Além da mamografia, a campanha do Outubro Rosa também chama atenção para outros exames que podem ajudar na prevenção de doenças ginecológicas. Entre eles, estão o exame de Papanicolau e a histerossonossalpingografia. Afinal, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), após o câncer de mama, o câncer de colo de útero é o mais comum entre as brasileiras. Mais frequente entre mulheres mais jovens, esse tipo de câncer pode ser prevenido. Veja como, a seguir.
O colo do útero está localizado na parte mais baixa e estreita do útero, final do canal vaginal. O câncer de colo de útero ocorre devido a infecções não tratadas, sendo a maior parte causada por alguns tipos de Papilomavírus Humano – HPV.
Apesar de ser um vírus sexualmente transmissível, a proteção do preservativo contra o HPV é apenas parcial. Afinal, a transmissão ocorre também pelo contato entre a pele da vulva, períneo e bolsa escrotal.Atualmente, o HPV pode ser prevenido por meio de vacina, protegendo contra os tipos 6, 11, 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.
A vacina está disponível desde 2014 no sistema público de saúde para meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos. No entanto, apesar da imunização, 30% das infecções que causam câncer não podem ser evitadas. Por isso, testes como o exame de Papanicolau e a histerossonossalpingografia tornam-se indispensáveis.
O exame de Papanicolau é um teste simples e rápido, em que o médico colhe as células do colo do útero para análise laboratorial. Essa é a principal ferramenta usada para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero por sua capacidade de detectar lesões iniciais antes mesmo que evoluam para o câncer. O Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito por mulheres entre 25 e 64 anos, que tenham ou já tiveram vida sexual. Além disso, o exame deve ocorrer anualmente.
A histerossonossalpingografia, ou HyCoSy, é um exame de imagem que avalia a saúde do sistema reprodutor feminino, especificamente a cavidade uterina e as trompas de Falópio. Neste procedimento, o médico injeta soro fisiológico com um contraste específico para ultrassonografia (sem iodo) no útero da paciente por meio de um cateter fino. Assim, é possível captar imagens de ultrassom em tempo real.
Isso permite a visualização de anormalidades como pólipos, miomas, aderências uterinas ou bloqueios nas trompas de Falópio. A histerossonossalpingografia ainda pode auxiliar na para investigação da infertilidade e orientação para tratamentos relacionados à reprodução assistida.
O exame de Papanicolau é fundamental por sua capacidade de detecção precoce de alterações nas células do colo do útero. Desse modo, auxilia na identificação de possíveis casos de câncer cervical. O exame contribui para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de tratamento eficaz e recuperação. Por sua vez, a HyCoSy é importante por avaliar a permeabilidade das trompas de Falópio e examinar a cavidade uterina. Assim, ajuda a identificar problemas que podem afetar a fertilidade, permitindo um diagnóstico mais preciso.
Para realizar exames como esses, a mulher deve escolher uma clínica de imagem com boa reputação para que seus exames preventivos sejam feitos com segurança, qualidade, respeito e rapidez. Além disso, avaliar alguns indicadores de qualidade, como qualificação da equipe, especializações médicas, selos e certificações.
A Clínica CEU é referência em diagnóstico por imagem em Belo Horizonte e está há mais de 35 anos no ramo investindo em estrutura, segurança, tecnologia e capacitação. Desde seu início, a clínica tem como base a ética, a tecnologia de ponta, e a busca constante de conhecimento científico para oferecer o melhor em relação aos serviços de diagnóstico por imagem.
Atualmente, a CEU conta com equipamentos de qualidade, específicos para os exames que realiza, com tecnologia de última geração. Além disso, seu corpo clínico é formado por profissionais qualificados para realizar exames e procedimentos de modo assertivo. Em Belo Horizonte, a Clínica CEU Diagnósticos recebeu a acreditação ONA, da Organização Nacional de Acreditação, única organização no Brasil com acreditação em variados níveis.
Por isso, agora que você entendeu a importância do exame de Papanicolau e histerossonossalpingografia para prevenir ou obter diagnósticos precoces, busque uma organização especializada, com profissionais qualificados e estrutura moderna, como a Clínica CEU.
Está pronta para cuidar de sua saúde? Faça o seu agendamento online agora mesmo na Clínica CEU, sem precisar sair de casa!