Cuidados com a saúde no verão: 8 dicas importantes para enfrentar a estação sem perder o humor

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano em que muitos resolvem descansar e aproveitar para curtir as férias no calor e clima quente. No entanto, é nessa época que as queimaduras, infecções e outras doenças acabam aparecendo com mais frequência. Isso acontece devido à falta de cuidados com a saúde no verão

Para não acabar com a curtição antes do esperado, é preciso ter atenção e se proteger do sol, da desidratação e de outros perigos que podem transformar seu divertimento em um verdadeiro pesadelo. Para não cair nas ciladas dessa estação, confira a seguir as 8 coisas que você deve saber sobre cuidados com a saúde no verão que separamos para você!

8 coisas que você deve saber sobre cuidados com a saúde no verão

É durante a estação mais esperada que muitos excessos acabam acontecendo. Para evitá-los e garantir que seu descanso seja tranquilo e sem maiores preocupações, confira as dicas a seguir para colocar em prática!

1. Fique longe do limão

Assim como outras frutas cítricas, o limão possui uma substância que acaba provocando manchas na pele. Quando essa substância entra em contato com o sol, ela se torna fototóxica, causando além de manchas e queimaduras que podem ser muito graves. 

Por isso, um dos cuidados com a saúde no verão que você deve ter é evitar o consumo de limão e a exposição solar. Sempre que tiver contato com essa fruta, não se esqueça de levar bem as mãos e os locais que tiveram contato com o sumo com água e sabão. 

2. Abuse do protetor solar (e de roupas com fotoproteção)

O protetor solar não é um creme qualquer que deve ser aplicado somente uma vez ao dia. Ele será o responsável por manter sua pele longe dos raios ultravioletas B (UVB), completamente nocivos à nossa saúde.

Por isso, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas. Esse intervalo pode ser ainda menor caso você esteja em contato com a água. Além disso, o ideal é aplicar o produto por, pelo menos, 30 minutos antes da exposição ao sol.

Uma alternativa muito interessante e que pode proteger, assim como o filtro solar, são as roupas com fotoproteção. Elas são eficientes e são recomendadas principalmente para crianças, diminuindo a exposição aos raios solares e garantindo o conforto.

 

3. Tenha cuidado com a alimentação

Diferente do clima frio, o calor é responsável por reduzir nosso gasto de energia para manter a temperatura do corpo. Dessa forma, o organismo precisa de menos ingestão de calorias, ação que diminui a fome durante o verão. Por esse motivo, muitas vezes deixamos de comer no momento certo, aumentando o tempo dos alimentos fora da refrigeração. 

O calor compromete a conservação desses alimentos e facilita a proliferação de microorganismos, resultando muitas vezes na intoxicação alimentar. Para evitar que isso ocorra, outra dica de cuidados com a saúde no verão é evitar a exposição de alimentos ao calor, mantendo-os sempre em refrigeração constante, e tenha uma alimentação leve e rica em vitaminas e nutrientes como frutas, verduras e vegetais, evitando a ingestão de ultraprocessados.

4. Evite nadar logo após comer

Ainda que muitos acreditem que esse é um grande mito, nadar logo após comer pode ser prejudicial à saúde, assim como qualquer outro exercício como correr ou pedalar. Ao realizar uma refeição leve, deve-se esperar, no mínimo, 40 minutos antes de entrar na água. 

Afinal, durante esse período o organismo estará concentrado em digerir os alimentos, concentrando o fluxo sanguíneo no estômago. Quando nos exercitamos, o corpo passa a priorizar essa distribuição para os músculos, retardando a digestão e aumentando as chances de indigestão, que pode causar náuseas, vômito e desmaio. 

5. Não fique muito tempo com roupa de banho molhada

Muito comum durante o verão é o uso de piscinas ou banhos de mar. No entanto, manter a roupa de banho molhada durante longos períodos do dia é algo que deve ser evitado, afinal, a umidade que fica em contato com a região genital acaba tornando a área favorável para o desenvolvimento de microorganismos

 Isso facilita infecções e o desenvolvimento de doenças como a candidíase. Entre os cuidados com a saúde no verão, devemos também evitar que isso aconteça levando sempre uma troca de roupa caso você tenha intenção de se molhar.

6. Não esqueça de proteger os olhos

Algo muitas vezes negligenciado por nós mesmos é a proteção dos olhos durante o verão. Muitas vezes esquecemos de utilizar óculos escuros, ou mesmo usamos réplicas que não oferecem proteção alguma e podem ser mais prejudiciais que não usar nada para proteger os olhos. Isso acontece porque com óculos sem filtro, a pupila se dilata na presença de pouca luz

Contudo, a ação dos raios UVB também agridem os olhos e, como as lentes sem filtro não absorvem a claridade, os olhos se enganam, e acabam absorvendo toda a luz. O indicado é usar óculos com filtro nas lentes, evitando a exposição direta ao sol.

7. Cuidado com a bebida alcoólica em excesso

As bebidas alcoólicas, muito consumidas durante o verão, acabam causando grande desidratação no corpo. Elas inibem a ação do hormônio antidiurético que faz a regulação do nosso organismo, por esse motivo, quando bebemos, também urinamos com mais frequência, perdendo água e sais minerais. O ideal é manter um consumo equilibrado e intercalar a bebida alcoólica sempre com água.

8. Não esqueça de beber água

Por fim, um dos principais cuidados com a saúde no verão que você deve ter é com a ingestão de líquidos. A transpiração aumenta de forma considerável no verão, com o objetivo de diminuir a temperatura do nosso corpo. 

Dessa forma, acabamos desidratando com mais frequência. Essa ação associada ao consumo de bebida alcoólica em excesso, pode causar graves problemas ao organismo. Por isso, é fundamental ingerir de 3 a 4 copos de água a mais do que o indicado, fazendo o consumo de mais de 2 litros de água por dia.

Entre as crianças, é preciso ter atenção em relação a esse consumo. Muitas vezes pensamos que a ingestão de sucos e refrigerantes pode ser uma maneira de garantir a hidratação, contudo, esses produtos apresentam grandes quantidades de açúcar e sódio, contribuindo para a desidratação. Por isso, nada deve substituir o consumo de água.

Hoje, você conheceu 8 coisas que precisava saber para garantir os cuidados com a saúde no verão e enfrentar essa estação sem perder o humor. Coloque as dicas em prática e curta seus momentos em família com saúde e bem-estar!

Você gostou destas dicas? Então, que tal conhecer também o papel da vitamina D para nossa imunidade?!

Rate this post
Cuidados com a saúde no verão: 8 dicas importantes para enfrentar a estação sem perder o humor
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM