Duplex scan de membros inferiores: como é feito e para que serve?

A trombose consiste na formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias das pernas, bloqueando o fluxo de sangue, causando inchaço e graves complicações. Para detectar esse problema é utilizado o duplex scan, procedimento realizado em membros inferiores. Veja como ele é feito e o que pode ser diagnosticado por meio desse exame de imagem.

O que é duplex scan?

O nome duplex scan, do inglês, significa digitalização dupla. Esse é um método usado para avaliar o sistema vascular e fluxo sanguíneo, buscando anormalidades no corpo. Também conhecido por ecodoppler vascular ou ultrassonografia vascular, o duplex scan pode ser realizado em diferentes partes do corpo.

Ao unir a tecnologia doppler à imagem de ultrassom, o exame permite a visualização do interior de veias e artérias por meio de ondas sonoras emitidas na corrente sanguínea, tudo isso de forma indolor e não invasiva, sem o uso de radiação

Duplex scan arterial

O duplex scan arterial visa identificar focos de aterosclerose, placas de gordura que causam estreitamento das artérias. Assim, as principais maneiras de identificar esse problema é a inspeção das carótidas e artérias vertebrais e de artérias renais, mesentéricas e dos membros inferiores.

Duplex scan venoso

Já o duplex scan venoso tem como objetivo a análise das veias, identificando obstruções, como coágulos sanguíneos, em membros inferiores, condição chamada de trombose venosa.

A trombose venosa exige cuidado rápido e especial. Afinal, quando um desses coágulos se soltam, podem viajar pela corrente sanguínea até os pulmões, causando obstrução grave, chamada embolia pulmonar. Quando diagnosticada em tempo por meio do duplex scan de membros inferiores, pode ser tratada corretamente, evitando maiores prejuízos.

Para que serve o duplex scan de membros inferiores?

Como vimos, o duplex scan é realizado visando identificar alterações no sistema vascular. Desse modo, é possível constatar complicações e diagnosticar doenças relacionadas aos vasos e artérias, como:

  • aneurismas (dilatação anormal das artérias);
  • arterite (inflamação das artérias);
  • aterosclerose (lesões na parede interior das artérias);
  • angiomas (alterações de vasos sanguíneos finos);
  • tromboflebite (inflamação das veias);
  • varizes (dilatação das veias dos membros inferiores);
  • trombose (obstrução das veias por coágulo de sangue).

Dessa forma, o duplex scan de membros inferiores é indicado quando o médico precisa investigar as causas e inchaços e dores nas pernas, monitorar varizes e circulação do sangue, mapear veias em pré-operatórios, verificar a evolução de enxertos vasculares, e diagnosticar doenças.

Em indivíduos com o histórico de diabetes, hipertensão arterial, doença vascular periférica ou episódios anteriores de acidente vascular cerebral, o exame é altamente recomendado. Da mesma maneira, o duplex scan pode ser indicado para pessoas que apresentam problemas de tonturas que não foram diagnosticados.

Como é feito o exame?

O duplex scan é realizado da mesma forma que a ultrassonografia comum. O paciente deita em uma maca para que o médico, com o auxílio do transdutor, deslize o equipamento pelo local em que as imagens devem ser captadas, gerando-as na tela do aparelho. Isso porque, o exame pode avaliar com precisão diversos órgãos além dos membros inferiores, como rins, tireoide, coração, e outros.

Onde realizar o duplex scan?

O exame de duplex scan de membros inferiores pode ser realizado em hospitais e centros de diagnóstico por imagem, como a Clínica CEU, localizada em Belo Horizonte. Com equipe especializada e estrutura formada por equipamentos modernos, a clínica oferece excelência em atendimentos, garantindo resultados com precisão e rapidez.

Agora você conhece melhor duplex scan de membros inferiores, exame de grande importância para o diagnóstico de doenças vasculares e identificação de problemas relacionados às veias e artérias. Para garantir atendimento humanizado e de qualidade, além de segurança no resultado de seus exames, escolha uma clínica de diagnóstico capacitada, como a Clínica CEU.

Gostou deste post? Então, faça o agendamento online para seu exame de duplex scan agora mesmo!

5/5 - (1 vote)
Duplex scan de membros inferiores: como é feito e para que serve?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM