A ultrassonografia, também conhecida como ultrassom ou ecografia, é um dos exames de diagnóstico mais comuns no cuidado da saúde e na prevenção de variadas doenças. Por meio da emissão de ondas sonoras de alta frequência não prejudiciais ao organismo, são geradas imagens em tempo real, que permitem a visualização de órgãos e estruturas internas.
Existem diversos tipos de ultrassom e, quando o exame é realizado com Doppler, é possível avaliar a circulação dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue do corpo. Esse tipo de exame serve para a investigação de anormalidades nos vasos sanguíneos, que podem gerar tromboses, varizes e aneurismas, e durante a gestação, para medir o fluxo de sangue da mãe para o feto.
Saiba mais sobre o ultrassom com Doppler, quais são suas indicações e quando realizá-lo.
O ultrassom com Doppler, ecografia com Doppler ou ecodoppler colorido, é muito similar ao ultrassom comum: ondas sonoras são emitidas diretamente nos órgãos e tecidos internos do corpo e os ecos produzidos nesse encontro geram imagens em tempo real, que podem ser acompanhadas pelo profissional e paciente. Ao permitir a visualização dessas imagens em movimento, o efeito Doppler é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo em áreas e órgãos específicos do corpo.
O método é indolor, prático e seguro. Diferentemente de outros tipos de exames de imagem, não utiliza de radiação e também não gera efeitos colaterais no paciente. A realização desse tipo de ultrassom deve ser feito a pedido do médico, responsável por avaliar qual o melhor método para cada caso.
Um dos principais motivos que leva o médico a solicitar a realização da ecografia com Doppler é a suspeita de alterações nos vasos sanguíneos, como estreitamento, dilatação ou oclusão. Essas alterações podem ocorrer em qualquer tecido do organismo e são capazes de gerar tromboses, aneurismas, varizes e até mesmo doenças coronarianas – responsáveis por limitar o fluxo sanguíneo para o coração.
Além disso, o médico pode pedir o exame com Doppler para avaliar o funcionamento do fluxo sanguíneo nas artérias e veias, mesmo quando não há indícios ou risco de doenças.
Esse tipo de exame também é muito utilizado durante a gestação. O Doppler fetal serve para avaliar o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, através da placenta.
Em função da praticidade e segurança em sua realização, existem diversos tipos de ultrassonografia com Doppler, que auxiliam na avaliação e no diagnóstico de variadas condições. Conheça os principais:
Como no ultrassom comum, para a realização do exame o paciente deita em uma maca e, com o auxílio de um gel, o profissional responsável desliza o aparelho sob a pele. As imagens são geradas em tempo real no aparelho televisor, podendo ser acompanhadas pelo paciente, que também leva o resultado impresso para avaliação do médico. O método é indolor e, na maioria dos casos, também não requer nenhum tipo de preparo.
Nesse post, apresentamos as principais características e usos do ultrassom com Doppler, um dos exames de imagem mais comuns no diagnóstico e na avaliação de estruturas internas do corpo. Para saber mais sobre seus tipos, confira a importância do ultrassom com Doppler na gestação.
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9