4 dicas indispensáveis para cuidar da saúde em dias muitos quentes

Estação favorita de muitas pessoas, o verão é a época mais quente do ano. Além disso, é durante essa estação que acontecem as férias escolares e feriados de final de ano. Ou seja, proporcionando a possibilidade de alguns dias de descanso e diversão, não é mesmo?  No entanto, neste período, saber como cuidar da saúde é fundamental, afinal, ninguém quer ficar doente, principalmente nos dias de folga.

Com dias muito quentes e a presença de chuvas tropicais, a alta umidade do ar proporciona o desenvolvimento de microrganismo, bactérias e fungos que podem causar problemas à saúde, como intoxicação alimentar, otites, e outras. 

Além disso, a exposição prolongada a altas temperaturas contribuem para desidratação, queimaduras, inchaços e outras condições que podem causar graves consequências.

Para que tudo isso seja evitado, separamos 4 dicas indispensáveis sobre como cuidar da saúde nos dias quentes de verão, garantindo que este período seja tranquilo para você e sua família!

4 dicas sobre como cuidar da saúde em dias muito quentes

Seja durante as férias, feriados ou mesmo na rotina de trabalho, o verão exige alguns cuidados rigorosos com a saúde. Por isso, listamos abaixo 4 dicas de cuidados com a saúde que podem ser realizadas durante todo o ano, especialmente nos dias mais quentes. 

1. Alimente-se bem

Para saber como cuidar da saúde no verão, é fundamental entender que a alimentação deve ser melhorada. Isso deve ser feito em função da ação do organismo, que se torna um pouco mais lenta em dias mais quentes. 

Portanto, uma dieta rica em alimentos mais leves e naturais é ideal para que você possa sentir-se bem, evitando indisposição. Não pule refeições, e prefira sempre alimentos como frutas, verduras, e legumes, evitando condimentos e comida processada. 

A intoxicação alimentar é muito comum durante dos dias mais quentes, pela facilidade de proliferação de fungos e bactérias. Por isso, os alimentos devem ser consumidos na hora. Evite deixá-los muito tempo fora da geladeira, e lembre-se sempre de lavar bem as mãos antes e depois do preparo, e também das refeições.

2. Beba muita água

Com as altas temperaturas, o corpo acaba transpirando mais que o normal nos dias quentes. Esse fato torna a desidratação causada pelo suor excessivo uma realidade constante no período do verão. 

Com quedas de pressão, náuseas, desorientação e o possível surgimento de problemas renais, a desidratação deve ser evitada, por isso, as dicas de como cuidar da saúde também envolvem a ingestão de muita água.

Especialistas indicam que cada pessoa beba, no mínimo, 2 litros de água ao dia, mesmo que não sinta sede. Essa é a resposta do organismo para indicar a falta de água, por isso, ao beber água somente quando sentir sede, você já pode estar levemente desidratado. 

3. Mantenha o corpo em movimento

Os dias quentes também podem vir acompanhados de cansaço e indisposição. Isso acontece pelo rápido aumento da temperatura corporal durante o verão. Com a perda de líquidos facilitada por meio da transpiração, o organismo entende que aquele esforço é demasiado, resultando na sensação de fadiga.

Ainda assim, é muito importante manter-se ativo. Realizar atividades físicas durante o verão vai ajudar na recuperação das energias, condicionando o corpo a ter maior disposição também nesse período. Contudo, é fundamental escolher horários em que a temperatura esteja mais baixa, além de manter-se hidratado durante todo o exercício.

4. Não esqueça o protetor solar

Por fim, outra dica indispensável sobre como cuidar da saúde é evitar a exposição solar. Você ainda pode aproveitar os dias ensolarados, no entanto, deve ter cuidados especiais com os altos níveis de radiação a que irá se expor. A radiação emitida pelos raios solares, UVA e UVB, possuem cada uma suas particularidades, e é importante ter conhecimento sobre elas.

Ao atingir as camadas superficiais da pele (epiderme), os raios UVA são responsáveis pelo aspecto vermelho. Já os raios UVB penetram na derme, camada mais profunda da pele, sendo eles os causadores pelo aspecto bronzeado. 

Além de estarem associadas ao desenvolvimento do câncer de pele, os raios UVA e UVB podem causar o envelhecimento precoce quando não evitados. Por esse motivo, utilizar protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30 FPS é essencial para evitar problemas como esses.

Entretanto, o fator de proteção varia de pessoa para pessoa. Em peles com maior pigmentação, os fatores utilizados podem ser menores. Pois, a pele é naturalmente protegida pela melanina. Da mesma forma, indivíduos com a pele mais clara devem estar atentos a uma proteção maior, lembrando de reaplicar o protetor solar a cada 2 horas. 

É preciso lembrar que o uso do protetor solar não deve estar limitado a dias na praia ou piscina. Com a alta exposição solar que muitas vezes sofremos diariamente, esse produto deve fazer parte da rotina diária das pessoas, utilizando-o além das férias e feriados.

Agora que você conheceu 4 dicas indispensáveis sobre como cuidar da saúde nos dias mais quentes do ano, coloque-as em prática para garantir que seu verão seja tranquilo e sem maiores problemas que possam afetar sua qualidade de vida e bem-estar no restante do ano.

Gostou destas informações? Então, veja também 6 dicas para manter uma vida saudável!

4 dicas indispensáveis para cuidar da saúde em dias muitos quentes
Equipe da Clínica CEU

Responsável pelo conteúdo: Dr Rogério Augusto Pinto da Silva - CRM: 13323 - MG. Currículo Lattes. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728497Y9

LEIA TAMBÉM