Implanon: saiba tudo sobre o método contraceptivo

Anualmente, mais de 500 mil abortos clandestinos são realizados, segundo a Pesquisa Nacional do Aborto, colocando em risco a vida de muitas mulheres. Esse cenário pode ser alterado com a introdução de métodos contraceptivos, como o Implanon. 

Esse implante anticoncepcional é um dos métodos mais indicados para evitar a gravidez indesejada e pode ser usado por mulheres em diferentes faixas etárias. A seguir, conheça melhor o Implanon e saiba onde encontrar em Belo Horizonte esse método!

O que é o Implanon?

O Implanon é um anticoncepcional implantado no corpo da mulher. Ele consiste em uma cápsula de 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, com tamanho semelhante a um palito de fósforo.

O anticoncepcional contém o hormônio etonogestrel, derivado da progesterona, e tem como função impedir a liberação do óvulo no ovário, além de alterar a secreção do muco no colo do útero, dificultando a entrada dos espermatozoides. 

Introduzido embaixo da pele da mulher por um aplicador descartável, o Implanon tem eficácia garantida, superando outros métodos contraceptivos, como a ligadura de trompas, anticoncepcionais orais e o Dispositivo Intrauterino (DIU).

Como funciona?

O Implante é inserido no antebraço da mulher, liberando continuamente o etonogestrel na corrente sanguínea. Esse hormônio bloqueia a ação dos ovários e impede a liberação dos óvulos, aumentando a hostilidade do muco cervical, que passa a ser mais espesso. Isso reduz a motilidade do espermatozoide e dificulta a fecundação.

8 dúvidas respondidas sobre o Implanon

Uma das grandes dúvidas relacionadas ao Implanon é sobre sua aplicação. Apesar de parecer algo complexo, o implante é fácil de ser aplicado e removido, e pode ser retirado assim que a mulher apresentar o desejo de ter uma gestação. A seguir, confira outras dúvidas que reunimos a respeito do Implanon.

1. Como o Implanon é aplicado?

A inserção do Implanon ocorre em uma clínica especializada ou consultório médico. O procedimento é feito com anestesia local de forma rápida e praticamente indolor. No entanto, pode causar um leve desconforto.

Recomenda-se que a paciente esteja no período menstrual. Para as lactantes, é necessário terminar o puerpério – período de 60 dias após a gravidez. Além disso, é preciso descartar qualquer hipótese de gravidez para a aplicação do Implanon.

2. É preciso preparo especial para a inserção do Implanon?

Não. O procedimento de inserção do Implanon não exige nenhum preparo, somente que a mulher descarte a hipótese de uma gestação.

3. Para quem o Implanon é indicado?

O Implanon é recomendado para mulheres que buscam um contraceptivo confiável, visto que o método apresenta 99% de eficácia. De maneira geral, o Implanon é recomendado por médicos para mulheres que esquecem o uso de controle diário, semanal ou mensal, como no caso de contraceptivos orais. 

Além disso, o implante é indicado para mulheres com contraindicação do uso de anticoncepcionais à base de estrógeno, para quem sofre com sintomas de tensão pré-menstrual e mulheres que estão no período pós-parto, na fase de amamentação.

4. O Implanon causa efeitos colaterais?

O Implanon pode apresentar efeitos colaterais após a inserção, mesmo após o período de adaptação. Entre as reações adversas, mesmo que não sejam frequentes, estão:

  • aumento da oleosidade da pele;
  • discreto aumento de peso;
  • sensibilidade das mamas;
  • alterações no humor;
  • diminuição da libido;
  • dores abdominais;
  • manchas na pele;
  • dores de cabeça;
  • acne.

5. O Implanon protege contra ISTs?

O uso do Implanon não protege o organismo contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Apenas a camisinha, um método de barreira, é capaz de ter uma proteção eficaz contra as ISTs.

6. Vou deixar de menstruar com o Implanon?

Uma vez instalado o Implanon, a mulher entra na fase de adaptação. Esse tempo pode durar de 3 a 6 meses e vai afetar o funcionamento do organismo. Por isso, é preciso ter um pouco de paciência. Pode ocorrer a irregularidade menstrual e escapes de sangue fora do período. Após a adaptação, a mulher pode deixar de menstruar, apresentar sangramentos irregulares, ou menstruar em volume menor.

7. Qual o tempo de ação do Implanon?

O tempo de ação média do Implanon é de até 3 anos, podendo variar entre 6 meses e também 1 ano.

Qual o local mais seguro em BH que implanta o Implanon?

A Clínica CEU é referência em diagnóstico por imagem na cidade de Belo Horizonte e trabalha com equipamentos modernos e equipe profissional qualificada para a realização de exames e realização de procedimentos como a aplicação do Implanon.

Localizadas na Região Hospitalar de BH, a unidade matriz fica na Av. Francisco Sales, 1.656, no bairro Funcionários. 

 

Você pôde conhecer melhor o Implanon, método contraceptivo com 99% de eficácia. Se você está buscando um lugar em Belo Horizonte para a aplicação do dispositivo, a Clínica CEU é a melhor opção.

 

Está pronta para esse procedimento? Então, solicite seu horário na Clínica CEU de forma rápida e on-line aqui!

Rate this post
Implanon: saiba tudo sobre o método contraceptivo
Zeit

LEIA TAMBÉM