Como cuidar da saúde mental e emocional em 7 dicas

Você sabe como cuidar da saúde mental e emocional? Ainda que algumas campanhas a respeito deste assunto sejam realizadas em alguns períodos do ano, é importante entender que os cuidados devem ser realizados constantemente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), somente no Brasil, 86% da população sobre com algum tipo de transtorno mental, envolvendo depressão, ansiedade, fobias e transtornos de personalidade. Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas que vão ajudar a entender como cuidar da saúde mental. Confira!

O que é saúde mental?

A saúde mental é o conceito usado pela psicologia para determinar a forma como as pessoas vivem em harmonia com suas habilidades, ambições, competências emocionais, objetivos, ideais e outros elementos. De acordo com o modo que administramos tais elementos em nossas vidas, podemos identificar reações saudáveis ou nocivas em nossa saúde mental.

Como cuidar da saúde mental

Saber como cuidar da saúde mental é fundamental para que o indivíduo consiga lidar com diferentes situações e emoções naturais e comuns do nosso convívio. Por isso, uma vez que a pessoa tenha saúde mental, poderá sentir-se bem consigo e com aqueles que estão a sua volta. 

Dessa forma, poderá conviver melhor em sociedade. Além disso, ter saúde mental evita o desenvolvimento de uma série de doenças que podem prejudicar também a saúde física. A seguir, conheça as principais dicas de como cuidar da saúde mental e emocional durante todo o ano.

1. Cuide da saúde física

Muitos acreditam que a única opção para reverter transtornos mentais é o uso de medicamentos. Afinal, nem todos não conhecem o impacto das atividades físicas para a saúde mental.

As atividades físicas contribuem para a capacidade cognitiva, fornecendo mais energia e aumentando a autoestima. Além disso, a liberação de endorfina durante os exercícios, conhecido popularmente como hormônio da felicidade apresenta diversos benefícios, contribuindo para sensações de bem-estar e conforto, melhorando o humor e à saúde. Desse modo, é importante saber como cuidar da saúde mental com uma rotina que inclua:

2. Tenha boas relações

Outra dica de como cuidar da saúde mental é cultivar bons relacionamentos. Busque estar próximo de pessoas que você ama e te fazem bem, como familiares e amigos. Manter bons relacionamentos é fundamental para viver de forma prazerosa, além de trazer sentido para nossa vida.

3. Valorize os momentos de lazer

Os momentos de lazer são muito importantes para manter a saúde mental e emocional, sejam eles como seus familiares, amigos, animais de estimação ou mesmo sozinho. Aposte em atividades que tragam alegria, como dançar, ler, desenhar, conversar, jogar ou outras opções que possam levar seus pensamentos para longe das preocupações. 

4. Diminua o tempo online

Com o avanço da tecnologia e a rapidez das informações, é muito comum passar algumas horas diante das telas do computador ou celular diariamente. No entanto, isso pode facilmente se tornar nocivo para a saúde mental. 

No lugar de passar muito tempo observando a vida de alguém que você acredita ser perfeita, busque encontrar sua própria felicidade de forma real. Diminua o tempo diário nas redes sociais e comece a programar atividades que tragam prazer e satisfação, com pessoas que realmente importam para você.

5. Estabeleça objetivos

Uma das formas de tornar nossa vida mais agradável é viver com um propósito. Isso porque, é importante ter uma ou mais motivações para sair da cama, trabalhar, estudar, manter relações, executar tarefas e outras atividades.

Então, avalie suas metas e objetivos e tenha sempre em mente o que você gostaria de alcançar. Essa é uma dica importante de como cuidar da saúde mental. Afinal, a realização de pequenas metas ao longo do caminho contribui para continuar seguindo.

6. Priorize seu sono

É comum deixar de dormir algumas horas para poder terminar um trabalho ou mesmo aproveitar um tempo de lazer. No entanto, as noites mal dormidas são a causa da indisposição, mente inquieta, mau-humor e dificuldades para concentração, prejudicando até mesmo o raciocínio lógico.

Portanto, uma dica importante de como cuidar da saúde mental é garantindo horas de sono de qualidade. Procure dormir entre 7 a 8 horas por dia. Assim, sua mente estará relaxada e mais eficiente para as próximas atividades de sua rotina.

7. Tenha ajuda profissional

Por fim, contar com ajuda de um profissional é uma tão importante quanto as dicas anteriores. Mantenha a atenção em si e, ao perceber que existem dificuldades em lidar com certas emoções e frustrações, não existe em buscar ajuda. 

Entender o papel da saúde mental para nossa vida é a melhor forma de nos convencer sobre a importância de seguir as dicas acima. Afinal, saber como cuidar da saúde mental e emocional garante melhor qualidade de vida, bem-estar e também longevidade!

Gostou das dicas acima? Então, confira também 7 dicas para melhorar a memória e manter o cérebro jovem!

4.9/5 - (67 votes)
Como cuidar da saúde mental e emocional em 7 dicas
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM