24/06- Dia mundial da prevenção de quedas

Em 24 de junho comemora-se o Dia Mundial de Prevenção de Quedas. Essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e serve como alerta para os riscos de queda em pessoas de todas as idades, especialmente em idosos.

Isso porque, 30% dos idosos sofrem pelo menos 1 queda ao ano. Em pessoas acima dos 80 anos, esse percentual sobe para 50%. Desse modo, é fundamental para uma data em que a prevenção de quedas seja discutida, incentivando medidas que possam evitar fraturas e hospitalizações. Continue conosco para conferir a importância da prevenção de quedas.

Qual a importância da prevenção de quedas para idosos?

Ainda que as quedas possam ocorrer em qualquer idade, em idosos elas podem ser mais frequentes e perigosas. Afinal, com o processo de envelhecimento, é comum que o indivíduo tenha diminuição no tônus muscular, alterações no equilíbrio, problemas visuais, fragilidade óssea, déficits neurológicos, problemas cognitivos, entre outros fatores que comprometem o caminhar. 

Além disso, a queda em uma pessoa idosa pode causar sérias complicações, levando a hospitalização. Em muitos casos, esses problemas podem evoluir para quadros graves. Portanto, a prevenção de quedas é fundamental para assegurar a saúde e bem-estar do indivíduo.

Quais as principais causas de quedas?

As causas das quedas podem variar. Entre os fatores relacionados estão problemas visuais e de audição, declínio cognitivo, alterações na marcha e dificuldades no desenvolvimento de atividades rotineiras. Além disso, são provocadas por fraqueza muscular ou articular, deformidade em membros, amputação ou necessidade de auxílio para caminhar. Contudo, as condições mais comuns diante de quedas, especialmente em idosos, são condições de saúde e doenças crônicas e uso de medicamentos, como:

  • acidente vascular cerebral prévio;
  • hipotensão postural;
  • tontura;
  • convulsão;
  • anemia;
  • insônia;
  • artrite;
  • osteoporose;
  • hipoglicemia;
  • benzodiazepínicos;
  • Antiarrítmicos;
  • anti-histamínicos;
  • antipsicóticos;
  • antidepressivos;
  • diuréticos;
  • relaxantes musculares;
  • vasodilatadores;
  • hipoglicemiantes orais;
  • insulina.

Como aumentar a segurança e prevenir quedas?

Visto que as quedas apresentam sério risco aos idosos, o ambiente domiciliar costuma ser um dos locais em que esse risco aumenta. Por isso, a prevenção de quedas envolve algumas mudanças na rotina, melhorando a locomoção e o acesso do indivíduo aos itens de sua casa.  

Mantenha utensílios ao alcance

Quando os itens estão em armários mais altos, é comum que o idoso busque auxílio de escadas e bancos, aumentando o risco de queda. Por isso, é importante manter os utensílios em uma altura de fácil acesso para evitar a necessidade de apoiar-se em cadeiras, bancos ou escada.

Facilite o acesso com mesas de altura correta

Outra forma de prevenção de quedas é evitar que o idoso precise abaixar-se ou se esticar para alcançar itens em mesas baixas, que também podem se tornar obstáculos. Além disso, é fundamental retirar mesas com tampo de vidro. A transparência dificulta a noção de profundidade, além de aumentar o risco de cortes em caso de acidentes. 

Instale interruptores na cabeceira

O acesso facilitado à luz durante a noite é uma importante forma de prevenção de quedas. Com um interruptor na cabeceira da cama, o idoso pode iluminar o quarto antes de levantar-se, tornando seu deslocamento mais seguro.

Facilite a locomoção

Uma das formas mais efetivas para evitar quedas é facilitando a locomoção do idoso no domicílio. Para isso, é necessário dispor de um piso plano que não tenha quinas levantadas, evitando tropeços. Além disso, caso seja um revestimento liso, o ideal é substituí-lo por pisos antiderrapantes.

Outra dica é fixar os móveis no chão e proteger suas quinas, garantindo também que a disposição desses itens nos ambientes continue sempre a mesma. Do mesmo modo, os carpetes e tapetes devem estar fixados. Quando isso não for possível, é importante retirá-los do espaço.

Tapetes soltos são os principais fatores de tropeços e quedas. Utilizar calçados fechados e emborrachados também contribui para a prevenção de quedas. Assegure-se que o indivíduo esteja usando o tamanho correto para seu pé, e que o solado seja antiderrapante. 

Evite escadas

Por fim, sempre que possível, o ideal é evitar escadas, especialmente longas ou curvas. No entanto, caso seja necessário seu uso, é importante adotar corrimãos de ambos os lados, além de revestir os degraus com material antiderrapante. Do mesmo modo, certifique-se de instalar luzes e mantê-las sempre acesas. Contudo, evitar que o idoso tenha acesso a essa área sozinho é a melhor para prevenir quedas. 

Você pôde conhecer a importância do Dia Mundial da Prevenção de Quedas, data que alerta para a necessidade de cuidados que contribuam para o bem-estar, saúde e qualidade de vida. Por isso, se você tiver alguma pessoa que apresente esse risco, siga as dicas acima para proporcionar mais segurança e bem-estar ao seu familiar.

Quer acompanhar mais conteúdos como este? Siga nossas redes sociais e mantenha-se informado! Estamos no Facebook e Instagram!

 

Rate this post
24/06- Dia mundial da prevenção de quedas
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM