Hipertensão arterial: quais são os cuidados para combater a pressão alta?

O Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial é promovido anualmente pelo WHL (World Hypertension League), em 17 de maio, com o objetivo de aumentar a conscientização das pessoas em relação aos perigos da pressão alta.

De acordo com estatísticas globais, menos de 50% dos adultos que sofrem com a hipertensão arterial ou que estão em tratamento com medicamentos anti-hipertensivos, têm conhecimento da pressão elevada.

A pressão alta é uma enfermidade muito comum, que atinge mais de 38,1 milhões de brasileiros com mais de 18 anos, número que equivale a 23,9% da população dessa faixa etária, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019. Os números também mostram que a incidência é incrementada de acordo com a faixa etária. Assim. alcançando 62% na população acima de 75 anos.

Dessa forma, aumentar a conscientização sobre a doença é fundamental. Da mesma maneira, apresentar a importância dos exames preventivos para o diagnóstico e tratamento precoce é a melhor forma de evitar complicações que a hipertensão arterial pode causar.

A seguir, conheça quais cuidados devem ser realizados para combater a pressão arterial alta!

O que é hipertensão arterial?

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial é uma doença crônica, caracterizada pela elevação dos níveis da pressão sanguínea nas artérias, a hipertensão arterial ocorre quando os níveis estão acima de 140 x 90 mmHg (milímetros de mercúrio).

Quais as causas?

Entre as principais causas para o desenvolvimento da hipertensão arterial, estão a obesidade, histórico familiar, envelhecimento e estresse. O sobrepeso e obesidade podem acelerar o aparecimento da doença em até 10 anos. Da mesma forma, o consumo excessivo de sal, associado a hábitos alimentares não adequados colaboram para seu surgimento.

Quais são os sintomas?

A hipertensão arterial apresenta sintomas como dores de cabeça, dores no peito, tontura, palpitações, alterações de visão, fraqueza e até mesmo sangramento nasal. No entanto, a doença é, na maioria das vezes, silenciosa.

Por esse motivo, é importante que os níveis sejam aferidos regularmente, visto que quando os sintomas estão presentes, os níveis podem estar muito acima do indicado, apresentando grandes riscos.

Cuidados para combater a hipertensão arterial

O combate da hipertensão arterial é fundamental para garantir o bem-estar, qualidade de vida e evitar complicações que podem ser fatais. Por isso, alguns cuidados básicos podem contribuir para afastar a pressão alta. São eles:

• prática de atividades físicas regulares, com orientação médica;
  • hidratação do organismo, por meio de água e sucos naturais;
  • alimentação saudável, com pratos leves e evitando o excesso de sal;
  • controle do estresse;
  • manutenção do peso ideal;
  • controle da diabetes;
  • abandono do tabagismo;
  • moderação no consumo de álcool;
  • realização de exames preventivos.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da pressão alta é realizado após a confirmação de um padrão de aumento da pressão. Isso porque, ao aferir a pressão em condições extremas, como após uma situação de estresse ou mesmo depois de uma refeição, os níveis podem estar alterados.

Portanto, para que o diagnóstico seja confirmado, é necessário realizar exames de rotina, como forma de identificar a suspeita da hipertensão arterial. Assim, por solicitação de um cardiologista, a pessoa poderá realizar o MAPA (monitorização ambulatorial de pressão arterial), exame simples, no entanto, fundamental para avaliar os níveis da pressão.

O exame é realizado em uma dia normal da rotina para uma análise fiel. Dessa forma, é possível identificar picos de hipertensão arterial, e confirmar o diagnóstico, contribuindo para um tratamento precoce da doença.

Na leitura de hoje, você conferiu a importância da conscientização da hipertensão arterial, assim como os cuidados para evitar a doença. No entanto, é fundamental manter as consultas médicas de rotina para a realização de exames de rotina. Assim, é possível diagnosticar a doença de forma precoce, e iniciar o tratamento rapidamente, evitando complicações na vida do portador.

Quer saber mais sobre o diagnóstico da hipertensão arterial? Então, veja como funciona o MAPA, exame utilizado para confirmar a doença. Assim, você pode fazer seu agendamento para exames de rotina na Clínica CEU!

5/5 - (2 votes)
Hipertensão arterial: quais são os cuidados para combater a pressão alta?