Resoluções de ano novo: 5 dicas para conquistar mais saúde

O final de cada ano se torna uma data de reflexões para muitas pessoas. Ou seja, este é o momento de reavaliar o que foi vivido e planejar como será o futuro, com as famosas resoluções de ano novo. Contudo, entre metas que devem ser estipuladas, não podem ficar de fora as que envolvem conquistas na saúde e bem-estar

Seja na saúde física ou mental, é importante criar diferentes hábitos para manter o equilíbrio. Assim, é possível proporcionar que o próximo ano seja repleto das realizações, mas não só de promessas que ficaram no papel.

A seguir, você vai conhecer 5 dicas de resoluções de ano novo que podem contribuir para melhorar sua saúde e aumentar a qualidade de vida. Acompanhe!

Resoluções de ano novo: 5 dicas para começar com mais saúde

Entre as principais alternativas que auxiliam a manter corpo e mente saudáveis estão as atividades físicas, boa alimentação e bons hábitos. No entanto, a dificuldade começa quando estas ações deixam de ser resoluções de ano novo no papel e começam a se tornar realidade. Fazer uma lista com prioridades e estabelecer prazos para cumpri-las em curto, médio e longo prazo pode ser uma boa chance de não desistir das metas no primeiro mês. 

Além disso, começar aos poucos e deixar que a resolução comece a fazer parte da rotina gradativamente é importante para não desistir logo no início.

Veja as principais resoluções de ano novo que podem contribuir para a melhora de sua saúde.

1. Faça um check-up

Realizar exames anualmente é a primeira resolução. Afinal, manter a saúde em dia com exames preventivos é fundamental para começar o ano com saúde e conhecendo possíveis doenças ou condições que merecem a devida atenção e tratamento. Por isso, não deixe de procurar atendimento médico para realizar os check-ups anuais. 

2. Melhore sua alimentação

Entre as resoluções de ano novo mais consideradas está aquela relacionada à alimentação. Seja para perda de peso ou controle de uma dieta saudável, introduzir um bom hábito alimentar é uma das melhores maneiras de iniciar o ano com saúde e bem-estar.

Comece realizando refeições com alimentos como verduras, frutas, legumes, cereais e carne branca para garantir uma mudança no seu organismo. Além disso, evitar alimentos industrializados, carne vermelha em excesso, açúcar e fritura é uma ótima dica. 

3. Pratique atividades físicas

Praticar atividades físicas é uma ação que gera inúmeros benefícios para a saúde. Manter o sedentarismo afastado é certificar-se de manter longe doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e mais.

Tornar as atividades físicas parte das resoluções de ano novo também contribui para a melhora do funcionamento do organismo, proporcionando mais energia, combatendo o estresse e melhorando a qualidade do sono.

4. Cuidar da saúde mental é uma das resoluções de ano novo

Cuidar da saúde mental é uma resolução que deve estar presente em todos os anos. Ainda que não seja reconhecido como doença, o esgotamento nervoso é o motivo que afastou mais de 72 mil pessoas do trabalho nos últimos anos. Consequentemente, gerando danos psicológicos com ansiedade e depressão.

Como um sinal de que as coisas não vão bem, os sintomas de que a saúde mental exige cuidados podem aparecer com excesso de estresse, mudanças de humor e dificuldades para concentração. Associado à Síndrome de Burnout, doença caracterizada por desencadear situações de estresse profissional, o esgotamento pode ser evitado com ações como terapia, meditação, sessões de relaxamento, atividades que geram prazer, e mais. 

5. Durma bem

Por fim, dormir bem também é uma das resoluções de ano novo para garantir saúde e qualidade de vida. Para que o organismo possa se recuperar das atividades diárias, repor suas energias e aumentar a produção de células, o momento do sono deve ter qualidade.

Uma dica importante para evitar noites de insônia e má qualidade de sono é manter o telefone afastado da cabeceira e evitar seu uso durante a noite, assim como programas de televisão e exercícios próximos da hora de dormir. Com uma rotina de sono adequada seu organismo terá grandes benefícios.

Você conferiu 5 resoluções de ano novo que poderão garantir mais saúde e bem-estar no ano novo. Faça um planejamento para desenvolver cada uma destas metas e comece o próximo ano em sua melhor forma, livre de doenças e com qualidade de vida!

Este conteúdo foi interessante? Então, compartilhe em suas redes sociais! Assim, seus amigos também poderão colocar em prática as resoluções para um ano saudável!

Rate this post
Resoluções de ano novo: 5 dicas para conquistar mais saúde
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM