Ultrassom de Abdome Total: uma visão abrangente da saúde abdominal além dos órgãos principais

O ultrassom de abdome total é um exame simples e seguro. Afinal, não emite radiação nem oferece riscos à saúde do paciente. Por auxiliar no diagnóstico de alterações e patologias que acometem essa área, o ultrassom de abdome total é feito com certa frequência. No entanto, sua indicação vai além da investigação dos principais órgãos abdominais. Conheça o papel do ultrassom de abdome total, indicações e principais doenças diagnosticadas com seu auxílio.

O que é e para que serve o ultrassom de abdome total?

A ultrassonografia de abdome total é um exame de imagem seguro e não-invasivo. Esse teste permite ao médico visualizar alterações e patologias que acometem órgãos e estruturas abdominais.

Para o exame, é usado um aparelho de ultrassom, com ondas sonoras de alta frequência que geram imagens detalhadas da região do abdome. Por sua rapidez e segurança, o ultrassom de abdome total é amplamente usado em situações de emergência.

O exame avalia órgãos como rins, vesícula biliar, bexiga, fígado e pâncreas. Além disso, pode investigar veias e artérias abdominais. Por esse motivo, o médico pode solicitar o ultrassom de abdome total quando há suspeita de:

• acúmulo de líquido ou secreção na região do abdome;
  • alteração no tamanho e estruturas dos órgãos;
  • aneurisma da aorta abdominal;
  • divertículos na bexiga;
  • distensão abdominal;
  • pólipos na vesícula;
  • cálculo renal;
  • cálculo biliar;
  • pancreatite;
  • tumores;
  • cistos.

Quais doenças o exame pode diagnosticar?

Como vimos, os principais órgãos que o ultrassom de abdome total ajuda a avaliar são o fígado, bexiga, pâncreas, rins e baço. Entretanto, o exame pode ser feito pela técnica doppler, permitindo a avaliação da circulação de sangue nesses órgãos. Veja algumas das doenças que podem ser diagnosticadas com o ultrassom abdominal total.

Esteatose hepática

A esteatose é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado. De modo geral, tem como causa a obesidade, hipotireoidismo, diabetes, colesterol alto e outras condições de saúde. Quando não tratada, pode causar graves danos ao organismo.

Pancreatite

A pancreatite é uma inflamação no pâncreas, podendo ser classificada como aguda ou crônica. A pancreatite aguda surge de forma repentina, causando dores no abdome. Por sua vez, a pancreatite crônica é uma infecção recorrente, que causa lesões permanentes no órgão.

Cálculo renal

O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, é uma condição causada pela cristalização de compostos que criam pequenas pedras. Em alguns casos, as pedras saem naturalmente na urina. Em outros, é necessário que a retirada seja feita por cirurgia.

Aneurismas da aorta

O aneurisma da aorta é caracterizado pela dilatação ou protuberância nas paredes da aorta. Assim, a artéria pode encher-se de sangue e obstruir o fluxo. Essa ação aumenta a chance de rompimento, quadro que pode causar hemorragia interna.

Tumores

O ultrassom de abdome total também ajuda na visualização de órgãos e estruturas. Por isso, é importante no diagnóstico de alterações anatômicas, como tumores em alguns órgãos.

É necessário preparo para fazer o ultrassom abdominal total?

Sim. O ultrassom de abdome total exige cuidados especiais antes de ser realizado. Desse modo, é possível melhorar a visualização dos órgãos e tornar o resultado mais assertivo. Por isso, antes de fazer o exame, a clínica pode exigir que o paciente:

• evite o consumo de frituras, alimentos que possam produzir gazes, refrigerantes e bebidas alcoólicas na véspera;
  • faça jejum de, no mínimo 8 horas no dia do exame, tendo uma refeição leve como última refeição;
  • tome dimeticona, medicamento que reduz os gazes intestinais, 2 horas antes do exame;
  • retenha urina por 2 horas antes do exame;
  • não fume no dia do exame.

O ultrassom de abdome total é um exame simples, rápido e não-invasivo. Portanto, é feito sempre que o médico suspeitar de alterações e doenças nessa região. Seja devido relato de alguns sintomas ou mesmo para confirmar resultados de outros exames.

Gostou destas informações? Então, veja também tudo o que você precisa saber sobre o ultrassom com doppler colorido abdominal!

5/5 - (1 vote)