A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, que afeta articulações e também órgãos internos. Mais comum entre mulheres na faixa de 30 a 50 anos, a artrite pode causar danos irreversíveis quando não diagnosticada e tratada. Entre eles, deformidades e incapacidades que comprometem a autonomia, saúde e qualidade de vida. A seguir, conheça melhor a artrite reumatoide e como são os principais sintomas da doença.
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que acomete as articulações, tornando-as mais rígidas e inchadas. Normalmente, as regiões articulares de mãos e pés são afetadas, causando inchaço, inflamação e danos às articulações, como descalcificação e desgaste da cartilagem.
A doença apresenta como sintomas comuns a dor, edema, calor e vermelhidão em diferentes articulações do corpo. Contudo, é mais comum em mãos e punhos. Além disso, a artrite reumatoide compromete a coluna cervical. Já o envolvimento da coluna lombar e dorsal ocorre raramente.
A inflamação nas articulações provoca rigidez, dores e fadiga. Com a progressão da artrite, a destruição da cartilagem articular acontece. Consequentemente, o paciente desenvolve deformidades e limitações para realizar tarefas cotidianas, prejudicando sua vida pessoal e profissional.
A artrite é uma doença dolorosa, que causa grande desconforto principalmente nas primeiras horas após o despertar. A rigidez compromete as articulações e as dores podem durar até uma hora. Da mesma forma, a rigidez pode ocorrer após longo período em repouso.
Em alguns casos, a doença pode causar cansado e fraqueza, em especial no início da tarde. Do mesmo modo, algumas pessoas apresentam perda do apetite, emagrecimento e febre baixa. Confira os sintomas que podem indicar o surgimento da artrite reumatoide:
Segundo estudos e diretrizes, o médico especialista em reumatologia é o profissional indicado para investigar e diagnosticar a artrite reumatoide. Assim, o reumatologista utiliza alguns critérios que devem estar presentes por, pelo menos, 6 semanas:
Para garantir o bem-estar, qualidade de vida e evitar prejuízos que podem comprometer a mobilidade e autonomia do indivíduo, o diagnóstico precoce da artrite reumatoide é essencial. Assim, o médico pode orientar o paciente sobre a conduta adequada, contribuindo para a diminuição dos sintomas e proporcionando o retorno ao estilo de vida normal.
Como vimos, apenas o reumatologista pode diagnosticar a artrite reumatoide. Para isso, o especialista solicita exames que auxiliam na detecção da doença, seja por avaliação laboratorial ou por exames de imagem. O teste de sangue indica a presença do fator reumatoide no sangue, um anticorpo que, ao unir-se a outro, o IgG, forma complexos imunes que causam doenças reumatológicas.
Desse modo, o fator reumatoide é avaliado por meio do exame de sangue quando há suspeita da doença. Já no início da doença, o anticorpo pode ser encontrado em 75% dos casos. Outros testes usados para a investigação e diagnóstico da artrite reumatoide são os exames de imagem.
Entre eles, o médico utiliza radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonâncias magnéticas, e outros.
Com auxílio de imagem, identificam-se os locais afetados, a fase da doença e também avaliar a presença de descalcificação óssea, pinçamento de articulações por desgaste da cartilagem, e outras complicações.
A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que afeta em sua maioria mulheres em idade adulta. Quando o diagnóstico correto não ocorre, a doença pode comprometer a vida do indivíduo de forma grave. Por esse motivo, é muito importante buscar atendimento especializado assim que alguns dos sinais ou sintomas forem identificados.
Afinal, com o tratamento adequado, é possível evitar a progressão e os prejuízos que a artrite reumatoide causa no sistema musculoesquelético. Assim, o paciente pode ter uma vida normal e com qualidade, mesmo que junto à doença.
Quer saber mais sobre o diagnóstico da artrite reumatoide? Então, conheça melhor a ultrassonografia de articulações!