Conheça o OCTREOSCAN: o novo exame da Clínica CEU!

O OCTREOSCAN, também conhecido como cintilografia com análogo de somatostatina, é um exame útil para localizar tumores, avaliar a extensão de doenças e monitorar a resposta ao tratamento. O teste pode ser combinado com outros exames, para uma análise mais completa e detalhada.

Agora o exame já está disponível na Clínica CEU. Por isso, trouxemos mais informações sobre o OCTREOSCAN para que você entenda a importância da sua realização, quando ocorre sua indicação, como o procedimento funciona e quais os preparos necessários. Confira conosco!

O que é a cintilografia com análogo de somatostatina?

A cintilografia com análogo de somatostatina, ou OCTREOSCAN, é um exame de imagem com uso de radiofármaco ligado a um análogo de somatostatina. Dessa forma, é possível detectar tumores neuroendócrinos, tumores carcinóides, tumores gástricos, pancreáticos e outros que expressam receptores de somatostatina.

O medicamento análogo de somatostatina imita a ação desse hormônio que regula a liberação de outros hormônios no organismo. Usa-se o análogo para tratar diversas condições e também para auxiliar na localização de tumores, como no OCTREOSCAN.

Dessa forma, injeta-se o medicamento na corrente sanguínea do paciente para que o análogo ligue-se aos receptores de somatostatina em tumores. Assim, permite-se a detecção do radiofármaco por meio do equipamento de cintilografia (gama câmara). As principais indicações do OCTREOSCAN é na investigação da localização de tumores e confirmação do diagnóstico em órgãos que recebem hormônio da somatostatina. De modo especial, tumores de origem neuroendócrina.

Como é feito o exame de OCTREOSCAN?

Durante o exame de medicina nuclear, o paciente recebe um cateter por meio de acesso em pescoço ou virilha. Essa via permite que o medicamento análogo a somatostatina seja injetado diretamente no local a ser investigado. Em seguida, encaminha-se o paciente para a gama câmara, visando captar imagens em tempo real. Ou seja, enquanto a pequena quantidade de substância radioativa injetada e os líquidos movimentam-se pelo corpo.

Entre 4 e 24 horas, o paciente é posicionado na gama câmara. Nesse espaço o médico capta imagens dos locais que reagiram à radiação. A duração de cada etapa do exame é de aproximadamente 40 minutos. No entanto, existe a possibilidade de captura de imagens do organismo após 48 horas da aplicação do radiofármaco.

O OCTREOSCAN é um procedimento contraindicado para gestantes, mulheres com suspeita de gravidez, ou que estejam amamentando. Além disso, é importante que, após o exame, o indivíduo não tenha contato prolongado com outras pessoas por 24 horas. Assim, é possível evitar exposição de terceiros à radiação. 

Como é o preparo para o exame?

O OCTREOSCAN não exige jejum. Contudo, algumas medidas devem ser adotadas para sua realização. Caso solicitado pelo médico, o uso de medicamentos octreotídeos, como o Sandostatin, deve ser suspenso nas 24 horas que antecedem o exame.

Além disso, é importante levar os exames anteriores que tenham relação com o procedimento. Outro cuidado importante é que o paciente use roupas confortáveis, evitando peças que contenham partes metálicas, assim como pulseiras, brincos, e outros adornos que interferem no exame.

Caso o paciente trabalhe com crianças de colo, é necessário que se ausente por meio de atestado por um período de 2 dias a contar do dia do exame. Caso o exame deva ser feito com urgência em mulheres lactantes, o aleitamento deve ser interrompido no dia do exame, voltando a ser ofertado somente após 2 dias.

Por que fazer o OCTREOSCAN na Clínica CEU?

Para realizar seus exames com segurança, qualidade e confiabilidade, escolher uma clínica de diagnóstico por imagem com boa reputação é fundamental. Por isso, antes de decidir pela instituição, é importante avaliar alguns indicadores de qualidade, como qualificação da equipe, especializações médicas, selos e certificações.

Além disso, a clínica deve oferecer infraestrutura moderna e adequada, com equipamentos tecnológicos de última geração, atendimento de qualidade e transparência em relação aos direitos e deveres dos pacientes. Na Clínica CEU, referência em diagnóstico por imagem em Belo Horizonte há mais de 35 anos, você encontra tudo isso.

Fundada em 1987 por médicos de diferentes especialidades, a instituição tem como base a ética, a tecnologia de ponta, e a busca constante de conhecimento científico, visando oferecer o melhor em relação aos serviços de diagnóstico por imagem aos seus pacientes.

Atualmente, a Clínica CEU conta com equipamentos de qualidade, específicos para os exames que utilizam tecnologia de última geração. Além disso, é formada por corpo clínico qualificado para realizar exames e procedimentos de alta complexidade, como o OCTREOSCAN.

Gostou destas informações? Está pronto para realizar seus exames? Então, veja como chegar na Clínica CEU!

Rate this post
Conheça o OCTREOSCAN: o novo exame da Clínica CEU!
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM