6 dicas para manter uma vida saudável

Cada vez mais se fala sobre a importância de manter uma vida saudável, ativa e livre de vícios. Exercitar-se, comer bem, descansar, passar um tempo com a família e os amigos, evitar situações de estresse.

Muitas pessoas acreditam que jamais conseguiriam colocar todos esses atividades em prática. Acham que falta tempo, dinheiro, disposição, informação e mais várias outras justificativas. Entretanto, manter uma vida saudável pode ser mais simples do que você imagina!

Acompanhe nossas dicas para viver uma rotina saudável todos os dias.

Afinal, o que significa manter uma vida saudável?

Hoje em dia é normal viver rotinas de correria por conta do trabalho, dos afazeres de casa, das contas para pagar e da vida na cidade grande. O cansaço é regra, e por isso acabamos deixando de lado aspectos importantes da nossa saúde física e mental. Sim, manter uma vida saudável também inclui cuidar da saúde mental!

Qualidade de vida é um termo muito utilizado e o seu significado é exatamente esse: a união entre saúde física, saúde mental e as relações sociais, com nós mesmos e com o mundo à nossa volta.

Na maioria das vezes, a sua rotina atual pode ser adaptada para incluir hábitos saudáveis todos os dias sem muitas dificuldades.

Como ser saudável na prática?

Para começar, você precisa de três coisas, basicamente: se alimentar bem, se movimentar e dormir com tranquilidade. Parece pouco, mas veja só:

Alimentação

  1. Beba água

Antes de falar sobre comida, uma dica importantíssima: beba água. Pelo menos dois litros de água, todos os dias, e não vale substituir a água por sucos ou refrigerantes. Estar hidratado é fundamental para todas as funções básicas do organismo.

Dica: Leve uma garrafa de água sempre com você!

  1. Mantenha uma dieta balanceada

O seu corpo também precisa de nutrientes e de energia para continuar funcionando. Uma dieta balanceada é rica em grãos, legumes e verduras, que fornecem as vitaminas e minerais que fazem bem para o nosso organismo, além de permitirem combinações deliciosas. Um prato bem brasileiro com arroz, feijão, salada rica e uma carne magra já é uma excelente opção.

E as gorduras? Bem, existem gorduras boas, como os óleos vegetais e a gordura das castanhas e dos peixes. A banha de porco também é uma boa fonte de gordura, especialmente para preparar alimentos fritos. Quanto às carnes vermelhas, você não precisa se privar, mas tente consumir em menor quantidade.

Alimentos ultraprocessados como biscoitos recheados, enlatados e macarrões instantâneos geralmente vêm com aditivos químicos e muito sódio e açúcar, que se consumidos em excesso podem causar ganho de peso e doenças como o câncer. O ideal é evitá-los sempre que possível.

E por falar em sódio, o sal não é um bom amigo para a sua pressão arterial. Evite usar muito sal no preparo dos alimentos, e tente substituí-lo por outros temperos, como ervas, alho e cebola. O sódio também está presente nos salgadinhos, refrigerantes e temperos prontos. 

Comer também é um momento de prazer, principalmente refeições em família ou com amigos. Por isso, não faz bem a dieta se tornar uma obsessão, que te impeça de curtir o sabor e o tempero de cada alimento. Lembre-se: qualidade de vida também inclui o bem-estar emocional!

Movimento

  1. Pratique exercício físico

Todo mundo precisa se exercitar, isso você já sabe. O ideal é uma atividade fixa, como a musculação ou um esporte, mas se você não consegue praticar todos os dias, tudo bem.

Experimente:

  • Subir e descer escadas, em vez de pegar o elevador;
  • Fazer algumas atividades à pé, em vez de usar o carro;
  • Carregar as compras na mão, em vez de pegar o carrinho de compras e outras atividades do tipo.  

Se você optar por um esporte ou atividade na academia, lembre de seguir as orientações dos instrutores. Sempre procure um médico antes de iniciar qualquer atividade física para avaliar sua saúde e garantir se está tudo bem.

  1. Movimente-se ao longo do dia

Além do exercício físico, é muito importante se movimentar durante o dia, em casa ou no trabalho. Faça pausas e levante da cadeira, dê uma volta pelo escritório e faça alguns alongamentos. Esses intervalos fazem bem para o corpo e para a mente, pois também ajudam a organizar os pensamentos.

Aproveite os finais de semana para continuar em movimento, ainda que mais leve. Escolha um armário para arrumar ou um quarto para decorar. Manter um hobbie como andar de bicicleta ou caminhar no parque também é uma ótima prática. São atividades que podem ser feitas em família e com amigos, ajudando a manter uma vida saudável e melhorando a sua qualidade de vida.

Descanso

  1. Durma bem

Enquanto você dorme, o seu corpo se recupera do cansaço do dia, repara todas as células que foram danificadas durante as suas atividades e te prepara para o dia seguinte.

Sem essa recarga do sono, você já acorda irritado, sem energia e com dificuldade para exercer suas funções. Com o tempo, a falta de sono se acumula em forma de tensão, o que pode afetar seu sistema nervoso e sua mente e começar a causar uma série de problemas:

  • Dores musculares;
  • Baixa imunidade e maior suscetibilidade a doenças infecciosas;
  • Dores de cabeça;
  • Episódios de depressão e mudanças de humor;
  • Perda de memória recente;
  • Dificuldade de concentração;
  • Aumento do risco de AVC, diabetes tipo II e ataque cardíaco.
  1. Descanse e tenha momentos de lazer

Descansar também é muito importante para manter uma vida saudável. Sabe aqueles momentos em que você se deita no sofá ou na cama e se permite passar um período sem pensar em nada?

Seja vendo um programa na TV ou navegando pelas redes sociais, tenha um momento de descanso todos os dias, de preferência antes de dormir para ajudar a relaxar e a dormir melhor.

Não use muito o celular antes de dormir. A luz azul, que vem da tela dos aparelhos eletrônicos, pode prejudicar a qualidade do seu sono. Uma dica é colocar os aparelhos em modo noturno, com uma luz alaranjada.

Por fim, tenha momentos de lazer, sozinho ou com quem você ama. Faça atividades que não têm nada a ver com o seu trabalho, descubra sensações e lugares novos. Você pode aprender a cozinhar, plantar um jardim em casa, visitar museus, ir ao cinema, ler um livro, assistir a um show. As possibilidades são infinitas!

Cuide da sua saúde física e não se esqueça da saúde mental. Por mais que o dia a dia seja cansativo, é muito importante ter força de vontade para fazer boas escolhas todos os dias. E ainda que você consiga manter uma vida saudável, não deixe de realizar seus exames preventivos anualmente e de se consultar com especialistas.

Gostou das nossas dicas? Confira mais delas assinando a nossa newsletter!

5/5 - (504 votes)
6 dicas para manter uma vida saudável
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM