Implanon: conheça os mitos e verdades sobre o implante anticoncepcional

O desenvolvimento da pílula anticoncepcional na década de 1960 transformou a relação das mulheres com a gravidez não desejada. Mais de 60 anos após sua criação, a evolução nos métodos contraceptivos resultou em alternativas de extrema eficácia, como o implante anticoncepcional.

Também conhecido como Implanon, esse método de contracepção desperta a curiosidade de muitas mulheres que buscam alternativas para evitar a gestação. Por isso, desenvolvemos este post com informações sobre o implante anticoncepcional. Além disso, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre ele. Siga conosco nesta leitura!

O que é e para que serve o implante anticoncepcional?

O Implanon é o único implante anticoncepcional dessa categoria aprovado no Brasil. Amplamente estudado, é um método reversível, de alta eficácia e reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O dispositivo consiste em uma cápsula de 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro. Com ação prolongada, o Implanon é formado pelo hormônio derivado da progesterona chamado etonogestrel

A função desse hormônio é impedir a liberação do óvulo no ovário. Além disso, ele altera a secreção do muco no colo do útero para dificultar a entrada dos espermatozoides. O implante anticoncepcional é fácil de inserir e remover, e pode durar até 3 anos.

O implante é um método indicado para mulheres em idade reprodutiva que buscam uma alternativa simples e segura para evitar a gravidez. Para mulheres com restrição ao estrogênio, hormônio presente na maioria das pílulas anticoncepcionais, ou ao DIU (dispositivo intrauterino), o Implanon também é o melhor método indicado.

Além disso, pode ser eficaz para mulheres com endometriose ou que desejam diminuir as cólicas e o fluxo menstrual. Contudo, o implante anticoncepcional pode ser contra-indicado para algumas mulheres. São elas:

  • histórico de doença hepática grave;
  • suspeita ou sensibilidade ao esteroide sexual;
  • hipersensibilidade ao etonogestrel;
  • sangramento vaginal não diagnosticado.

Mitos e verdades sobre o implante anticoncepcional

Por ser um método não tão comum como os outros, o implante ainda desperta muitas dúvidas. Dessa forma, é comum que alguns mitos sejam levantados em relação ao Implanon. A seguir, esclarecemos essas informações para você.

O implante causa infertilidade

Mito. O Implanon não causa infertilidade na mulher. Assim que é removido, os hormônios do implante param de fazer efeitos, visto que não permanecem no organismo. Usar o implante anticoncepcional não afeta a fertilidade, além disso, estudos afirmam que mulheres que removeram esse dispositivo podem engravidar tão rápido quanto aquelas que param de usar métodos não-hormonais.

Não posso tirar o implanon antes do prazo de duração

Mito. Se for da vontade da mulher, o Implanon pode ser retirado antes do prazo de duração. Basta procurar uma clínica especializada com profissionais qualificados para a remoção seguro do dispositivo.

O implante anticoncepcional causa dores

Não. No momento da inserção é feita uma pequena anestesia local sob a pele da mulher, evitando dores durante o procedimento. A inserção do implante anticoncepcional dura, em média, de 4 a 5 minutos. 

Por ser pequena, o local da incisão não precisa de pontos, nem costuma deixar cicatrizes perceptíveis. Depois de inserido, a mulher pode sentir o implante sob a pele e, em alguns casos, causar hematomas e irritação nos primeiros dias.

O implante anticoncepcional protege contra ISTs

Mito. O implante não é capaz de proteger a mulher contra as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). O Implanon é eficaz apenas para evitar a gravidez. Afinal, proteção contra ISTs deve ser feita por meio de um método de barreira, como a camisinha.

Onde colocar o implante anticoncepcional em Belo Horizonte?

Em Belo Horizonte, você pode buscar uma clínica especializada para a inserção do implante anticoncepcional, como a Clínica CEU. Somos referência no diagnóstico por imagem, e nossa infraestrutura conta com equipamentos modernos e profissionais qualificados para exames e procedimentos como a inserção do Implanon. Atualmente, nossa unidade matriz está localizada na Av. Francisco Sales, nº1.656, no bairro Funcionários, localizado na Região Hospitalar de BH.

O implante anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais seguros, apresentando altas taxas de eficácia. Por isso, se você e seu ginecologista chegaram ao acordo de que esse é o melhor método para você, não perca tempo. Marque uma consulta na Clínica CEU para garantir segurança, comodidade e excelente atendimento durante esse procedimento.

Está pronta para inserir seu implante anticoncepcional? Então, solicite seu horário na Clínica CEU. Você pode fazer isso de forma rápida e on-line aqui!

3/5 - (2 votes)
Implanon: conheça os mitos e verdades sobre o implante anticoncepcional
Clínica Céu

LEIA TAMBÉM