Atividades físicas para idosos: quais são as mais indicadas?

Cresce cada dia mais o número de pessoas na terceira idade no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Somente, no Brasil, No Brasil, 14,6% da população do país tem 60 anos ou mais, o que equivale a 30,3 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números acendem um alerta para a necessidade de se ter saúde e qualidade de vida também após os 60 anos. Nessa fase, as atividades físicas para idosos são fundamentais.

Afinal, elas ajudam a retardar o envelhecimento, manter a mente ativa e o corpo fortalecido. Por isso, mostramos a seguir, a importância das atividades físicas para idosos e quais são as mais indicadas. Acompanhe!

A importância das atividades físicas para idosos

As atividades físicas para idosos apresentam benefícios que auxiliam no bem-estar geral, melhorando a saúde física, mental, e preservando a autonomia em atividades do cotidiano. As atividades e exercícios auxiliam no controle de mudanças ocorridas devido ao processo de envelhecimento.

Por isso, é muito importante incentivar os idosos para a realização de atividades físicas, melhorando sua saúde, evitando o desenvolvimento de doenças, e retardando limitações funcionais.

Atividades físicas para idosos: as 7 mais recomendadas

As atividades físicas para idosos devem ser de pouco impacto, evitando lesões e desenvolvendo a flexibilidade, força muscular e equilíbrio por meio de exercícios no solo e na água. Confira as atividades mais adequadas para praticar na terceira idade.

1. Natação

A natação é uma das atividades físicas para idosos que, quando feita regularmente, apresenta benefícios relacionados à frequência cardíaca, função respiratória e aumento da mobilidade.

Essa atividade permite que os tais benefícios estejam presentes sem causar prejuízos para as articulações, evitando lesões de qualquer tipo, visto que o exercício dentro na água é de pouco risco.

2. Hidroginástica

Assim como a natação, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular, sem causar prejuízos. Além disso, ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório e melhorar a coordenação motora. Sendo uma das atividades físicas para idosos de baixo risco, a hidroginástica é ideal para pessoas que sofrem com artrose e osteoporose.

3. Caminhada

O hábito da caminhada diária ajuda a aumentar o bem-estar e a disposição de quem a pratica. Por isso, caminhar alguns minutos por dia ajuda a gerar energia para os músculos, contribui para a respiração, e trabalha a circulação. 

4. Alongamento

Os alongamentos também fazem parte das atividades físicas para idosos. Recomendados para melhorar a flexibilidade do corpo, equilíbrio, e controle de dores musculares, os alongamentos podem ser realizados sozinhos ou ao final de outros exercícios. Essa prática é recomendada principalmente para idosos com pouca mobilidade física, que apresentam limitações para realizar atividades mais vigorosas. 

5. Musculação

A musculação é uma atividade que contribui para o fortalecimento muscular. Após os 50 anos, é natural que o indivíduo perca força muscular. Por isso, a musculação melhora as dores causadas pela artrose, osteoporose, além de auxiliar na flexibilidade e realização das atividades diárias.

6. Dança

A dança também é considerada uma atividade física adequada para os idosos. Durante as aulas, é possível diminuir bloqueios emocionais, manter a interação biopsicossocial, diminuir a hipertensão e melhorar sintomas da depressão. 

7. Pilates

O pilates é uma das principais atividades físicas para idosos, a mais indicada. Sua prática traz benefícios relacionados ao alinhamento da postura e fortalecimento muscular. Além disso, diminui a pressão entre as articulações, visto que o alongamento realizado é utilizando o peso do próprio corpo. O pilates também ajuda na prevenção de doenças como diabetes, hipertensão arterial, e diminui o risco para obesidade.

Comece as atividades físicas gradualmente

Para que a prática de atividades físicas para idosos tenha impacto positivo na qualidade de vida, é essencial o acompanhamento de um profissional da área. Portanto, antes de começar a praticar exercícios, é importante passar por uma avaliação, de modo a receber orientações quanto ao tipo de atividade, intensidade, frequência e duração. 

É preciso entender que os exercícios devem atender às necessidades e condições de saúde do idoso. Desse modo, além do acompanhamento de um profissional, é fundamental buscar atendimento médico para a realização de exames de rotina.

Realize exames antes de iniciar as atividades

Para pessoas que passaram muito tempo sem praticar exercícios físicos, o retorno para essas atividades deve ser feito aos poucos. Da mesma forma, antes de iniciar a prática, é importante passar por atendimento médico. 

Por meio de uma avaliação e da realização de exames de rotina, é possível identificar possíveis problemas de saúde e evitar lesões musculares e ósseas, que podem levar a grandes problemas de mobilidade no futuro. 

Além disso, é possível identificar problemas cardiovasculares, que podem ser fatais. Com a orientação médica adequada, o idoso poderá se exercitar de forma correta, de acordo com suas limitações e necessidades.

Conforme você pôde conferir no artigo de hoje, as atividades físicas para idosos são essenciais para melhorar a mobilidade, fortalecer a musculatura, e evitar lesões em articulações e ossos. Contudo, antes de começar é fundamental realizar exames de rotina para evitar maiores problemas.

Gostou do conteúdo de hoje sobre a importância das tividades físicas para idosos? Conte para a gente! E não deixe de ler o nosso outro post sobre os 8 exames para fazer atividades físicas!

Rate this post
Atividades físicas para idosos: quais são as mais indicadas?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM


Warning: Use of undefined constant php - assumed 'php' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/dcm6c87qt1ur/public_html/wp-content/themes/ceu/sidebar.php on line 1