10 aplicativos para cuidar da saúde

Cuidar da saúde é importante, todo mundo sabe disso. Com as tecnologias disponíveis atualmente, esse cuidado deixou de ser apenas uma visita ao médico ou um exame de rotina, e passou a ser uma parte do nosso dia a dia.

Existem inúmeros aplicativos que podem nos ajudar a cuidar da nossa saúde, desde aqueles que nos lembram de tomar remédios até os que nos ajudam a controlar nosso peso e outras doenças, como a diabetes.

Separamos 10 aplicativos que você pode baixar gratuitamente no seu celular e utilizar como aliados na sua rotina para cuidar da saúde. Confira quais são eles:

Einstein Vacinas

O aplicativo Einstein Vacinas foi desenvolvido pelo Hospital Israelita Albert Einstein para solucionar um problema bem sério: muitas pessoas não tomam suas vacinas, primeiras doses ou reforços, simplesmente porque se esquecem que precisam.

No app, você pode cadastrar a sua caderneta de vacina e receber as recomendações para a sua faixa etária, além de encontrar a unidade do Einstein ou uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para se vacinar. O aplicativo também oferece dicas de vacinas para viajantes.

Disponível para Android e iOS.

app-eisten-vacinas-

Meu digi-SUS

Aplicativo oficial do Ministério da Saúde, o Meu digi-sus permite que o cidadão agende consultas e procedimentos pelo SUS, consulte as listas de medicamentos do programa Farmácia Popular, a lista de vacinas disponíveis por época do ano e encontrar estabelecimentos de saúde pública mais próximos.

Para acessar, é necessário inserir os dados do Cadastro Nacional de Saúde. O app está disponível para iOS e Android.

app-meu-digisus

Lembrete de Remédios

O app Lembrete de Remédios ajuda você a lembrar a tomar o remédio na hora certa e mostra descrições simples de cada medicamento. Ele também lembra de repor a medicação quando os comprimidos estão acabando e possui monitoramento de medidas, como a pressão arterial.

O diferencial do app é a possibilidade de compartilhamento em tempo real entre familiares e também a opção de gerar relatórios de progresso para enviar ao médico. Tudo isso com backup para você cuidar melhor da sua saúde!

Disponível para iOS e Android.

app-lembrete-de-remedios

 

Clue

O Clue é um dos apps mais famosos para monitoramento de ciclo menstrual. Ele oferece uma visão ampla do mês da mulher, apontando os dias prováveis de ovulação e menstruação, bem como os sintomas da TPM e o período fértil estimado.

É uma ótima maneira de acompanhar o seu ciclo. Porém, o aplicativo não substitui de maneira alguma os métodos contraceptivos e o uso do preservativo. Afinal, o aplicativo mostra estimativas de datas para cada evento, que podem ser alteradas por uma série de fatores, como ingestão de remédios, alterações de humor e mudanças de hábitos. Sempre consulte seu ginecologista para maiores orientações.

O Clue está disponível para Android e iOS.

app-clue

 

NutraBem

O NutraBem é um app de controle e manutenção de dietas, focado na alimentação. Nele, o usuário registra suas refeições diárias e o app calcula o valor ideal de calorias a serem ingeridas.

A base do cálculo é o IMC do usuário, com as informações de peso e altura fornecidas no cadastro. Se você precisa perder peso, o app cria uma meta diária de consumo para atingir esse objetivo. Para manter-se no peso ideal, o NutraBem te ajuda a controlar as calorias e até a avaliar pratos antes de comer, para saber se estão dentro da sua meta diária.

O app está disponível para iOS e Android.

app-nutrabem

Beber Água

Sabemos da importância de beber água para cuidar da saúde, mas a correria do dia a dia quase sempre nos impede de consumir a quantidade adequada. Por isso, o app Beber Água cria alertas no seu celular, te lembrando quanta água você deve beber em cada horário cadastrado.

A quantidade é definida com base no seu peso e na sua rotina diária. Disponível para iOS e Android.

app-beber-água

Google Fit

A plataforma de monitoramento de atividades físicas do Google já vem instalada nos celulares Android a partir da versão Lollipop. Os smartwatches equipados com Android/Google Wear também podem ser conectados ao Google Fit.

Nele, você pode adicionar atividades físicas e autorizar o app a monitorar distâncias percorridas. Com a ajuda dos sensores nos celulares e relógios, o aplicativo te dá um relatório completo do seu exercício físico, te ajudando a acompanhar o seu progresso nas atividades.

Ele também relaciona o exercício ao seu peso e altura, oferecendo uma visão real do seu esforço. Disponível apenas para Android.

app-google-fit

MyFitnessPal

O MyFitnessPal é um app completo para criar dietas e rotinas de exercício físico personalizadas para cada usuário. Ao se cadastrar, você fornece os seus dados e o aplicativo cria um programa com base no seu estado e objetivo.

Diariamente, você registra sua atividade física e os alimentos consumidos, e acompanha seu progresso por meio dos relatórios do app.

Disponível para Android e iOS.

app-Contador-de-Calorias-MyFitnessPal

Meditopia

O app Meditopia oferece diversos de meditação e exercícios para dormir bem, reduzir a ansiedade e o estresse. Com uma versão gratuita um pouco limitada, o Meditopia conta com planos mensais e anuais que permitem ao usuário acessar mais de 200 tipos de programas, a preços relativamente acessíveis, por menos de R$20,00 por mês.

A meditação e os exercícios prometem melhorar a sua qualidade de vida, trazendo calma e tranquilidade para os dias e relaxamento para as noites.

Disponível para iOS e Android.

app-meditopiaapp-meditopia-

White Noise

Não tem nada melhor do que um barulhinho de chuva para dormir bem, não é? O app White Noise proporciona esse e outros sons relaxantes para te ajudar a se acalmar e ter uma boa noite de sono.

Além do barulho de chuva, o catálogo também conta com sons de floresta, ar condicionado, ondas do mar e até mesmo o som de grilos. Tem para todos os gostos!

O app está disponível para iOS e Android.

app-white-noise

Como você pode ver, a tecnologia evoluiu e pode ser uma aliada muito importante no cuidado com e na rotina diária para viver de forma mais saudável. Porém, não podemos nos esquecer que os aplicativos de saúde não substituem uma consulta médica

Por isso, antes de utilizar qualquer app que citamos, ou outros indicados por amigos e familiares, consulte o seu médico e se informe sobre as possibilidades. Para saber mais sobre como cuidar da saúde, leia nosso post sobre a importância dos exames preventivos.

5/5 - (1 vote)
10 aplicativos para cuidar da saúde
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM