Holter 24 horas: 6 dúvidas importantes respondidas sobre o exame

O exame holter 24 horas pode ser definido como um eletrocardiograma com maior tempo de duração. Com o objetivo de identificar comportamentos anormais do coração, o teste diagnóstica, quantifica e classifica diversos tipos de anomalias.

Desse modo, o médico pode identificar patologias e tratá-las precocemente, evitando seu agravamento e se posiciona uma ferramenta indispensável para os Cardiologistas. A seguir, conheça 6 dúvidas importantes sobre o exame de holter 24 horas que respondemos para você!

O que é o holter 24 horas?

O holter 24 horas é um exame que reproduz graficamente a atividade elétrica do coração em funcionamento. Diferente do eletrocardiograma, em que o paciente se mantém deitado em uma maca por alguns minutos, no holter o paciente leva o aparelho para sua casa, utilizando-o durante esse período.

Na maioria dos casos, o holter 24 horas é solicitado de forma complementar, avaliando o que outros exames não conseguiram, como o eletrocardiograma simples, por exemplo.

Similar ao Mapa, outro exame utilizado para identificar alterações cardiovasculares, o paciente também precisa ficar com o aparelho ligado ao corpo durante o período previsto para o monitoramento das atividades do coração e gravação das informações para avaliação médica. A diferença é que são ligados quatro eletrodos no tórax do paciente.

Como funciona o exame cardiológico?

O exame funciona da seguinte maneira: o paciente recebe eletrodos fixados na superfície do tórax para registrar a movimentação do coração, como frequência e velocidade dos batimentos.

Assim, estes eletrodos enviam as informações para o holter, um pequeno aparelho fixado ao braço ou cintura do paciente Tais informações são gravadas para que, posteriormente, o médico tenha acesso.

Durante seu uso, o paciente pode manter sua rotina normal do dia a dia. A única indicação é que sejam anotados quaisquer sintomas ou desconfortos que possa sentir durante esse período de exame.

6 dúvidas importantes respondidas sobre o holter 24 horas

Ainda que o holter seja um exame muito utilizado em consultórios cardiológicos, muitas pessoas ainda apresentam dúvidas sobre sua realização.

Por isso, separamos a seguir os principais questionamentos sobre o assunto. Acompanhe as respostas.

1. Por que devo fazer o holter 24 horas?

O holter 24 horas é um dos principais exames para auxiliar no diagnóstico, controle e tratamento de doenças cardíacas. Entre as maiores indicações para a realização do exame está a suspeita de arritmias cardíacas. A arritmia pode se desenvolver de forma silenciosa, detectada apenas com a realização desse exame.

2. Qual equipamento usado para o exame de holter 24 horas?

Para a realização do holter 24 horas é utilizado o próprio holter, um mini gravador digital de tamanho semelhante a um cartão ligado a alguns eletrodos. Nele, são gravados os dados cardíacos do paciente durante as 24 horas de exame para que, posteriormente, o médico tenha acesso, contribuindo para o diagnóstico adequado.

3. Que alterações podem ser detectadas no exame?

Com o período mais estendido, o holter  é capaz de detectar importantes alterações cardíacas que não podem ser identificadas em outros métodos, como o eletrocardiograma. Por isso, sua realização é tão importante na investigação do sistema cardiológico. Entre as alterações que podem ser detectadas pelo holter 24 horas, estão:

• Modulação do controle do sistema nervoso autônomo, também conhecido como “variabilidade RR”;
  • Sintomas paroxísticos, ou seja, que aparecem e desaparecem inesperadamente, sem ocorrência definida;
  • Variações do ritmo e da frequência cardíacas durante as 24 horas.

Além disso, a principal alteração que pode ser identificada pelo exame é a arritmia cardíaca, responsável pelas mortes súbitas no Brasil. A arritmia cardíaca tem como característica a desregulação do ritmo de batimentos cardíacos, fator que pode causar palpitações, cansaço, indisposição e falta de ar.

4. O exame de holter 24 horas dói?

O exame de holter é indolor e não provoca nenhum efeito colateral nem riscos ao paciente.

5. Existe contraindicação?

Não há contraindicações para a realização do holter 24 horas. Além disso, como vimos, o exame não gera nenhum efeito colateral no paciente durante ou após o exame.

6. Quando exames como o holter 24 horas são indicados?

Os exames cardiológicos, como o holter, são indicados para pessoas com histórico de doenças cardiovasculares na família, assim como pessoas que fazem parte de grupos de risco. Desse modo, ajudam a evitar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Quais exames podem complementar o holter?

Além do holter 24 horas, outros exames de rotina para o coração também podem ajudar o médico no diagnóstico e acompanhamento de diversas patologias e tratamentos. Entre eles, estão:

Na leitura de hoje você pôde esclarecer algumas dúvidas sobre o holter 24 horas, exame utilizado para avaliar alterações cardíacas, ajudando o médico a identificar precocemente problemas graves. Sabendo da importância deste exame, não deixe de realizar suas consultas e exames de rotina.

Mantenha sua saúde em dia. Agende hoje mesmo seu holter 24 horas na Clínica CEU!

4.7/5 - (76 votes)
Holter 24 horas: 6 dúvidas importantes respondidas sobre o exame