Você sabe a diferença entre o ultrassom Doppler e o duplex scan? Ambas técnicas são utilizadas para a investigação de alterações em veias, permitindo também a investigação de órgãos.
Desse modo, o Doppler e o duplex scan são fundamentais para a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento no tratamento de algumas doenças.
Neste artigo aprofundamos as informações a respeito e esclarecemos a diferença entre o Doppler e o duplex scan. Confira!
O efeito Doppler é muito utilizado na análise de fluxos, ou seja, para avaliar algo que esteja se movimentando no interior do corpo, como a avaliação do movimento do sangue no interior dos vasos sanguíneos.
Com o auxílio de uma fórmula matemática, é possível estimar qual a direção do fluxo sanguíneo, assim como outras informações como velocidade, índices de pulsatilidade e resistividade.
O ultrassom com Doppler é um exame similar ao ultrassom normal, com ondas sonoras emitidas diretamente nos tecidos e órgãos internos que produzem ecos capazes de gerar imagens em tempo real, facilitando o acompanhamento do profissional.
O efeito Doppler permite a visualização das imagens em movimento, auxiliando na avaliação do fluxo sanguíneo em áreas e órgãos específicos do corpo. Esse exame é prático, seguro e indolor e, diferente de outros, não utiliza radiação nem gera efeitos colaterais.
Normalmente, o uso do Doppler não é incluso em ultrassonografias. Por esse motivo, o exame deve ser solicitado de forma específica pelo médico. Entre os principais objetivos do uso do Doppler, estão:
O Doppler é um efeito utilizado em exames de imagem para avaliar o que está em movimento, como o fluxo sanguíneo, de forma rápida, indolor e não invasiva. Isso é possível devido às alterações nas frequências de ondas sonoras geradas pela movimentação das hemácias. Com essa observação, o médico pode identificar diferentes características do fluxo.
O duplex scan é uma técnica computadorizada que permite ao médico avaliar artérias e veias, identificando possíveis alterações. Utilizando ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea do paciente, é possível obter imagens para análise do funcionamento dessas estruturas. Esse exame é realizado da mesma forma como uma ultrassonografia normal.
De maneira precisa, o procedimento fornece resultados abrangentes, analisando órgãos como coração, tireoide, rins, e outras regiões, de acordo com o objetivo e a indicação do exame.
Dessa forma, a diferença entre o Doppler e o Duplex scan é a nomenclatura. Enquanto o Doppler é o efeito usado no exame, o Duplex scan é a técnica do exame em si. Afinal, Duplex scan e o ultrassom com Doppler são iguais.
O ultrassom com Doppler e o duplex scan podem ser realizados em hospitais e centros de diagnóstico por imagem. Em Belo Horizonte, por exemplo, o procedimento está disponível no Clínica CEU.
Agora você conhece melhor o efeito Doppler e co mo ele é utilizado no duplex scan, ou ultrassom com Doppler, para diagnosticar doenças relacionadas à vascularização, identificar alterações, fortalecer diagnósticos e auxiliar em exames pré-cirúrgicos. Para garantir o melhor resultado de seus exames e atendimento humanizado por uma equipe especializada, tenha certeza de escolher uma clínica de diagnóstico capacitada, como a CEU.
Gostou deste artigo? Então, realize o agendamento online para seu exame agora mesmo!