Onde fazer cintilografia em BH

A cintilografia, é o braço direito da oncologia. Fundamentada no uso de pequenas quantidades de radioisótopos como fontes radioativas abertas, o exame tem a função de diagnosticar, acompanhar e até mesmo tratar doenças. 

A Medicina Nuclear é moderna mas sua aplicação só foi possível devido ao trabalho anterior de cientistas, como Marie Curie, Becquerel e George Charles de Hevesy. 

Nesta ciência, as substâncias radioativas são conhecidas como traçadores, pois se deslocam pelo corpo e este movimento pode ser acompanhado por meio de equipamentos especiais, que captam a radiação emitida.

A Medicina Nuclear é perfeitamente segura e eficiente pois faz uso controlado de substâncias artificiais. Aliás, ela é mais indicada que outros procedimentos, é indolor e não invasiva, reduzindo o risco iatogênico. 

Por meio dela, obtêm-se dados sobre o funcionamento de órgãos (como coração, glândulas – tireoide, paratireoides, adrenais, salivares -, pulmões, cérebro, rins, ossos e outros) que de outra forma seria mais difícil descobrir. Dessa forma, a Medicina Nuclear consegue identificar anormalidades, como alterações orgânicas e funcionais.

Por isso, vamos falar sobre a cintilografia. Você tem indicação para realizar esse exame ou tem alguma dúvida sobre como ele é feito? Neste post, vamos explicar melhor como funciona, suas indicações e onde fazer a cintilografia em BH. Acompanhe.

Indicações e contraindicações da Cintilografia

Conforme mencionamos, o procedimento pode ser usado na análise de diversos órgãos. Confira alguns exemplos de exames:

  • Cintilografia óssea: análise e identificação de cânceres, doenças metabólicas e processos inflamatórios;
  • Cintilografia do miocárdio: prevenção do infarto e identificação de isquemias;
  • Cintilografia renal: estudo das funções dos rins e detectar malformações ou infecções no trato urinário, por meio dá excreção dá urina para a bexiga;
  • Cintilografia cerebral: diagnóstico de condições neurodegenerativas, ansiedade, depressão e outros quadros psíquicos.

O exame também é indicado em casos de suspeitas de problemas na tireoide, progressão de tumores, tromboembolismo pulmonar e outras condições.

Por outro lado, a cintilografia é contraindicada para gestantes, mulheres que estão em fase de amamentação ou suspeitam de gravidez.

Como o exame funciona

Vamos entender um pouco mais a fundo como a Medicina Nuclear entende o corpo humano. Quando uma doença afeta um órgão este passa a absorver de forma desordenada, mais ou menos, um determinado radiofármaco. 

Seguindo tal premissa, é administrado – por meio intravenoso ou oral – um radiofármaco no paciente para testar o sucesso no grau de absorção do elemento. Após administração do radiofármaco, um aparelho chamado gama-câmara faz a leitura, ou rastreamento do corpo, observando a radioatividade e gerando imagens do evento. 

Com o resultado em mãos, o médico especialista irá apontar a presença, ou não dá doença. É interessante que cada órgão recebe um radiofármaco específico.

Possíveis riscos

É importante pontuar que não existe, na medicina, procedimento cem por cento seguro. Entenda as possíveis intercorrências do exame

  • Reações alérgicas

São raros os casos, mas, sim, existe a possibilidade de uma reação alérgica se desencadear. Inchaço no rosto, sensação de garganta fechada e manchas vermelhas na pele são alguns exemplos.

Nesses casos, recomenda-se o imediato retorno ao médico para observação e tratamento.

  • Possíveis riscos

Apesar de muito seguro, existem alguns riscos, sobretudo em pessoas sedentárias durante a fase de estresse do exame. Há registros de pacientes que sentiram fortes dores no peito, palpitações falta de ar. Por outro lado, às chances de complicações graves são ínfimas.

É muito importante ressaltar: as doses dos radiofármacos e seu tempo de vida são muito curtos, o que garante que eles saiam rapidamente do organismo.

O procedimento é muito simples. Por outro lado, é importante realizá-lo numa clínica de confiança. Por isso, você deve fazer o cintilografia em BH numa clínica de confiança e tradição, a Clínica CEU.

Realize sua cintilografia em BH

Desde 1987, a Clínica CEU tem como objetivo levar qualidade no atendimento ao pacientes e, para isso, investe constantemente em estrutura, segurança, tecnologia e capacitação de seus profissionais.

Tipos de cintilografia em BH realizados pela Clínica CEU

Confira os tipos do exame oferecidos:

  1. Cintilografia Miocárdica de Perfusão em Repouso e Esforço
  2. Cintilografia Miocárdica de Perfusão Com estresse farmacológico (Dipiridamol ou Dobutamina.
  3. Pesquisa de Viabilidade Miocárdica com Tálio-201
  4. Cintilografia para pesquisa de Necrose Miocárdica;
  5. Cintilografia Sincronizada de Câmaras Cardíacas
  6. Cintilografia Pulmonar de Perfusão e Inalação com SPECT-CT. 
  7. Cintilografia Renal – Estática DMSA e Dinâmica – DTPA
  8. Cintilografia Bolsa Escrotal (testicular)
  9. Cistocintilografia Direta e Indireta (Cintilografia da Bexiga) com pesquisa de RVU
  10. Cintilografia das Glândulas Salivares.
  11. Cintilografia e SPECT-CT das Paratireóides com Sestamibi-99mTc.
  12. Cintilografia SPECT-CT de Fígado e Baço
  13. Cintilografia de Vias Biliares;
  14. Dacriocintilografia;
  15. Cintilografia para pesquisa de Divertículo de Meckel;
  16. Linfocintilografia de Membros Superiores e Inferiores
  17. Cintilografia de Perfusão Cerebral com Técnica Tomográfica SPECT-CT
  18. Cintilografia Cerebral com TRODAT (Parkinson).
  19. Cintilografia SPECT-CT com Análogo de Somatostatina (Octreoscan)
  20. Cintilografia SPECT-CT com Gálio-67;
  21. Cintilografia SPECT-CT com MIBG (Metaiodobenzilguanidina);
  22. Cintilografia óssea com SPECT- CT.
  23. Pesquisa de Corpo Inteiro com iodo-123 e iodo-131.
  24. Pesquisa de Corpo Inteiro (Sestamibi) com SPECT-CT
  25. Tireograma + Captação de iodo-131 às 6 e 24 horas;
  26. Tireograma com pertecnetato-99mTc
  27. Tratamento com Iodo-131 para Hipertiroidismo (Graves e Plummer)
  28. Terapia Radionuclídica com MIBG
  29. Terapia Radionuclídica com Samário-153 para metástases ósseas.
  30. Terapia Radionuclídica com Lutécio-177 para tumores neuroendócrinos.

A Cintilografia é uma modalidade de exame simples, não invasivo e muito seguro, ideal para identificar e prevenir diversos tipos de condições em todo o organismo.

Realize sua cintilografia em BH na Clínica CEU e tenha acesso ao melhor atendimento e diagnóstico. Estamos localizados Você pode entrar em contato pela central de informações (31 3289-0500) ou Whatsapp (31 9 8437-6216).

3/5 - (9 votes)
Onde fazer cintilografia em BH
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM