Por muitas vezes, alterações podem ser encontradas em partes do corpo durante exames de rotina, como nódulos na tireoide, mamas, cervical e mais. Situações como essa exigem análise especializada por meio de outros exames, como a punção guiada por ultrassom.
Esse exame consiste na retirada de material para avaliação histopatológica, contribuindo para que o médico realize um diagnóstico preciso. A seguir, conheça mais sobre a punção guiada por ultrassom e confira qual o melhor local para fazer em BH!
A punção guiada por ultrassom é um procedimento solicitado para avaliar alterações encontradas em exames prévios. Desse modo, é possível analisar e constatar problemas de saúde de forma precoce, condição que contribui para o tratamento adequado e aumenta as chances de cura.
A punção é realizada para coletar material orgânico, permitindo que uma avaliação especializada seja feita. Assim, é indicado quando há necessidade de coleta de células, materiais em órgãos e lesões superficiais. O método é considerado simples, visto que consiste na retirada do material por meio de uma agulha, guiada por aparelho de ultrassonografia. Considerado extremamente eficaz, a punção guiada por tireoide permite definir a origem do nódulo e trata-se de uma alteração maligna ou benigna.
A punção guiada por ultrassom é dividida em 2 tipos: realizado com agulha fina e agulha grossa. O exame feito com agulha fina permite a retirada de porções pequenas de tecido celular, e tem como vantagem a rapidez do diagnóstico, que pode ser realizado no mesmo dia, sem a necessidade de grande corte para coleta.
Já a punção por agulha grossa, método também conhecido como core biopsy, deve ser feito com auxílio de anestesia local, por demorar mais tempo do que o procedimento com agulha fina. Nesse tipo de punção, a quantidade de material retirado é maior, o que também amplia a precisão do exame.
A Clínica CEU é referência em exames de imagem em Belo Horizonte. Referência em procedimentos invasivos guiados por ultrassonografia desde sua fundação, a Clínica CEU realiza punções e biópsias, exames que constituem importante meio de se obter material celular para análise, permitindo o diagnóstico de inúmeras doenças, tanto difusas como localizadas das vísceras.
Na biópsia, uma pequena quantidade de material é colhida do órgão ou lesão a ser investigada e enviada para laboratório especializado em diagnóstico citológico ou anatomopatológico.
Na punção guiada por ultrassom, a maior preocupação do paciente é com a dor durante o procedimento. Com equipe muito experiente, já tendo realizado milhares de biópsias e reafirmando que o paciente não irá sofrer durante a biópsia, a clínica oferece a possibilidade de uso de anestesia local com xilocaína.
O medicamento é extremamente seguro, e desliga os nervos que sentem dor, toda ou a maior parte da dor é neutralizada de forma que o paciente não irá sentir nada, ou apenas muito pouco durante a punção. Isso evita ao máximo o desconforto do paciente. O resultado geralmente depende das vísceras a serem analisadas e do grau de lesão apresentado pelo órgão.
Como você pôde conferir, a punção guiada por ultrassom é um exame de extrema importância para avaliação de alterações em outros exames. No entanto, é fundamental que sejam realizados em locais especializados, com profissionais qualificados e experientes.
Na Clínica CEU, o Termo de Consentimento do exame é informado no ato do agendamento e deve ser entregue na recepção. Além disso, é também disposto ao paciente os seus direitos e deveres.
Solicite agora mesmo o agendamento de sua biópsia em BH! A Clínica CEU está localizada na Av. Francisco Sales, nº 1656, no bairro Santa Efigênia!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9