Check up médico de final de ano: você já fez o seu?

Para começar 2023 com o pé direito, é importante que sua saúde esteja em dia. Assim, realizar o check up médico de final de ano é fundamental. Realizar exames de rotina é a melhor maneira de garantir sua saúde e bem-estar para ter energia e encarar os desafios do ano novo.

A rotina atribulada pode fazer com que a saúde acabe em segundo plano. Desse modo, buscar atendimento e realizar o check up médico é uma forma de prevenir complicações e evitar o desenvolvimento de doenças. Continue a leitura para entender a importância desses exames!

Por que fazer um check up médico no final do ano?

Muitas doenças graves que acometem a saúde e qualidade de vida do indivíduo podem ser evitadas quando diagnosticadas com um check-up médico simples. 

Com exames de rotina, é possível identificar alterações no organismo que demonstram que algo não está funcionando como deveria. Assim, realizar exames preventivos todos os anos é essencial, e não só quando não está se sentindo bem. 

O check up médico permite acompanhar a saúde de pessoas com histórico de doenças na família e predisposição para alguma condição, evitando o desenvolvimento de alguma enfermidade  ou mesmo seu agravamento.

9 exames que não podem faltar no seu check up médico de final de ano

Os exames que devem ser realizados no check up médico são os mais comuns, usados para avaliar níveis de substâncias no sangue, urina, fezes, ou a formação de massas e alterações em formatos, como os exames de imagem. A seguir, listamos 9 exames que não podem faltar no seu check up médico de final de ano.

1. Hemograma

O hemograma, conhecido como exame de sangue, é um dos exames básicos no check-up médico. Esse teste é fundamental para verificar os níveis de glicemia, colesterol, triglicérides e outras alterações no organismo. Por meio dele é possível avaliar funções do fígado, analisar o ácido úrico, identificar a presença de diabetes, e prevenir doenças como artrite, gota e cálculos renais. 

2. Exame de urina e fezes

Os de fezes e urina também estão presentes no check up médico de final de ano. Esses exames podem oferecer informações importantes em relação ao estado fisiológico do organismo, como a prevenção de doenças sistêmicas e função de rins, como no exame de urina. Já o exame de fezes é essencial para avaliar a presença de parasitas, microorganismos e também bactérias que possam estar no organismo.

3. Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é o exame utilizado para detectar possíveis problemas cardíacos no indivíduo. Para aqueles que não apresentam histórico familiar, sua recomendação para fazer parte de um check-up médico anual é a partir dos 50 anos.

4. Avaliação ergométrica

Conhecido como teste de esforço, esse exame é uma forma de identificar alterações no ritmo cardíaco ocasionados por esforço e consiste em provocar o máximo de potência física sob supervisão. 

5. Ultrassom abdominal

O ultrassom abdominal é um exame utilizado para avaliar e diagnosticar possíveis alterações no fígado, rins, vesícula biliar, bexiga e também grandes vasos. De forma não invasiva, o ultrassom é realizado por meio da geração de ondas sonoras de alta frequência que ajudam a visualizar o conteúdo corporal. 

6. Raio-x de tórax

O raio-x de tórax também pode estar presente no check-up médico para analisar distúrbios e anormalidades de órgãos localizados na região torácica. Entre eles, os pulmões, ossos, coração e até mesmo vasos que estão nesta área.

7. Mamografia

Específico para o check-up médico de mulheres, a mamografia é um teste fundamental para realizar a detecção de câncer de mama e calcificações que podem gerar tumores malignos. É indicado anualmente para mulheres acima de 40 anos. Para aquelas que apresentam histórico familiar, o exame começa a ser indicado a partir dos 35 anos.

8. Papanicolau 

O papanicolau, conhecido como exame preventivo, este também é um teste exclusivo do check-up para mulheres. Ao ser realizado, pode auxiliar na detecção de infecções virais, bacterianas e fúngicas. Além disso, permite analisar as células do colo de útero, identificando possíveis formações malignas. Sua indicação deve ser feita a partir dos 18 anos, independente do histórico da paciente.

9. Dosagem do PSA

Exame específico para homens, a dosagem do antígeno prostático específico (PSA) é usado para diagnosticar o câncer de próstata de forma precoce, sendo também usado para o acompanhamento da doença e em seu pós-tratamento.

Onde fazer o seu check up de final de ano?

Para realizar os exames de rotina no final de ano, é preciso buscar uma clínica especializada. A Clínica CEU realiza diagnósticos médicos e exames de imagem com qualidade e excelência. 

Além disso, é referência no acompanhamento de gravidez e colocação do DIU e Implanon. Os procedimentos são realizados de forma rápida e segura, por uma equipe de profissionais qualificados e experientes, com foco no bem-estar e na comodidade de cada paciente.

Você conferiu no post de hoje a importância de realizar o check up médico de final de ano. Assim, é possível manter o bem-estar e qualidade de vida. Se você ainda não realizou seus exames de rotina, busque uma clínica especializada no assunto e comece o próximo ano com saúde!

Está pronto para fazer seu check up? Então, que tal fazer seu agendamento na Clínica CEU? É só fazer a seu agendamento online no site!

Rate this post
Check up médico de final de ano: você já fez o seu?
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM