Duplex Scan: qual seu papel na avaliação de veias e artérias?

O exame de Duplex Scan é uma técnica que associa ultrassonografia com Doppler, possibilitando a visualização da estrutura e do fluxo sanguíneo. É comumente usado no diagnóstico de diversas condições vasculares como trombose, varizes, estenose arterial, entre outras.

Além da confiabilidade, o exame apresenta a vantagem de não ser um exame invasivo. Ainda que auxilie em uma avaliação minuciosa, não exige o uso de medicamentos, punções ou incisões. Além disso, não ocorre exposição à radiação, visto que o método utiliza ondas sonoras, tornando o exame seguro, indolor e bastante confortável. A seguir, conheça as indicações para o Duplex Scan e seu papel na avaliação de veias e artérias.

O que é o exame de Duplex Scan?

O Duplex Scan é um exame de diagnóstico por imagem que ajuda na identificação de diversas condições, como aterosclerose, trombose venosa profunda, varizes, aneurismas, entre outras. Além disso, auxilia no monitoramento da evolução de doenças vasculares e avalia a eficácia do tratamento.

O exame não invasivo, indolor e rápido. Por isso, considera-se uma ferramenta importante para o diagnóstico precoce e o acompanhamento de doenças vasculares. Durante o exame, deita-se o paciente em uma maca e, após aplicar gel na região a ser examinada, o médico desliza o transdutor sobre a pele.

Assim, são emitidas ondas sonoras que refletem nos vasos sanguíneos. Desse modo, o computador pode converter as informações em imagens em tempo real, permitindo a visualização do fluxo sanguíneo e a identificação de possíveis obstruções ou estreitamentos.

Duplex Scan arterial

O médico indica o exame arterial para identificar focos de aterosclerose, ou seja, placas de gordura que provocam estreitamento das artérias. Portanto, as principais maneiras de detectar o problema incluem a avaliação das carótidas, e artérias como as renais, de membros inferiores e outras.

Duplex Scan venoso

Por sua vez, o Duplex Scan venoso visa analisar as veias, identificando obstruções, como coágulos sanguíneos, em membros inferiores, condição chamada de trombose venosa. A trombose venosa requer cuidados rápidos e especiais.

Quando um desses coágulos se solta, pode viajar pelo sangue até os pulmões, ocasionando uma obstrução grave conhecida como embolia pulmonar. Se diagnosticada a tempo por meio do exame, é possível tratar a condição adequadamente, evitando complicações mais graves.

Quando o exame é indicado?

O  médico indica o Duplex Scan para investigar casos de inchaços e dores nas pernas e monitorar varizes e má circulação do sangue. Além disso, realiza-se o exame para o mapeamento de veias em processos pré-operatórios, verificação do funcionamento de um enxerto vascular, entre outros.

Também recomenda-se fortemente o exame em indivíduos com histórico de diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular periférica ou, ainda, que sofreram episódios de acidente vascular cerebral. Além disso, o Duplex Scan pode ser indicado em pacientes com problemas não diagnosticados de tonturas e para identificar aterosclerose e suas complicações. Entre elas, a trombose, embolias, aneurismas e malformações.

Qual o papel do exame na avaliação de veias e artérias?

Por meio do exame, é possível avaliar o fluxo sanguíneo, identificar obstruções ou estreitamentos nas veias e artérias, e diagnosticar possíveis problemas vasculares. Isso tudo de forma não invasiva e indolor. Além disso, a técnica é segura e altamente eficaz em seus resultados.

Onde realizar o Duplex Scan em BH?

O exame de Duplex Scan ocorre em hospitais e centros de diagnóstico por imagem, como a Clínica CEU. Localizada em Belo Horizonte, nossa instituição conta com equipe especializada e estrutura moderna com equipamentos de última geração. Além disso, a Clínica CEU oferece atendimento com qualidade e excelência, garantindo resultados com precisão e rapidez.

Agora você já sabe quais as indicações para o Duplex Scan e seu importante papel para a avaliação de veias e artérias, contribuindo com o diagnóstico precoce de doenças e alterações, e monitoramento de tratamentos já iniciados.

Está pronto para marcar seu exame? Realize o agendamento online agora mesmo na Clínica CEU!

Duplex Scan: qual seu papel na avaliação de veias e artérias?