Ultrassonografia em BH: onde fazer

A ultrassonografia é um dos exames mais comuns nas clínicas de diagnóstico por imagem, que costumam liberar seus resultados imediatamente após a realização. Por ser um exame simples, rápido e que pode ser utilizado em diversas investigações, os médicos costumam pedir o ultrassom como um primeiro exame e a partir dele avaliar a necessidade de realizar exames complementares.

Conheça mais sobre os diferentes tipos de ultrassom neste post e confira onde fazer ultrassonografia em BH!

Tipos de Ultrassonografia

Os tipos de ultrassonografia se dividem de duas formas: pela região em que o exame é realizado e pela técnica utilizada. Na primeira, encontramos comumente as ultrassonografias abdominais superior e inferior, das vias urinárias, ginecológica e da tireoide. Já na segunda divisão, podemos citar o ultrassom com e sem contraste e aliado ao doppler.

Veja abaixo detalhes sobre os tipos de ultrassom mais solicitados pelos médicos:

Ultrassonografia obstétrica

ultrassonografia obstétrica é um dos exames mais importantes da gestação. Ele é realizado em diferentes etapas do desenvolvimento do feto, dando ao médico a idade gestacional, a morfologia e a formação de órgãos e estruturas e o acompanhamento do crescimento fetal.

Para este exame não é necessário nenhum tipo de preparo, apenas que a gestante leve consigo os exames anteriores para comparação. O resultado sai imediatamente após a realização do exame.

Ultrassonografia transvaginal

A ultrassonografia transvaginal, também chamada de endovaginal, é um exame ginecológico muito utilizado em check-ups de rotina e investigações de cistos, miomas e tumores. O exame é realizado por via endocavitária, ou seja, a sonda é introduzida no canal vaginal da paciente, para examinar útero e ovários.

Para este exame é indicado esvaziar bem a bexiga, para melhorar a visualização dos órgãos internamente. O resultado é imediato.

Outro ultrassom ginecológico comum é o ultrassom pélvico, realizado sobre a parte baixa do abdome. Para ele, é necessário estar com a bexiga bem cheia, pois facilita a identificação de massas e outras estruturas nos órgãos da região.

Por fim, é possível realizar a ultrassonografia no rastreamento de lesões de endometriose. O exame também é endocavitário, mas exige um preparo um pouco maior do que o transvaginal comum. A paciente deve fazer uso de laxantes por via oral e retal.

Ultrassonografia das vias urinárias

Esse tipo de ultrassom é indicado para avaliar os rins, ureteres e bexiga. Em geral, é solicitado por médicos investigando quadros de cálculo renal (pedras nos rins), infecção urinária, cistos renais e outras doenças relacionadas. A insuficiência renal também pode gerar algumas complicações que podem ser analisadas pela ultrassonografia das vias urinárias.

O exame pode ser associado ao Doppler, quando for necessário avaliar a artéria renal ou a redução dos órgãos. Em casos de biópsia renal e drenagem de abscessos, a ultrassonografia é utilizada para guiar os procedimentos.

Para ultrassom das vias urinárias sem doppler, o preparo é simples. Basta reter urina, tomando de 2 a 5 copos de água nas duas horas anteriores ao exame.

Já para exames com doppler, além não urinar nas 2 horas antes do exame também é necessário jejum absoluto de 6 horas, sendo proibido ingerir água no período. É indicado não fumar antes do exame.

Ultrassonografia abdominal

A ultrassonografia abdominal é um exame muito indicado, pois permite uma visualização bastante abrangente de órgãos como o pâncreas, a vesícula, o fígado, os rins e o baço.

Também são examinados os vasos sanguíneos e outras estruturas, como as alças intestinais. O ultrassom permite que o médico verifique as medidas dos órgãos e outras características importantes.

Por isso, é necessário que o paciente esteja em jejum absoluto de, no mínimo, 8 horas. É fundamental não fumar, ingerir medicamento anti-gases e evitar alimentos que produzam gases intestinais na noite anterior.

Ultrassonografia das articulações

ultrassonografia das articulações como dos ombros, joelhos, tornozelos e punhos é solicitado por ortopedistas ou outras especialidades que busquem avaliar o posicionamento e estado das articulações, dos tendões e da superfície dos ossos.

Trata-se de um exame bastante simples, sem necessidade de preparo especial. É indicado levar exames anteriores, se houver, para comparação das estruturas. O resultado é  entregue imediatamente.

Ultrassonografia da tireoide

A tireoide é a glândula que produz hormônios muito importantes para o funcionamento do nosso organismo. Em alguns casos, acontece uma redução ou uma aceleração nessa produção, provocando as doenças chamadas hipotireoidismo e hipertireoidismo. Assim, a ultrassonografia da tireoide permite avaliar esses casos e ajudar no diagnóstico dessas doenças.

Ainda, o exame pode identificar nódulos benignos e malignos, e auxiliar na análise das glândulas salivares e dos linfonodos. Em casos de biópsia na região da tireoide, o ultrassom é utilizado para guiar a agulha.

O resultado do ultrassom também é imediato e não há preparo necessário.

Ultrassonografia em BH

Agora que você já conhece os tipos mais comuns de ultrassom, é muito importante escolher com cuidado a clínica para realizar o seu exame. Especialmente porque, apesar de ser um exame simples, o ultrassom deve ser feito por profissionais qualificados, para não afetar os resultados do exame e interferir em um diagnóstico.

A Clínica CEU possui mais de 30 anos de experiência em diagnósticos por imagem. Oferecemos todos os tipos de ultrassonografia em BH citados nesse post, além de outros exames complementares. Nosso corpo clínico é formado por profissionais especialistas, que estão preparados e atualizados para oferecer o melhor tratamento aos pacientes.

Atendemos os principais convênios de saúde, além do atendimento particular. Estamos localizados na Avenida Francisco Sales, 1.656 – Funcionários – Belo Horizonte.

No dia do exame, não se esqueça de levar consigo um documento de identidade com foto, sua carteirinha do convênio e o pedido médico. Se tiver, leve também exames anteriores. Você deve tirar todas as suas dúvidas durante o exame com o profissional. É importante estar confortável durante o ultrassom, bem como relatar qualquer informação sobre o seu estado de saúde no momento do exame.

Solicite agora mesmo o agendamento da sua ultrassonografia em BH clicando aqui ou entre em contato com a nossa Central de Marcação: (31) 3289-0500.

2/5 - (1 vote)
Ultrassonografia em BH: onde fazer
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM