Alimentos ricos em vitamina C: conheça os principais!

Para melhorar o sistema imunológico e estar com a saúde em dia, ter uma dieta equilibrada com alimentos ricos em vitamina C é essencial. Além dos benefícios tão conhecidos, como a prevenção de gripes e resfriados, a vitamina C é uma substância que ajuda o organismo na formação de ossos, músculos, tendões, pele e até vasos sanguíneos. 

Médicos e especialistas recomendam a ingestão diária de 75 mg de vitamina C para mulheres e de 90 mg para homens. No entanto, esse nutriente não é produzido pelo nosso corpo. Consequentemente, a ingestão de alimentos ricos em vitamina C deve ser diária para que as vantagens que o nutriente oferece estejam presentes. Isso é exatamente o que mostra a Organização Mundial da Saúde (OMS).  A entidade prioriza o consumo diário de 5 a 9 porções de frutas, verduras e hortaliças oferece a quantias necessária da vitamina.

Por isso, na leitura de hoje, você vai conhecer quais os principais alimentos ricos em vitamina C que podem contribuir para melhorar sua saúde e qualidade de vida. Não deixe de acompanhar o nosso artigo!

O que é a vitamina C?

O ácido ascórbico, popularmente conhecido como vitamina C, é uma substância hidrossolúvel naturalmente presente em alimentos como frutas, verduras e legumes.

Como os alimentos ricos em vitamina C aumentam a imunidade?

Os alimentos ricos em vitamina C são responsáveis por auxiliar na produção de glóbulos brancos, células de defesa do sistema imunológico, que têm como função combater microrganismos e estruturas estranhas.

Além disso, o nutriente também eleva os níveis de anticorpos no organismo. Dessa forma, fortalecendo o sistema imunológico e mantendo o corpo protegido de doenças.

A vitamina C também auxilia na prevenção de anemia ao melhorar a absorção de ferro no organismo. 

Conheça os principais alimentos ricos em vitamina C

Ter uma dieta com alimentos ricos em vitamina C não é um desafio. Afinal, a culinária brasileira é rica em frutas, verduras e vegetais que oferecem altas quantidades do nutriente.

Por isso, uma alimentação equilibrada com refeições completas é a melhor maneira de adquirir a substância.

Veja, a seguir, os alimentos com maiores quantidades de vitamina C para introduzir na sua rotina.

Acerola

A acerola é uma fruta típica do Brasil e muito rica em vitamina C. Ou seja, apenas uma unidade já é suficiente para suprir a necessidade diária mínima de 90mg. Além disso, três unidades junto com as refeições aumentam de forma significativa a absorção de ferro no organismo.

Caju

O caju é um dos alimentos ricos em vitamina C que oferecem inúmeros benefícios para a saúde. A principal função do caju no organismo é diminuir a atuação dos radicais livres da vitamina C associada à alta presença de zinco. 

Tomate

O tomate é um alimento comumente ingerido no dia a dia dos brasileiros. Puro ou como acompanhamento, é um dos aliados no momento de complementar o consumo diário de vitamina C. Duas unidades equivalem a 90 mg.

Espinafre

O espinafre é uma das verduras responsáveis por turbinar o organismo não só com vitamina C. Mas, também com uma série de outros nutrientes, como cálcio, fósforo, potássio, vitamina A e magnésio.

Laranja

Muito conhecida pela sua quantidade de vitamina C, a laranja é um alimento muito acessível que pode complementar o consumo diário do nutriente com apenas uma unidade.

No entanto, o indicado é que seu consumo seja feito in natura, e não em forma de suco.

Couve

A couve é um dos alimentos ricos em vitamina C que pode ser consumido de diversas formas. Além de preparada crua, em forma de salada, pode ser refogada, assada e também ingerida como suco.

Em suma, cada 100 gramas da couve equivale a 103 mg de vitamina C, mais do que a dose diária exigida.

Manga

Ainda que muitos não saibam, a manga é uma fruta rica não só em vitamina C, mas também com boas quantidades de vitaminas B, A, E e K. Por isso, é um alimento que auxilia no funcionamento do organismo de forma geral.

Pimentão amarelo

Além de ótimo complemento para refeições, o pimentão pode ser usado como tempero ou prato principal. Todos os tipos são ricos em vitamina C. Entretanto, o amarelo é o pimentão que possui maiores concentrações do nutriente. Ou seja, 189 mg para cada 100 gramas do legume. 

Brócolis

Por fim, o brócolis é outro dos alimentos ricos em vitamina C que devem estar presentes no cardápio diário para quem deseja melhorar a saúde. Assim, aumentando a imunidade e melhorando o funcionamento do intestino. Além disso, o alimento previne a artrite e traz benefícios para o coração e cérebro. 

Conclusão

Você acompanhou os principais alimentos ricos em vitamina C, a vitamina necessária que pode ser encontrada facilmente em alimentos comuns da dieta do brasileiro. Para garantir imunidade e qualidade de vida, mantenha uma alimentação balanceada e saudável com os itens acima.

Gostou destas informações de hoje? Elas foram úteis para você? Conte para a gente nos comentários abaixo! confira também 6 dicas valiosas para fortalecer o organismo durante o verão!

4.2/5 - (12 votes)
Alimentos ricos em vitamina C: conheça os principais!
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM