O DIU, dispositivo intrauterino, é uma das medidas contraceptivas mais eficazes. Com alta taxa de eficiência e baixa contraindicação, a inserção do DIU auxilia milhares de mulheres na prevenção da gravidez não planejada.
Contudo, muitas ainda apresentam dúvidas sobre o método. Não exatamente por sua eficácia, mas a respeito de sua relação com o organismo. A desinformação acaba aumentando os mitos sobre o período após a inserção do dispositivo, motivo pelo qual mulheres evitam o contraceptivo. Por isso, esclarecemos o assunto na leitura a seguir. Continue conosco para conferir!
O DIU é um dispositivo pequeno e flexível, desenvolvido para ter efeito anticoncepcional a longo prazo. Reversível, é inserido pelo médico no interior da cavidade uterina, de onde exerce efeito contraceptivo. Os principais tipos são o não hormonal, também conhecido como DIU de cobre, e o Mirena, dispositivo que leva o hormônio levonorgestrel, derivado da progesterona.
A inserção do dispositivo é simples e rápida, durando em média 15 minutos. Esse procedimento pode ocorrer no próprio consultório médico, visto que a inserção não precisa de sedação ou internação. No entanto, em alguns casos, conforme a paciente, a técnica também pode utilizar sedação.
Além das dúvidas sobre o dispositivo, a inserção e o período após a inserção também provocam questionamentos e mitos muitas vezes, causando insegurança e medo em mulheres que gostariam de aderir a esse método. Por isso, reunimos as principais informações equivocadas sobre o assunto e esclarecemos para você.
Mito. O DIU foi desenvolvido de forma que a mulher não sinta sua presença no útero. Durante o procedimento e logo após sua inserção, é natural que a mulher tenha algum desconforto. Entretanto, depois de alguns dias, o organismo se adapta ao dispositivo. Assim, caso a mulher sinta dor ou desconforto após o primeiro mês com o DIU, é importante retornar ao ginecologista para verificar o posicionamento do dispositivo.
Mito. Nenhum método contraceptivo pode garantir eficácia total, nem mesmo cirúrgicos, como a vasectomia ou laqueadura. O dispositivo é um dos métodos mais eficazes. Contudo, não pode ser considerado 100% seguro visto que algumas variáveis podem ocorrer, como o mal posicionamento ou a troca do dispositivo hormonal fora do prazo.
Verdade. O DIU não provoca desconforto na mulher, nem mesmo durante a relação sexual. O dispositivo é formado por um pequeno fio que deve ser posicionado fora do colo do útero no fundo da vagina. No entanto, ainda assim, o dispositivo não interfere na relação.
Verdade. A alteração do fluxo menstrual é um dos efeitos mais comuns após a inserção do DIU. Quando a mulher utiliza o modelo de cobre, ocorre a chance do fluxo aumentar e a menstruação durar poucos dias. Já no DIU hormonal, sua carga de hormônio é liberada de modo gradativo, ação que ajuda a inibir a formação do endométrio e reduz o fluxo menstrual. Por isso, o tipo hormonal também promove melhora em quadros de endometriose.
Mito. Indica-se o dispositivo para mulheres de todas as idades, com filhos ou não. Conforme as diretrizes da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o DIU é uma opção contraceptiva segura e eficaz também para adolescentes e mulheres jovens.
Para que o método desempenhe seu papel, é fundamental que o dispositivo tenha a inserção correta, realizada por profissionais especializados. Por isso,o primeiro passo para colocar o DIU é consultar seu ginecologista. Após uma conversa, coleta do histórico de saúde e a realização de todos os exames necessários, o médico poderá indicar o dispositivo com segurança.
Assim, a mulher e o médico vão escolher o melhor tipo de DIU para o caso, visto que cada paciente tem suas particularidades. Com todas essas informações em mãos, é hora de selecionar onde colocar o dispositivo.
Para garantir segurança, conforto e atendimento de qualidade na hora da inserção do DIU em BH, escolha a Clínica CEU. Fazemos a inserção, o reposicionamento e a retirada de DIUs com acompanhamento ultrassonográfico, reduzindo o desconforto para a paciente e com a total segurança de que o dispositivo será implantado da forma correta.
Agora você já sabe quais os mitos e verdades sobre o período após a inserção do DIU. Portanto, caso esteja cogitando utilizar o dispositivo e ainda não decidiu onde realizar o procedimento, garanta qualidade e segurança com profissionais especializados na Clínica CEU.
Está pronta para inserir seu DIU? Então, veja como chegar na Clínica CEU Diagnósticos!