O ultrassom de rins é um exame simples, não invasivo e sem radiação que permite a detecção de doenças renais e cálculos em vias urinárias. A ultrassonografia dos rins possibilita ao médico avaliar o tamanho e formato dos rins, diagnosticando a presença de cálculos, cistos, dilatações e outras alterações. A seguir, confira quando o ultrassom de rins é indicado e como o exame é realizado.
A ultrassonografia dos rins e vias biliares é um exame de imagem realizado para avaliar o aparelho urinário, como os rins, os ureteres, bexiga, uretra e, em homens, a próstata. O exame é solicitado pelo médico para investigar dores ao urinar, dores fortes no abdome e lombar, presença de sangue na urina, desejo frequente para urinar, e outros sinais e sintomas que podem estar relacionados a doenças ou alterações urinárias e renais.
O ultrassom dos rins permite diagnosticar condições como cálculos, tumores, malformações anatômicas e outros problemas que acometem rins e vias urinárias. Por esse motivo, o exame é indicado quando há suspeita de:
O exame é seguro e indolor. Não utiliza radiação e nem causa reações e efeitos colaterais ao paciente. Além disso, não possui contra-indicações, e seu resultado pode ser obtido de forma imediata.
O ultrassom de rins pode ser feito de duas maneiras: simples ou com doppler, técnica que permite avaliar o fluxo sanguíneo dos órgãos e a presença de jatos urinários no interior da bexiga. Além disso, a ultrassonografia dos rins com doppler possibilita ao médico diagnosticar condições como a hipertensão arterial secundária e estreitamento da artéria renal.
O exame é realizado com o paciente deitado sob uma maca, enquanto o médico desliza o transdutor na região abdominal. Dessa forma, o aparelho emite ondas sonoras para a captação de imagens que podem ser acompanhadas em tempo real.
A ultrassonografia dos rins exige que o paciente siga um preparo adequado para facilitar a visualização dos órgãos. Assim, é preciso ingerir entre 2 a 5 copos de água nas duas horas que antecedem o exame, retendo a urina. Em crianças menores de 7 anos, o preparo não exige a ingestão de grandes quantidades de líquidos.
Já na realização do ultrassom de rins com doppler, o preparo exige jejum absoluto, incluindo de água, nas 6 horas que antecedem o exame. Contudo, medicamentos de uso contínuo devem ser mantidos.
Além do jejum, é necessário a retenção que o paciente faça a retenção da urina 2 horas antes do procedimento. Também é indicado evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e uso de cigarro na véspera do exame.
Na Clínica CEU você conta com equipamentos modernos e equipe altamente qualificada para realizar a ultrassonografia dos rins e vias urinárias com qualidade e agilidade na entrega dos resultados.
A Clínica CEU possui mais de 30 anos de experiência em diagnósticos por imagem, oferecendo diferentes tipos de ultrassonografia em Belo Horizonte, além de outros exames complementares, a clínica também realiza:
A Clínica CEU está localizada na Av. Francisco Sales, 1656, no bairro Santa Efigênia. Para mais informações, acesse o nosso site ou ligue para o telefone (31) 3289-0500.
Nesta leitura abordamos as principais informações sobre a ultrassonografia dos rins e vias urinárias, exame essencial para diagnosticar alterações e doenças relacionadas ao sistema renal e urinário, como cálculos, infecções e insuficiências.
Se você está procurando um local com estrutura e equipe qualificada para realizar exames como a ultrassonografia de rins e vias urinárias, faça agora mesmo seu agendamento na Clínica CEU!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9