Dia Mundial da Trombose: conheça melhor essa doença silenciosa

Segundo o Hospital das Clínicas da Unicamp, uma pesquisa mundial constatou a ocorrência de 10 milhões de casos de tromboembolismo anualmente. O Dia Mundial da Trombose é uma forma de conscientizar a população em relação a esse assunto, alertando sobre os riscos e formas de prevenção.

Atualmente, uma em cada quatro pessoas no mundo morre devido a condições causadas pela trombose, seja ela arterial ou venosa, conforme informações da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia

A seguir, conheça melhor essa doença silenciosa e entenda a importância do Dia Mundial da Trombose!

O que é trombose?

A trombose é classificada como a formação de coágulos em artéria (trombose arterial) ou veia (trombose venosa). Quando formado, o coágulo pode diminuir ou bloquear o fluxo sanguíneo normal, causando prejuízos a outras regiões.

Além disso, o coágulo pode também se soltar e viajar pela corrente sanguínea até um órgão, resultando em lesão significativa, como ataque cardíaco, derrame e o tromboembolismo venoso (TEV).

Entre os principais sintomas da trombose estão dores, edemas (inchaço), vermelhidão na pele, coloração azul arroxeada (causada por falta de oxigênio), aumento da temperatura local e rigidez na panturrilha.

O que é o Dia Mundial da Trombose?

O Dia Mundial da Trombose é comemorado no dia 13 de outubro, como forma de chamar a atenção da sociedade para os perigos desse fenômeno que pode ocorrer de forma silenciosa.

Caracterizada pela formação ou desenvolvimento de coágulo sanguíneo que pode causar a inflamação ou obstrução de vasos, essa condição pode ser evitada. Por esse motivo, o Dia Mundial da Trombose é essencial.

Como surgiu essa data?

A data foi instituída em 2014 pela Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia (ISTH), em homenagem ao nascimento de Rudolf Virchow, médico, antropólogo, patologista e biólogo alemão, pioneiro na fisiopatologia da trombose.

A campanha realizada no Dia Mundial da Trombose realiza centenas de eventos educacionais em diversos países, destacando a necessidade de conscientização para diminuir a incidência da doença, assim como seus sinais e sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento.

Como prevenir a trombose

A trombose, apesar de grave, pode ser prevenida. Para isso, é importante manter os cuidados com a saúde em dia. Separamos algumas dicas para incluir na sua rotina, diminuindo as chances de desenvolver a trombose. Acompanhe.

Beba água

A primeira dica é indicada não só para evitar a ocorrência de trombose, mas também para garantir o bom funcionamento de todo organismo. Mantenha-se sempre hidratado, ingerindo 1,5 a 2 litros de água por dia.

Evite longos períodos sentado

Longos períodos sentado, na mesma posição, acaba prejudicando a circulação sanguínea. Por isso, se você trabalha nessa posição, é muito importante realizar pequenos intervalos, levantando e fazendo curtas caminhadas.

Utilize meias de compressão quando necessário

As meias de compressão são recomendadas para pessoas que apresentam risco de trombose. Esse acessório ajuda a aliviar dores e inchaços. A meia atua como uma camada muscular que pressiona as paredes das veias, permitindo o fechamento das válvulas e melhorando o fluxo sanguíneo.

Pratique exercícios físicos

Praticar atividades físicas é fundamental para a saúde, diminuindo o estresse, aumentando o bem-estar, a qualidade de sono e reduzindo dores no corpo. Além disso, os exercícios contribuem diminuindo os riscos para trombose.

Evite o consumo de álcool, cigarro e alimentos ricos em gordura

O Dia Mundial da Trombose também chama a atenção para hábitos nocivos, como o consumo de álcool em excesso, tabagismo e ingestão de comidas ricas em gordura. Por isso, evitar esses hábitos é uma forma de diminuir os riscos para desenvolvimento da trombose.

Realize exames de rotina

A trombose pode apresentar riscos fatais ao organismo. Considerando que em alguns casos os sintomas não estão presentes, o acompanhamento médico de rotina é a melhor forma de preveni-la.

Com exames preventivos, é possível realizar um diagnóstico precoce, que contribua para um tratamento rápido e eficaz, evitando sequelas causadas pela trombose ou até mesmo a morte.

O diagnóstico da trombose dependerá do histórico do indivíduo, avaliação clínica e resultado de exames de diagnóstico. O mais utilizado para avaliar a presença da doença no organismo é o Duplex Scan, a ultrassonografia com doppler.

Essa técnica computadorizada possibilita ao profissional identificar alterações nas artérias e veias, por meio de ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea, o procedimento é realizado do mesmo modo como a ultrassonografia normal.

Você pôde conhecer a importância do Dia Mundial da Trombose, e as principais formas de evitar os riscos para surgimento dessa condição. Agora, coloque-as em prática e melhore sua qualidade de vida!

Quer saber mais sobre este assunto? Então, veja também o que é trombose arterial e como ela é diagnosticada!

Dia Mundial da Trombose: conheça melhor essa doença silenciosa