A chegada do verão exige alguns cuidados especiais, afinal, as altas temperaturas dessa estação afetam diretamente nosso organismo. Por esse motivo, assim como os idosos, é preciso ter alguns cuidados com as crianças para que elas possam aproveitar com saúde e bem-estar uma das melhores estações do ano.
De acordo com a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), na terceira idade, uma das maiores preocupações está relacionada à desidratação, processo que pode causar confusão, enjoo, fadiga e desmaios. Isso porque, durante o envelhecimento, o indivíduo diminui as quantidades de água no organismo, intensificando as chances do quadro acontecer.
Já em crianças, as queimaduras são os principais problemas. Além da conhecida vermelhidão e ardência, a pele sensível pode desenvolver facilmente bolhas e descamação, levando a criança também a apresentar desidratação. Para evitar essas e outras situações, desenvolvemos o post a seguir com os principais cuidados com as crianças e idosos no verão. Acompanhe!
É durante o verão que os pais devem ficar ainda mais atentos em relação à saúde das crianças. É nessa estação que muitas delas estão de férias e costumam passar o dia todo brincando normalmente ao ar livre e em ambientes com água. Portanto, como forma de evitar que situações problemáticas aconteçam, conheça alguns cuidados com crianças que devem ser tomados.
Durante as férias de verão, manter a rotina alimentar das crianças não é uma tarefa nada simples. Isso se torna um desafio ainda maior em viagens e feriados de final de ano. Contudo, para garantir que nada afete a saúde dos pequeninos durante esse período, uma alimentação mais leve e livre de açúcar e gordura em excesso é ideal.
Escolher alimentos frescos, recém-preparados e naturais garante o funcionamento do organismo e evita casos de intoxicação alimentar, indisposição e até mesmo indigestão nas crianças.
Além da alimentação, a hidratação é um dos principais cuidados com as crianças, visto que muitos acabam esquecendo de beber água durante o dia todo, entre uma brincadeira e outra. Como no verão esse cuidado é ainda mais importante devido a grande perda de líquidos pela transpiração, é fundamental estimular a criança para que faça a ingestão de grandes quantidades de água.
Uma dica é manter perto dela uma garrafinha de água. Assim, é mais fácil que a criança beba água entre um passeio e outro. Além disso, ofertar alimentos suculentos, que contenham grande concentração de líquidos, como melancia, melão e abacaxi, é uma boa forma de ajudar na hidratação.
Considerando que as queimaduras são os maiores problemas durante o verão, a exposição solar é outro principal cuidado com as crianças que pais e responsáveis devem ter. Nessa época em que os raios solares se tornam mais intensos, o uso do protetor solar é indispensável para as crianças. Além disso, o horário ideal para que elas possam estar ao ar livre é até às 10h da manhã e após às 16h da tarde.
Ainda que ela já saiba nadar, isso não é motivo para relaxar os cuidados com as crianças. Seja em uma piscina funda, rasa, ou mesmo uma caixa com água, nunca deve-se deixar a criança sozinha, sem a presença de um adulto por perto.
Na praia, essa dica vale tanto para o mar quanto para a areia. A entrada da criança na água deve ser feita somente junto de um adulto e estritamente até a cintura, local em que ainda é seguro. Também na areia, os pequenos devem ser observados a todo momento, evitando perdê-lo de vista. O mesmo vale para parques, shoppings e outros locais de grande fluxo de pessoas.
Assim como os cuidados com as crianças, as dicas para que os idosos tenham sua saúde e bem-estar preservados no verão estão relacionadas a proteção solar, alimentação e hidratação. Afinal, esses são os principais fatores que garantem o bom funcionamento do organismo, evitando problemas maiores. Confira a seguir, os cuidados que devem ser tomados em relação aos idosos no verão:
Você conheceu os principais cuidados com as crianças e idosos que devem ser colocados em prática durante o verão. Para garantir que sua família fique bem e possa aproveitar o período das férias com tranquilidade, não esqueça nenhuma delas!
Você gostou deste post? Então, conheça também os 7 exames de rotina que as crianças devem fazer!
Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9