A cintilografia faz parte da medicina nuclear. Diferente de outras técnicas de diagnóstico por imagem, a medicina nuclear é baseada na análise da função dos tecidos e órgãos. Assim, a cintilografia tem as imagens obtidas por meio de radiação emitida pelo material administrado ao paciente. A seguir, conheça os principais cuidados antes de realizar um exame de cintilografia!
O exame de cintilografia é uma técnica de diagnóstico por imagem usada na detecção e acompanhamento de diversas doenças. A cintilografia faz parte de uma especialidade em constante evolução: a medicina nuclear.
Assim, o exame não avalia a doença e como ela altera a anatomia e estruturas do corpo. A cintilografia analisa como a doença pode alterar o organismo de forma funcional, molecular, bioquímica e farmacológica. Dessa forma, o exame consegue evidenciar problemas em órgãos de forma precoce, antes de qualquer outro exame de imagem.
A cintilografia atende diferentes casos. A cintilografia óssea, por exemplo, é indicada para a detecção de processos inflamatórios, doenças metabólicas e tipos de câncer. Por sua vez, a cintilografia do miocárdio pode ser feita para diagnosticar a isquemia miocárdica, prevenindo casos de infarto.
Já a cerebral permite diagnosticar doenças neurodegenerativas, como demência e Alzheimer, e também transtornos depressivos e de ansiedade. Além disso, a cintilografia pode diagnosticar alterações metabólicas em tireoide, tromboembolismo pulmonar, localização e progressão de tumores, e mais.
O exame exige alguns cuidados com alimentação e medicações. Dessa forma, é possível garantir que a cintilografia seja feita adequadamente, assegurando também o resultado correto. No dia anterior ao exame, é necessário que o paciente evite a ingestão de café, chás, chocolate, refrigerante e qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína.
Do mesmo modo, é preciso evitar o cigarro, bebidas alcoólicas, gaseificadas e também o consumo de banana. No dia da cintilografia o paciente não deve estar em jejum. Contudo, é indicado que faça refeições leves antes da avaliação.
Em relação aos medicamentos usados, é importante conversar com o médico de modo a receber algumas orientações. Assim, nas 48 horas que precedem o exame é importante suspender o uso de medicamentos para hipertensão.
Da mesma forma, remédios para asma e bronquite não deve ser tomados. Contudo, se o paciente usar medicamentos à base de nitratos que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, deve suspender o uso 12 horas antes do exame.
A Clínica CEU visa oferecer qualidade no atendimento aos pacientes. Para isso, investe constantemente em tecnologia, capacitação de seus profissionais, estrutura e segurança. Por isso, é a CEU é a melhor opção para fazer sua cintilografia em Belo Horizonte. Confira os exames oferecidos pela clínica:
A Cintilografia é uma técnica de exame da medicina nuclear segura, que garante avaliar, identificar e prevenir diferentes tipos de condições no organismo. Por isso, é muito importante na área de diagnóstico por imagem. Para que seu resultado seja correto e de qualidade, busque uma clínica especializada para fazer o exame.
Precisa fazer uma cintilografia? Então, solicite seu agendamento na Clínica CEU!