Ultrassonografia com contraste

Informações sobre o exame

A ultrassonografia contrastada por microbolhas constitui notável avanço no diagnóstico por imagem, melhorando a resolutividade do exame ultrassonográfico, permitindo diagnósticos mais precisos, bem como aumentar a sensibilidade na detecção de lesões focais em órgãos sólidos como o fígado, baço, rim, entre outros. Através do padrão de distribuição do contraste no órgão e em lesões focais, pode-se determinar sua natureza. Também torna possível visibilizar lesões difíceis de serem percebidas com o ultrassom convencional, possibilitando a biópsia eco-guiada ou o tratamento ablativo localizado de tumores.

No Brasil dispomos do contraste Sonovue®, fabricado na Suíça pelo laboratório Bracco, registrado no Ministério da Saúde Nº 1.8037.0006, constituído por microbolhas de lípides (gordura) envolvendo gás inerte (hexafluoreto de enxofre), não tendo qualquer relação com os contrastes iodados utilizados em radiologia ou com o gadolíneo utilizado na ressonância magnética. Este produto é utilizado em vários países europeus e asiáticos desde 26 de março de 2001, já tendo sido aplicado em milhões de pacientes com grande segurança. Em 2014 o SonovueⓇ foi liberado pelo FDA para venda nos Estados Unidos da América.

Apenas uma pequena quantidade, de 1,2 mL a 2,4 mL são injetados em veia periférica, diluídos em solução salina estéril. A porção lipídica é eliminada naturalmente pelo organismo de maneira semelhante a das demais gorduras. O gás é eliminado pela respiração no máximo 20 minutos após a injeção. A microbolha pode ser considerada uma "hemácia" artificial que circulará por cerca de 5 minutos no organismo, desaparecendo em seguida.

Durante o tempo de circulação do contraste é realizado o exame em aparelho ultrassonográfico dotado de recursos específicos para visibilização das microbolhas. Se necessário, a intensidade do ultrassom será aumentada, destruindo rapidamente as microbolhas, o que resulta na redução da quantidade de contraste em circulação, apressando a eliminação do organismo.

Este produto apresenta, como todo produto farmacêutico, contraindicações, riscos e efeitos colaterais quase inexistentes que serão descritos no documento que o paciente deverá ler e concordar para a realização do exame.

Como se preparar para o exame

- Na véspera do exame o paciente deve evitar: bebidas alcoólicas, frituras, alimentos que produzem gases intestinais como refrigerantes, leite, derivados do leite, feijão e repolho.
- O jantar na véspera precisa ser leve e ingerido até no máximo às 21h. Se o paciente sentir fome após este horário, poderá ser realizado lanche leve até meia noite.
- Na hora do exame, é preciso estar em jejum absoluto de no mínimo 8 horas.
- Não fumar antes do exame.
- Ingerir 60 gotas de Flagass (dimeticona/simeticona) duas horas antes do exame com o mínimo de água possível.
- Levar exames anteriores para comparação (RX, TC, RM, US) e exames laboratorais (resultado de biópsia, fibroscan, Gama GT, TGO,TGP e CK total).

Prazo de entrega dos resultados

Imediato

Informações adicionais

Você pode realizar o agendamento de seus exames ligando para: 31 2535-1614