Ultrassonografia dos rins e vias urinárias: quando é indicada e como é realizada?

O ultrassom de rins é um exame simples, não invasivo e sem radiação que permite a detecção de doenças renais e cálculos em vias urinárias. A ultrassonografia dos rins possibilita ao médico avaliar o tamanho e formato dos rins, diagnosticando a presença de cálculos, cistos, dilatações e outras alterações. A seguir, confira quando o ultrassom de rins é indicado e como o exame é realizado.

O que é a ultrassonografia dos rins e vias urinárias?

A ultrassonografia dos rins e vias biliares é um exame de imagem realizado para avaliar o aparelho urinário, como os rins, os ureteres, bexiga, uretra e, em homens, a próstata. O exame é solicitado pelo médico para investigar dores ao urinar, dores fortes no abdome e lombar, presença de sangue na urina, desejo frequente para urinar, e outros sinais e sintomas que podem estar relacionados a doenças ou alterações urinárias e renais.

Quando o exame é indicado?

O ultrassom dos rins permite diagnosticar condições como cálculos, tumores, malformações anatômicas e outros problemas que acometem rins e vias urinárias. Por esse motivo, o exame é indicado quando há suspeita de:

• infecções urinárias;
  • alterações na bexiga;
  • alterações no tamanho ou estrutura dos rins;
  • cálculos, cistos ou obstruções nos rins;
  • insuficiência renal;
  • órgãos reduzidos.

O exame é seguro e indolor. Não utiliza radiação e nem causa reações e efeitos colaterais ao paciente. Além disso, não possui contra-indicações, e seu resultado pode ser obtido de forma imediata.

Como a ultrassonografia de rins e vias urinárias é realizada?

O ultrassom de rins pode ser feito de duas maneiras: simples ou com doppler, técnica que permite avaliar o fluxo sanguíneo dos órgãos e a presença de jatos urinários no interior da bexiga. Além disso, a ultrassonografia dos rins com doppler possibilita ao médico diagnosticar condições como a hipertensão arterial secundária e estreitamento da artéria renal.

O exame é realizado com o paciente deitado sob uma maca, enquanto o médico desliza o transdutor na região abdominal. Dessa forma, o aparelho emite ondas sonoras para a captação de imagens que podem ser acompanhadas em tempo real.

A ultrassonografia dos rins exige que o paciente siga um preparo adequado para facilitar a visualização dos órgãos. Assim, é preciso ingerir entre 2 a 5 copos de água nas duas horas que antecedem o exame, retendo a urina. Em crianças menores de 7 anos, o preparo não exige a ingestão de grandes quantidades de líquidos.

Já na realização do ultrassom de rins com doppler, o preparo exige jejum absoluto, incluindo de água, nas 6 horas que antecedem o exame. Contudo, medicamentos de uso contínuo devem ser mantidos.

Além do jejum, é necessário a retenção que o paciente faça a retenção da urina 2 horas antes do procedimento. Também é indicado evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de cigarro na véspera do exame.

Onde realizar ultrassonografia dos rins e vias urinárias em BH?

Na Clínica CEU você conta com equipamentos modernos e equipe altamente qualificada para realizar a ultrassonografia dos rins e vias urinárias com qualidade e agilidade na entrega dos resultados.

A Clínica CEU possui mais de 30 anos de experiência em diagnósticos por imagem, oferecendo diferentes tipos de ultrassonografia em Belo Horizonte, além de outros exames complementares, a clínica também realiza:

A Clínica CEU está localizada na Av. Francisco Sales, 1656, no bairro Santa Efigênia. Para mais informações, acesse o nosso site ou ligue para o telefone (31) 3289-0500.

Nesta leitura abordamos as principais informações sobre a ultrassonografia dos rins e vias urinárias, exame essencial para diagnosticar alterações e doenças relacionadas ao sistema renal e urinário, como cálculos, infecções e insuficiências.

Se você está procurando um local com estrutura e equipe qualificada para realizar exames como a ultrassonografia de rins e vias urinárias, faça agora mesmo seu agendamento na Clínica CEU!