Qual a diferença entre Doppler e duplex scan?

Você sabe a diferença entre o ultrassom Doppler e o duplex scan? Ambas técnicas são utilizadas para a investigação de alterações em veias, permitindo também a investigação de órgãos.

Desse modo, o Doppler e o duplex scan são fundamentais para a prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento no tratamento de algumas doenças.

Neste artigo aprofundamos as informações a respeito e esclarecemos a diferença entre o Doppler e o duplex scan. Confira!

O que é Doppler?

O efeito Doppler é muito utilizado na análise de fluxos, ou seja, para avaliar algo que esteja se movimentando no interior do corpo, como a avaliação do movimento do sangue no interior dos vasos sanguíneos. 

Com o auxílio de uma fórmula matemática, é possível estimar qual a direção do fluxo sanguíneo, assim como outras informações como velocidade, índices de pulsatilidade e resistividade.

O ultrassom com Doppler é um exame similar ao ultrassom normal, com ondas sonoras emitidas diretamente nos tecidos e órgãos internos que produzem ecos capazes de gerar imagens em tempo real, facilitando o acompanhamento do profissional. 

O efeito Doppler permite a visualização das imagens em movimento, auxiliando na avaliação do fluxo sanguíneo em áreas e órgãos específicos do corpo. Esse exame é prático, seguro e indolor e, diferente de outros, não utiliza radiação nem gera efeitos colaterais.

Qual o objetivo do exame?

Normalmente, o uso do Doppler não é incluso em ultrassonografias. Por esse motivo, o exame deve ser solicitado de forma específica pelo médico. Entre os principais objetivos do uso do Doppler, estão:

  • a avaliação das funções cardíacas;
  • a identificação dos problemas vasculares em membros inferiores e superiores (pernas e braços);
  • o diagnóstico da trombose venosa profunda;
  • estimativa do risco de acidente vascular cerebral (AVC), bem como avaliação das sequelas em decorrência dele;
  • análise de alterações no fluxo sanguíneo durante a gestação (na gestante ou no bebê);
  • verificação da vascularização de tumores; 
  • investigação de sinais de alteração no fluxo sanguíneo para pernas, braços ou pescoço;
  • investigação de sintomas de doenças cardíacas, como fadiga sem causa aparente, falta de ar, inchaço nas pernas, pés e/ou abdome;
  • investigação para a presença de nódulos tireoidianos.

Qual a diferença entre o Doppler e o Duplex scan?

O Doppler é um efeito utilizado em exames de imagem para avaliar o que está em movimento, como o fluxo sanguíneo, de forma rápida, indolor e não invasiva. Isso é possível devido às alterações nas frequências de ondas sonoras geradas pela movimentação das hemácias. Com essa observação, o médico pode identificar diferentes características do fluxo.

O duplex scan é uma técnica computadorizada que permite ao médico avaliar artérias e veias, identificando possíveis alterações. Utilizando ondas ultrassonoras emitidas na corrente sanguínea do paciente, é possível obter imagens para análise do funcionamento dessas estruturas. Esse exame é realizado da mesma forma como uma ultrassonografia normal.

De maneira precisa, o procedimento fornece resultados abrangentes, analisando órgãos como coração, tireoide, rins, e outras regiões, de acordo com o objetivo e a indicação do exame.

Dessa forma, a diferença entre o Doppler e o Duplex scan é a nomenclatura. Enquanto o Doppler é o efeito usado no exame, o Duplex scan é a técnica do exame em si. Afinal, Duplex scan e o ultrassom com Doppler são iguais. 

Onde realizar os exames de Doppler e o duplex scan?

O ultrassom com Doppler e o duplex scan podem ser realizados em hospitais e centros de diagnóstico por imagem. Em Belo Horizonte, por exemplo, o procedimento está disponível no Clínica CEU.

Agora você conhece melhor o efeito Doppler e co mo ele é utilizado no duplex scan, ou ultrassom com Doppler, para diagnosticar doenças relacionadas à vascularização, identificar alterações, fortalecer diagnósticos e auxiliar em exames pré-cirúrgicos. Para garantir o melhor resultado de seus exames e atendimento humanizado por uma equipe especializada, tenha certeza de escolher uma clínica de diagnóstico capacitada, como a CEU.

Gostou deste artigo? Então, realize o agendamento online para seu exame agora mesmo!

5/5 - (1 vote)
Qual a diferença entre Doppler e duplex scan?
Zeit

LEIA TAMBÉM