O ultrassom de abdome total é um exame simples e seguro. Afinal, não emite radiação nem oferece riscos à saúde do paciente. Por auxiliar no diagnóstico de alterações e patologias que acometem essa área, o ultrassom de abdome total é feito com certa frequência. No entanto, sua indicação vai além da investigação dos principais órgãos abdominais. Conheça o papel do ultrassom de abdome total, indicações e principais doenças diagnosticadas com seu auxílio.
A ultrassonografia de abdome total é um exame de imagem seguro e não-invasivo. Esse teste permite ao médico visualizar alterações e patologias que acometem órgãos e estruturas abdominais.
Para o exame, é usado um aparelho de ultrassom, com ondas sonoras de alta frequência que geram imagens detalhadas da região do abdome. Por sua rapidez e segurança, o ultrassom de abdome total é amplamente usado em situações de emergência.
O exame avalia órgãos como rins, vesícula biliar, bexiga, fígado e pâncreas. Além disso, pode investigar veias e artérias abdominais. Por esse motivo, o médico pode solicitar o ultrassom de abdome total quando há suspeita de:
Como vimos, os principais órgãos que o ultrassom de abdome total ajuda a avaliar são o fígado, bexiga, pâncreas, rins e baço. Entretanto, o exame pode ser feito pela técnica doppler, permitindo a avaliação da circulação de sangue nesses órgãos. Veja algumas das doenças que podem ser diagnosticadas com o ultrassom abdominal total.
A esteatose é uma doença caracterizada pelo acúmulo de gordura no fígado. De modo geral, tem como causa a obesidade, hipotireoidismo, diabetes, colesterol alto e outras condições de saúde. Quando não tratada, pode causar graves danos ao organismo.
A pancreatite é uma inflamação no pâncreas, podendo ser classificada como aguda ou crônica. A pancreatite aguda surge de forma repentina, causando dores no abdome. Por sua vez, a pancreatite crônica é uma infecção recorrente, que causa lesões permanentes no órgão.
O cálculo renal, conhecido popularmente como pedra no rim, é uma condição causada pela cristalização de compostos que criam pequenas pedras. Em alguns casos, as pedras saem naturalmente na urina. Em outros, é necessário que a retirada seja feita por cirurgia.
O aneurisma da aorta é caracterizado pela dilatação ou protuberância nas paredes da aorta. Assim, a artéria pode encher-se de sangue e obstruir o fluxo. Essa ação aumenta a chance de rompimento, quadro que pode causar hemorragia interna.
O ultrassom de abdome total também ajuda na visualização de órgãos e estruturas. Por isso, é importante no diagnóstico de alterações anatômicas, como tumores em alguns órgãos.
Sim. O ultrassom de abdome total exige cuidados especiais antes de ser realizado. Desse modo, é possível melhorar a visualização dos órgãos e tornar o resultado mais assertivo. Por isso, antes de fazer o exame, a clínica pode exigir que o paciente:
O ultrassom de abdome total é um exame simples, rápido e não-invasivo. Portanto, é feito sempre que o médico suspeitar de alterações e doenças nessa região. Seja devido relato de alguns sintomas ou mesmo para confirmar resultados de outros exames.
Gostou destas informações? Então, veja também tudo o que você precisa saber sobre o ultrassom com doppler colorido abdominal!