ultrassom em BH: faça seu exame na Clínica CEU
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM