8 dicas para aproveitar o carnaval com saúde

Para muitas pessoas o carnaval é a melhor época do ano. Os blocos de rua movimentam milhões de brasileiros e turistas, que aproveitam o feriado para se divertir. No entanto, esse também é um período de alto risco nas estradas, excessos e descuidados que, no mínimo, podem trazer uma boa ressaca.

Será, então que é preciso deixar a folia? É claro que não! Há muitas dicas para aproveitar o carnaval com saúde e voltar para casa tranquilo. 

Quer saber quais são? Continue a leitura e confira 8 ítens indispensáveis para cuidar da saúde no feriado.

Boa leitura!

8 dicas para aproveitar o carnaval com saúde

Vamos falar de cuidados básicos que te acompanham no dia a dia, mas que no calor da festa você pode ter esquecido. 

Mas, antes, é muito importante ressaltar que conhecer os seus limites e saber aquilo que te faz bem e mal é pré-requisito antes de sair para a rua!

Por isso, nada de excessos, respeite seu corpo!

1. Use roupas leves e que garantam a sua mobilidade

Todo mundo gosta de uma boa fantasia, que represente seus gostos e estilo. O carnaval é esse momento de colocar para fora toda a criatividade, mas cuidado: não deixe de lado seu conforto.

Lembre-se de que você provavelmente vai andar bastante, pular e dançar. Por isso, pense leve e nada de panos muito grossos, que podem esquentar pinicar e até machucar. Evite também os tecidos sintéticos, que dificultam a transpiração e cortes muito apertados, sobretudo nos pontos de dobra do seu corpo – joelho, cotovelos, cintura etc.

2. Invista em calçados resistentes e confortáveis

Seus pés com certeza são os que mais vão sentir os efeitos do feriado. Portanto, você deve garantir que eles estejam o mais confortável possível!

Evite saltos muito altos, finos e sem a plataforma da frente, isso vai livrar você de dores desnecessárias. Também não é recomendável o uso de chinelos, pois eles podem arrebentar facilmente, além de deixar os membros desprotegidos.

O ideal é investir num calçado com solado resistente, impermeável e antiderrapante. Os tênis são as melhores opções para a festa.

3. Hidrate-se muito, mas muito mesmo

No meio da folia beber água pode ser a última coisa que você se lembre de fazer, só que no dia seguinte aquela boa dor de cabeça não te deixa esquecer, não é mesmo?

Esse ponto não tem discussão, hidrate-se sempre por diversos motivos: você vai suar muito, se expor ao sol e provavelmente ingerir bebidas alcoólicas. A proporção ideal é 100 ml de água a cada 350 ml de cerveja, portanto se você vai beber destilados, a hidratação deve ser dobrada.

A água auxilia o processamento que o fígado faz do álcool, o que reduz as consequências da intoxicação. Por isso, não se esqueça da garrafinha!

4. Compre um bom protetor solar e não saia de casa sem ele

Não é só para o carnaval, mas nessa data você precisa redobrar sua atenção. Aposte num protetor solar com fator de proteção alto e de acordo com o seu tipo de pele.

O protetor solar não somente evita que você fique todo queimado no dia seguinte, como também diminui as chances de contrair o câncer de pele, que é o tipo de câncer com maior incidência no Brasil e no mundo.

5. Alimente-se bem

É muito comum, no calor da folia, ingerir alimentos de baixo fator nutricional. Isso é um erro. Lembre-se que seu corpo está exposto a muitos tipos de perigos e um sistema imunológico baixo é a porta de entrada principal para várias doenças.

Faça pelo menos 3 alimentações ricas durante o dia: tome um bom café da manhã, almoce – comida mesmo, nada de junk food – e jante para dormir bem nutrido. Como o carnaval acontece no verão, não deixe de lado frutas, sucos e verduras – bem higienizadas!

Sabe aquela bolsinha com o protetor solar e a garrafinha de água? Ela também deve ter uns lanchinhos de emergência, como barrinhas de cereal ou frutas!

6. Leve uma capa de chuva e esteja preparado para se molhar

É por isso que você deve andar com sapatos impermeáveis, mas não deixe de colocar na bolsa uma boa capa de chuva.

O verão brasileiro é conhecido por ser quente e úmido, então as chances de pegar uma boa chuva são grandes. Nesses momentos, o primeiro a se fazer é buscar um lugar seguro e seco para se abrigar. Com tantos casos de enchentes acontecendo no Brasil, todo cuidado é pouco!

7. Carregue seus documentos atualizados

Isso é importante para a sua saúde? Demais!

Os documento de identificação ajudarão as autoridades a contatar sua família, em casos de emergência. Além disso, vale anexar à eles anotações como seu tipo sanguíneo, breve histórico médico, alergias e medicamentos em uso!

8. Descanse

No calor de aproveitar a folia, provavelmente a última coisa que você vai querer é parar para descansar, mas não caia nessa!

Seu corpo precisa de descanso para repor as energias, assim você até aproveita mais o carnaval. Muitas vezes, uma pausa de alguns minutos basta para repor suas energias por algumas horas, mas o sono da noite não pode ser substituído.

Quando fizer a pausa, tire os sapatos, coloque os pés para cima para ajudar na circulação sanguínea, e descanse a cabeça em superfície confortável, deixando-a sempre acima da altura do estômago.

Seguir essas dicas para aproveitar o carnaval com saúde fará o seu feriado melhor, pode ter certeza! Por último é importante ressaltar: se manifestada qualquer suspeita de doença ou mal estar constante, procure auxílio médico.

Evitar problemas de saúde deve ser sua principal preocupação, seja neste carnaval ou em qualquer outro evento. O verão é uma época muito boa para curtir, mas existem alguns cuidados essenciais para prevenir doenças na estação. Confira quais são os cuidados para prevenir doenças no verão.

4.1/5 - (7 votes)
8 dicas para aproveitar o carnaval com saúde
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM