Os principais tipos de exames de imagem e quando são indicados

O avanço da tecnologia beneficiou a medicina de diversas formas. Em especial, nos exames de imagem. Com o aumento da qualidade nos resultados, essa técnica permite investigar alterações no organismo sem métodos invasivos. 

Os exames de imagem são indispensáveis para a análise clínica ser precisa e eficiente, contribuindo para prevenção e diagnóstico precoce. Conheça os principais tipos de exames por imagem e suas indicações.

Qual a importância dos exames de imagem?

Os exames por imagem são seguros, não-invasivos, e permitem que o médico tenha maior segurança em seus diagnósticos. Atualmente, podem ser feitos de diferentes formas, avaliando a região em que a doença está localizada e a extensão comprometida.

Essa possibilidade contribui para o diagnóstico precoce, melhorando as chances de cura. Por esse motivo, os exames de imagem são essenciais para garantir a assertividade do diagnóstico e auxiliar na escolha da conduta adequada para o tratamento.

Quais os principais exames de diagnóstico por imagem?

O setor de exames por imagem apresenta diversos tipos de análise. Cada modalidade conta com equipamentos e condições únicas que contribuem para que o médico faça o diagnóstico adequado. Conheça a seguir, os principais exames de diagnóstico por imagem. 

Tomografia computadorizada

A tomografia computadorizada é um tipo de exame de imagem que permite ao médico visualizar o corpo por seções transversais. Essas imagens são detalhadas, superando a qualidade de uma radiografia, por exemplo. 

Quando o quadro do paciente exige maior investigação, o médico recorre ao exame de tomografia. Além disso, permite confirmar diagnósticos de pneumonia, aneurisma, tuberculose, hemorragias, edemas cerebrais, tumores e mais.

Ressonância magnética

A ressonância magnética é um exame semelhante à tomografia, e obtém imagens transversais do corpo. No entanto, a ressonância faz a captação de imagens de tecidos moles, órgãos e tendões. 

Além disso, não utiliza radiação ionizante, e sim ondas de rádio com campo magnético. Dessa maneira, sem utilizar radiação, a ressonância magnética é considerada uma das formas de exame mais segurasA ressonância investiga e diagnostica tumores cerebrais, infecções de medula, infecções em articulação, lesões e rompimento de ligamentos, esclerose múltipla, e mais.

Raio-x

O raio-x, ou radiografia, é o exame de imagem mais comum em hospitais, clínicas e serviços de saúde. São diversos os motivos para a realização do exame, como avaliar a extensão de uma lesão. Além disso, o raio-x é feito para investigar suspeitas de fraturas, doenças diversas, principalmente patologias ósseas e doenças em regiões gástricas e pulmonares.

Mamografia 

A mamografia é um dos principais exames para avaliar a saúde das mamas. Feito pelo mamógrafo, esse exame de imagem usa baixa dose de radiação. A mamografia permite identificar malformações, anormalidade na região mamária e é fundamental para o diagnóstico do câncer de mama

Quando diagnosticada precocemente, a doença oferece grande chance de recuperação, assim como tratamento adequado. Desse modo, a mamografia pode ser fundamental para diminuir a mortalidade por câncer de mama em até 45%.

O Ministério da Saúde recomenda a mamografia para mulheres entre 50 a 69 anos anualmente, com intervalo máximo de 2 anos. Abaixo dos 40 anos, mulheres com nódulos palpáveis e suspeita de síndromes hereditárias devem fazer o exame que serve também para complementar diagnósticos.

Onde posso fazer exames de imagem em BH?

Para que os exames de imagem sejam feitos com qualidade, segurança, rapidez e respeito, é muito importante escolher uma clínica de diagnóstico por imagem com boa reputação, experiência e credibilidadePortanto, na hora de escolher uma instituição para fazer seu exame de imagem, é importante avaliar alguns fatores, como qualificação da equipe, selos e certificações, especializações e indicadores de qualidade. 

A Clínica CEU é uma instituição de diagnóstico por imagem com mais de 30 anos de experiência. Nosso corpo clínico é formado por especialistas preparados e atualizados para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. Atualmente, a CEU conta com equipamentos de qualidade específicos para os exames que realiza, com tecnologia de última geração. Entre os exames de imagem que a Clínica CEU disponibiliza, estão:

Esses foram os principais tipos de exames de imagem. Para fazê-los com segurança, qualidade e respeito, não deixe de buscar uma instituição especializada, com estrutura adequada e profissionais qualificados, como na Clínica CEU.

Está pronto para fazer seus exames de imagem? Então, faça o agendamento do seu horário na Clínica CEU agora mesmo! Você pode fazer isso sem precisar sair de casa!

2.9/5 - (16 votes)
Os principais tipos de exames de imagem e quando são indicados
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM