O que é pancreatite? Conheça seus sintomas e formas de diagnóstico

A pancreatite consiste em uma condição inflamatória do pâncreas, órgão envolvido na digestão de alimentos e regulação dos níveis de açúcar no organismo. Quando não tratada, a pancreatite pode provocar sérias complicações, levando o indivíduo à morte. Contudo, é possível identificá-la por meio de exames de imagem rápidos e não invasivos. Entenda mais sobre essa doença, seus sintomas, causas e formas de diagnóstico seguindo conosco a leitura!

O que é e quais os sintomas da pancreatite?

A pancreatite, inflamação do pâncreas, provoca o ataque do órgão por suas próprias enzimas, causando assim o desgaste dos seus tecidos. O pâncreas tem importante função no processo digestivo. Afinal, é responsável pela produção de substâncias que auxiliam no funcionamento do organismo, como a insulina, hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o pâncreas produz enzimas que facilitam a absorção dos alimentos. 

Pancreatite aguda  

A pancreatite aguda é uma inflamação súbita do órgão. Entre suas principais causas está a presença de pedras na vesícula biliar, que podem ser desenvolvidas por dieta rica em gordura e carboidratos. Essas pedras podem provocar obstrução nos ductos biliares, impedindo a passagem do suco pancreático. Assim, o pâncreas não consegue enviar as enzimas digestivas para o intestino. Com seu retorno, as enzimas provocam inflamação no pâncreas.

Pancreatite crônica 

Já a pancreatite crônica consiste em um processo inflamatório de longo prazo. Essa condição tem como característica ciclos repetidos de inflamação e desinflamação. Desse modo, ocorre a formação de tecido fibroso, provocando rigidez no pâncreas e danos crônicos à digestão e ao sistema digestivo.

Sintomas

O principal sintoma da pancreatite é a dor abdominal intensa. Em geral, essa manifestação é descrita como dor intensa e persistente que, apesar de localizar-se no abdômen, pode estender-se para as costas. Além disso, também estão presentes:

  • Dificuldade para se alimentar;
  • Inchaço abdominal;
  • Fezes amareladas;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Desnutrição;
  • Boca seca;
  • Diarreia;
  • Icterícia;
  • Vômito;
  • Enjoo;
  • Febre.

O que pode provocar a pancreatite?

Na pancreatite aguda, as principais causas são as formações de cálculos na vesícula biliar que, ao migrar, pode obstruir o ducto pancreático. Além disso, também pode ocorrer por maus hábitos de vida, como a ingestão excessiva de bebida alcoólica, tabagismo, consumo excessivo de alimentos gordurosos. Em algumas situações, o uso de alguns medicamentos em elevados níveis de triglicérides também podem estar relacionados à inflamação. Por sua vez, na pancreatite crônica, as principais causas são:

  • Bloqueio do ducto pancreático por pedra, trauma ou tumores;
  • Altos níveis de triglicérides;
  • Traumatismo abdominal;
  • Pancreatite hereditária;
  • Abuso de álcool;
  • Fibrose cística.

Quais as formas de diagnóstico?

Normalmente, o diagnóstico da pancreatite ocorre baseado na avaliação clínica, exames laboratoriais e exames de imagem. Na avaliação, o médico analisa os sintomas, o histórico familiar e estilo de vida do paciente. Os exames laboratoriais consistem na análise de níveis de amilase e lipase sérica, visto que os níveis dessas enzimas elevam-se poucas horas após o início dos sintomas.

Entre os exames de diagnóstico de imagem, realiza-se a tomografia computadorizada, ultrassonografia abdominal e ressonância magnética. No ultrassom, o médico identifica o aumento do pâncreas, edema ou coleções de líquidos peripancreáticos. Esse exame permite a mais precisa de um cálculo ductal, de cálculos na vesícula biliar e dilatação do ducto.

Já a tomografia é mais frequente em casos de primeira crise, formas graves ou quando há dúvidas em relação ao diagnóstico. O exame é mais preciso do que a ultrassonografia, auxiliando também na verificação de necrose ou coleções de líquidos peripancreáticos. Por sua vez, a ressonância, assim como a tomografia computadorizada, contribui para a confirmação do diagnóstico, identificação de necrose e doenças provocadas pela pancreatite.

Quando não tratada, a inflamação no pâncreas torna-se grave, com consequências sérias. Contudo, é possível diagnosticar a pancreatite com exames de imagem não invasivos, rápidos e indolores. Por isso, caso identifique sintomas como os citados acima, procure atendimento médico para investigar as causas. 

Continue acompanhando informações importantes como estas. Veja também as principais causas da osteoporose e como preveni-las!

Rate this post
O que é pancreatite? Conheça seus sintomas e formas de diagnóstico
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM