O que verificar ao procurar uma clínica de imagem

Um exame de imagem é um tipo de avaliação clínica que permite aos médicos examinar o interior do corpo do paciente. Ao procurar uma clínica de imagem, você encontra os principais tipos de exame:

Eles são extremamente importantes para os processos de diagnóstico e tratamento de diversas doenças, além do acompanhamento da gravidez e também para a manutenção da saúde dos pacientes.

Por serem tão importantes, os exames de imagem devem ser realizados em clínicas especializadas e qualificadas, com profissionais de confiança. Por isso, ao procurar uma clínica de imagem, muitas dúvidas e questões podem ocorrer aos pacientes.

Quando um paciente vai a uma clínica para realizar exames de imagem, ele precisa se certificar de que se trata de uma empresa de confiança, qualificada, e que cumpre certos requisitos. Só assim é possível garantir um ótimo atendimento e resultados assertivos nos exames.

O que observar ao procurar uma clínica de imagem

A escolha de uma boa clínica de imagem é imprescindível para que o exame seja realizado da melhor forma, desde o atendimento até a assertividade dos resultados.

Para fazer uma escolha certeira ao procurar uma clínica de imagem, é importante observar alguns fatores que podem indicar a qualidade da empresa, como:

  • Equipe qualificada;
  • Médicos especializados;
  • Atendimento de qualidade, que garanta ao paciente as explicações necessárias para a realização do exame;
  • Selos e certificações;
  • NPS na zona de excelência;
  • Equipamentos tecnológicos em ótimo estado e de última geração;
  • Ótima estrutura;
  • Transparência acerca dos direitos e deveres do paciente.

Alguns indicadores importantes podem ajudar nesse processo de procurar uma clínica de imagem. Confira alguns deles:

Legislação

Antes de mais nada, ao procurar uma clínica de imagem, é preciso saber se a organização segue as diretrizes do Ministério da Saúde, sendo as principais legislações as seguintes:

  • RDC nº 50/2012 da Anvisa, que diz respeito ao regulamento técnico para planejamento, elaboração, programação e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos de saúde;
  • Portaria 453/98 do Ministério da Saúde, que aborda as exigências dos projetos de construção ou reforma da clínica, além de dados sobre as inspeções e autoridades sanitárias, inspeções e também fala do regulamento técnico e diretrizes básicas no caso de clínicas que prestem serviços radiológicos;

Essa legislação garante que o estabelecimento da clínica esteja devidamente organizado desde a sua construção e que a manutenção e a avaliação estejam em dia.

Acreditações

Ao procurar uma clínica de imagem é muito importante que o paciente observe a acreditação dos estabelecimentos.

A acreditação é um tipo de avaliação e certificação. Ela tem como objetivo promover a segurança e a qualidade da assistência e do atendimento no setor da saúde, através de padrões e requisitos definidos previamente.

Entre as principais acreditações está a realizada através da  metodologia ONA, da Organização Nacional de Acreditação. Ela é a única no Brasil que acredita em variados níveis. Isso ajuda as organizaçõe a se desenvolverem com segurança nos processos, com maturidade institucional e gestão integrada.

Os níveis de acreditação ONA são os seguintes:

  • Acreditado, em que a organização cumpre ou supera 70% ou mais dos padrões de segurança e qualidade definidos pela ONA;
  • Acreditado Pleno, em que a organização atende dois critérios: cumprir ou superar em 80% ou mais os padrões de segurança e qualidade e cumprir ou superar em 70% ou mais os padrões de gestão integrada;
  • Acreditado com Excelência, em que a organização atende aos critérios citados nos níveis anterior, além de cumprir ou superar em 70% ou mais os padrões de Excelência em Gestão.

Satisfação do cliente

Um outro critério que deve ser observado ao procurar uma clínica de imagem são os níveis de satisfação do cliente. Um dos índices que mede esse tipo de fator é o Net Promoter Score, também conhecido como NPS.

Essa metodologia tem o objetivo de mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de empresas de qualquer tipo, inclusive clínicas de saúde e de imagem.

A acreditação e a certificação ONA, citada anteriormente, aceita o NPS como pesquisa, e utiliza os relatórios de satisfação de cliente com essa metodologia para emitir seus certificados e acreditar as organizações.

Conheça a Clínica CEU

Em Belo Horizonte, a Clínica CEU Diagnósticos possui a acreditação ONA. A organização conta com uma infraestrutura e equipamentos de ótima qualidade e última geração, além de uma equipe especializada.

E esse grau de excelência vem desde a origem da clínica. Ela foi fundada em 1987, por cinco médicos de diferentes especialidades, como medicina interna, ginecologia e obstetrícia. Desde o início a organização tem como base a ética, a tecnologia de ponta, e a busca constante de conhecimento científico para melhor atender os pacientes com serviços de diagnóstico por imagem.

Atualmente, a Clínica CEU continua com seus valores e com grande comprometimento na composição de seu corpo clínico em todas as suas unidades.

Agora que você já sabe o que deve verificar ao procurar uma clínica de imagem e como a Clínica CEU cumpre com excelência esses critérios, aproveite e marque agora os seus exames!

O que verificar ao procurar uma clínica de imagem
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM