Onde fazer elastografia em BH

Capaz de identificar e diferenciar nódulos benignos e malignos, a elastografia consegue examinar algumas partes do corpo, como mamas e tireoide, sendo mais utilizada para a avaliação do fígado.

O câncer de fígado é o terceiro tipo que mais mata no mundo. Segundo dados do estudo “Carcinoma Hepatocelular: Barreiras ao Acesso, Diagnóstico e Tratamento no Cenário Brasileiro Atual” por ano, 700 mil pessoas morrem por causa da doença.

O mais preocupante é o diagnóstico tardio do câncer de fígado. Ainda segundo a pesquisa, cerca de 62% dos pacientes são diagnosticados tardiamente, o que torna mais difícil realizar os tratamentos e obter chances de cura. 

Para diminuir essas estatísticas é importante adotar hábitos saudáveis, eliminar vícios como cigarro e álcool, adotar um estilo de vida equilibrado, por meio da prática de atividades físicas e a boa alimentação. A realização do check-up anual também pode preservar sua vida.

A Clínica CEU oferece diagnósticos em imagem como o a elastografia em BH. Confira as informações sobre o exame:

O que é a elastografia 

A elastografia é um exame baseado na ultrassonografia. Por meio dos ecos produzidos pelo aparelho dentro do organismo e exibidos em monitor por meio de imagens bidimensionais, consegue-se identificar formações sólidas ou semi-sólidas.

Tais formações são reveladas por um conjunto de cores, sendo a preta ou branca para ausência de formações e escalas de cinza a presença delas.

O grau de rigidez da má-formação é determinada pela velocidade transversal dá ultrassonografia e a profundidade dessa formação pelo tempo levado para o aparelho captar o eco no órgão. Após o exame, é produzido um mapa elastográfico dinâmico bidimensional.

Para quem é indicado do exame?

Primariamente para pacientes que fazem controle de doenças relacionadas ao fígado ou aqueles que tem histórico familiar.

A elastografia hepática pode identificar diversas condições, como:

  • Cirrose;
  • Asteatose;
  • Hepatite;
  • Hemocromatose;
  • Incidência de gordura no fígado;
  • Colangite esclerosante primária e 
  • Doença de Wilson.

Além disso, ele pode ser indicado para o controle e acompanhamento do tratamento de tais condições.

Como funciona a elastografia hepática

A elastografia hepática consegue mensurar a rigidez do tecido hepático e consequentemente o grau de fibrose do órgão. As fibroses, por sua vez, podem ser decorrentes de cirrose ou hepatite. 

O exame pode substituir uma biópsia, é rápido (leva de 5 a 15 minutos), simples, sem cortes e indolor. Geralmente não é necessário fazer preparos, como o jejum, mas cada caso deve ser conversado com o médico antes do procedimento.

Com o resultado do exame em mãos, o especialista irá traduzir às imagens, diagnosticar, ou não, possíveis condições e orientar o correto tratamento.

Outros tipos de elastografia

Além da elastografia hepática, há outras modalidades do exame.

  • Elastografia da tireoide

A tireoide é uma glândula essencial na regulação de diversos órgãos. Por outro lado, não é incomum que a tireoide desenvolva distúrbios. De fato, 90% dos nódulos que ela apresenta não são prejudiciais.

Mas é necessário identificar isso a fundo, com a elastografia da tireoide, que diferencia as formações malignas das benignas.

Onde fazer elastografia em BH

Ao procurar uma clínica para realizar a elastografia  hepática, Renal e da Tireoide, o paciente procura a melhor experiência, buscando referências de atendimento e diagnóstico.

Com uma equipe especializada, a Clínica CEU oferece diversos exames de imagem, como a elastografia em BH e está há mais de 30 anos no mercado, oferecendo qualidade nos diagnósticos e todo suporte ao paciente.

Nosso corpo clínico é formado por dezenas de profissionais capacitados e com experiência em atender a todo tipo de público. E, para quem vem de fora, chegar na Clínica CEU é muito fácil, aqui você pode ter acesso ao nosso passo a passo de como fazê-lo.

Entre em contato pelo telefone (31) 3289-0500 ou agende seu exame de forma rápida e online aqui. Nossos atendentes lhe orientarão a como agendar sua elastografia em BH.

5/5 - (1 vote)
Onde fazer elastografia em BH
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM